SAIBA COMO A CRONOANÁLISE AUXILIA NO ESTUDO DE CAPACIDADE

Tempo de Leitura: 2 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

Para organizar e pensar a sua empresa, o gestor precisa conhecer seus processos e ter a maior quantidade de dados possível, é aí onde entra um estudo de capacidade produtiva. Mas, dentro dessa análise existem metodologias e processos que ajudam a ter uma visão mais clara de diferentes maneiras e, com a capacidade produtiva, a cronoanálise é uma das principais estratégias.

Cronoanálise é uma ferramenta feita para otimizar o sistema de produção empresarial, consequentemente diminuindo os custos, padronizando processos, eliminando gargalos e aumentando a competitividade da empresa. Esse método trabalha com a análise dos tempos de realização de cada atividade para que os gestores possam assim ter maior controle e verificar onde as ações podem ser melhoradas.

Essa metodologia está ligada ao conceito de lean manufacturing, onde é necessário ter o total conhecimento e controle dos processos para que eles sejam melhorados. A partir disso, a cronoanálise se encaixa ao oferecer dados precisos do tempo e movimentação dos processos, permitindo que decisões sejam tomadas com maior certeza e respaldo já que os responsáveis poderão se basear também nas informações adquiridas.

Naturalmente a cronoanálise ajuda a empresa a encontrar a sua capacidade produtiva já que ela exige que se encontre o tempo padrão de produção. Dessa forma a empresa consegue determinar os tempos gastos por funcionários e máquinas para realizarem diferentes operações, encontrando assim onde existem os problemas – e por que eles ocorrem, e onde tudo está funcionando corretamente.

A aplicação em si da cronoanálise passa por algumas etapas: mapeamento de processos, análise e cronometragem dos processos e os cálculos do tempo padrão, capacidade e produtividade. Após essas etapas a empresa pode definitivamente entrar na fase de pensar e implementar as melhorias que sejam necessárias, lembrando sempre que esse é um processo contínuo de planejamento e organização.

No entanto, para auxiliar a sua empresa em todas essas etapas de mapeamentos, cálculos e implementação de soluções uma consultoria como a EPR pode ser a chave para o sucesso. Saiba mais sobre as nossas soluções clicando aqui e entre em contato.

voltar ao topo

Saiba mais

Banner - case estudo de capacidade e padronização

ESTUDO DE CAPACIDADE E PADRONIZAÇÃO EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

ESTUDO DE CAPACIDADE – A EPR Consultoria foi contatada por uma indústria produtora de salgados e congelados que queria ter um maior domínio sobre sua capacidade. O objetivo era desenvolver um estudo de capacidade da produção, juntamente com a elaboração de mapas de processos, cartas de procedimento padrão (POP’s) além da identificação de pontos de melhorias. Assim, a EPR desenvolveu um estudo de capacidade e conseguiu entregar uma ferramenta em Microsoft Excel contendo os dados coletados na etapa de cronoanálise onde é possível realizar uma simulação de tempos para produção diária dos produtos, além de 5 Mapas de processo, 1 Estudo de Capacidade, 3 POP’s e 1 Caderno de Melhorias.

Leia mais »