MARKET SHARE: ENTENDA O QUE É E COMO CALCULAR

Tempo de Leitura: 7 minutos

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O que você vai aprender

Quando falamos de participação no mercado, posição competitiva, ou desenvolvimento estratégico, o Market Share é uma métrica fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa.

O mundo dos negócios está tornando-se cada vez mais competitivo. Por isso, entender e aplicar esse tipo de ferramenta, permite que as organizações avaliem a sua posição e identifiquem boas oportunidades de crescimento e tomada de decisões.

Veja nesse artigo porque o Market Share é crucial para o desenvolvimento das empresas. Acompanhe com a gente!

Afinal, o que é market share?

É uma medida bastante usada para avaliar a posição competitiva de uma organização em relação aos concorrentes em um determinado campo de atuação. Também traz informações valiosas sobre como uma empresa está se saindo em comparação com seus concorrentes diretos.

Uma alta participação de mercado, garante mais clientes e um maior domínio sobre outros competidores. Por outro lado, uma baixa participação de mercado pode indicar a necessidade de melhorar sua estratégia de negócios.

Nesse sentido, o Market Share também é usado para medir o desempenho ao longo do tempo. Ao comparar a participação de mercado atual com períodos anteriores, é possível determinar se uma empresa está ganhando ou perdendo participação.

A compreensão dessa medida afeta diretamente as decisões de investimento, as alocações de recursos e o planejamento a longo prazo. Permitindo que as empresas orientem seus esforços para áreas com maior potencial de crescimento e lucratividade.

Em resumo, ter esse cálculo elevado, indica que a empresa está superando a concorrência em termos de desempenho de vendas. Assim, conquistando uma parte significativa dos consumidores.

Por que o market share é importante?

Em primeiro lugar, o Market Share permite que as empresas avaliem sua posição competitiva e seu desempenho em relação aos concorrentes.

Com base nas informações sobre a participação de mercado, podemos identificar oportunidades de crescimento e segmentos de mercado para priorizar. Isso permite criar bens ou serviços direcionados, tomar medidas para atrair novos clientes e aumentar sua relevância.

Outro motivo da sua importância está relacionado à influência que uma empresa pode exercer sobre fornecedores, parceiros e a indústria como um todo. Esse fator é muito benéfico quando há inseguranças na economia.

Dessa forma, um negócio com uma participação significativa de mercado tem maior poder de negociação, o que pode resultar em melhores condições comerciais.

Além disso, é importante destacar que todas as organizações podem adotar esse método. Ele pode ser muito útil não só para as grandes empresas, mas para as pequenas e médias.

Logo, é um indicador que pode ser usado para desenvolvê-las e aumentar a percepção de mercado.

Componentes do market share para você conhecer

Traduzindo o termo, ele significa participação de mercado, ou seja, a ideia visa entender o quão significativa é sua empresa no segmento que atua. Para isso, é necessário compreender os 3 componentes que ajudam a formar este conceito. São eles: penetração no mercado, atividade do cliente e índice de vendas.

A penetração de mercado é um indicador fundamental para o sucesso de uma empresa no cenário competitivo. Refere-se à fatia de mercado que a empresa conquistou em relação ao mercado total disponível para seus produtos ou serviços.

Uma alta penetração de mercado indica que a marca ou produto é amplamente aceito pelos consumidores e tem uma vantagem competitiva sólida.

Quando falamos em atividade do cliente, a análise crítica é fundamental, para dessa forma, ver de que maneira eles agem na hora da compra. Assim, verificamos o possível aumento do ticket médio.

Para calcular a atividade do cliente, é preciso dividir o volume de produtos vendidos pela quantidade que poderia ser vendida e multiplicar o resultado por 100. Isso, para obter a porcentagem de Market Share.

Já o índice de vendas, é a verificação da média de compra dos clientes ativos no mercado.

Ou seja, é usado para medir o desempenho das vendas de um produto, serviço ou empresa em um determinado período de tempo. Geralmente é calculado comparando as vendas atuais com um período de referência anterior ou com as metas estabelecidas.

Tipos de market share

Conhecer os tipos de Market Share é de extrema importância para qualquer empresa ou empreendedor que deseje ser bem-sucedido em seu mercado. Isso permite que elas identifiquem suas forças e fraquezas em relação à concorrência, bem como entendam como seus produtos ou serviços são percebidos pelos consumidores.

Os principais são, de valor, e de volume.

Conhecer melhor os tipos, também é crucial para o desenvolvimento de estratégias de crescimento e expansão de negócios. Com base nos dados obtidos, as empresas podem tomar decisões fundamentadas sobre onde investir recursos, como melhorar produtos ou serviços existentes, além de como conquistar novos segmentos de mercado.

Market Share de valor refere-se à participação de uma empresa no mercado, medida em termos de receita ou valor gerado por suas vendas em relação ao total do mercado. Ou seja, ele foca no aspecto financeiro e econômico das operações.

Esse indicador é fundamental para entender o real impacto de uma empresa no cenário competitivo. Nem sempre a empresa com maior participação em volume é a que detém o maior Market Share de valor.

Já o de volume, é uma métrica que avalia a participação de uma empresa no mercado. Isso com base na quantidade de produtos ou serviços vendidos em relação ao total comercializado no setor em questão.

Ele possibilita a análise dos consumidores sobre suas marcas ou produtos preferidos e identifica aqueles que podem estar enfrentando dificuldades para serem aceitos no mercado

É importante ressaltar que os dois tipos podem se mesclar. Assim, tendo esses dados, a empresa pode analisar e comparar o seu Market Share em diferentes comparativos.

Como calcular o market share e verificar o resultado

Agora, vamos aprender a calcular esse indicador de extrema importância para a sua empresa. Existem algumas maneiras para fazer esse cálculo. São elas: público-alvo, faturamento e valor de mercado.

A fórmula clássica segue a seguinte fórmula:

Traduzindo, Vendas totais da empresa / vendas totais da indústria x100 (porcentagem).

Para público-alvo, cruzando os dados internos da base de clientes com estudos demográficos e estatísticas publicados por órgãos como o IBGE. Ao passo que, conseguimos analisar o valor resultante do Market Share. Para o de faturamento, usamos a seguinte fórmula:

  • Market Share = Receita da empresa / Receita total das empresas mais relevantes do setor

 

Seguindo a mesma lógica, podemos obter também o de valor de mercado:

  • Market Share = Valor de mercado da empresa / Valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor

 

Outra maneira, seria comparar o seu desempenho com líderes em determinado setor. Para isso, usamos o Market Share relativo:

  • Market Share Relativo = (Vendas da Empresa / Total de Vendas do Mercado) x 100

 

Onde, “Vendas da Empresa” representa o valor das vendas da empresa específica durante um período determinado; “Total de Vendas do Mercado” é o valor total das vendas de todos os competidores atuantes no mesmo mercado; Multiplicamos por 100 para obter o resultado em formato de porcentagem.

É importante observar que, para obter uma análise mais precisa, é recomendável usar dados referentes ao mesmo período para todas as empresas envolvidas no cálculo. Ele pode ser calculado para diferentes períodos de tempo (mensal, trimestral, anual, etc) para acompanhar a evolução da sua empresa no mercado ao longo do tempo.

Exemplo prático de market share para sua empresa

Vamos utilizar o exemplo da Apple. A marca usa a China como parâmetro para medir o seu Market Share, por ser um país muito populoso.

Ao analisar sua participação de mercado na China em 2015, a Apple percebeu uma queda de 31,74%. Assim, essa foi a consequência de não ter lançado novos produtos naquele período na China.

A partir dessas informações, as empresas podem ajustar suas estratégias para ganhar vantagem competitiva e expandir sua presença no mercado. Dessa maneira, comparando com a Apple, podemos perceber qual solução deve ser aplicada para ganhar mais participação e mais clientela.

5 dicas para aumentar a participação de mercado da sua empresa

A presença de mercado é um fator de extrema importância para qualquer empresa que busca alcançar o sucesso e se consolidar em seu setor de atuação. Essa presença refere-se à visibilidade, reconhecimento e alcance que uma marca ou empresa possui junto ao seu público-alvo e no mercado como um todo.

Além disso, a presença de mercado é um fator-chave para a diferenciação frente à concorrência. Já que uma marca conhecida e reconhecida tem mais chances de se destacar em meio a um mar de opções.

Confira algumas dicas para aumentar a participação de mercado da sua empresa:

1. Crie campanhas de marketing

As estratégias de marketing digital podem ser uma ferramenta fantástica para atrair novos consumidores e melhorar o conhecimento da marca entre eles. Já é possível ver um retorno interessante mesmo com pouco investimento. Ainda mais se for devidamente aplicado nos principais focos da empresa.

2. Foque em Inovação

Outra maneira de aumentar seu market share é introduzir novos produtos ou recursos e aumentar as opções de seu e-commerce. Importante ressaltar que nem sempre é necessário inserir um produto ou serviço completamente novo. Muitas marcas utilizam a sazonalidade e os eventos ao seu favor.

3. Relacionamento com o cliente

Quando as empresas priorizam o atendimento e a satisfação dos clientes, várias vantagens são conquistadas. Em primeiro lugar, um relacionamento sólido com o cliente aumenta a lealdade e a retenção. Uma vez que clientes satisfeitos tendem a voltar e a recomendar a empresa para outras pessoas.

Além disso, clientes satisfeitos são mais propensos a adquirir produtos ou serviços adicionais, contribuindo para o aumento do ticket médio e do faturamento.

4. Busque novos públicos

Buscar novos públicos é uma estratégia fundamental para o crescimento e sucesso contínuo de uma empresa. A diversidade do público-alvo permite à empresa expandir sua base de clientes e reduzir a dependência de um único segmento. Dessa forma, tornando o negócio mais resiliente diante de flutuações econômicas ou mudanças nas preferências do consumidor.

5. Aprenda também com seus concorrentes

Observar e analisar o que os concorrentes estão fazendo oferece insights valiosos sobre as melhores práticas do mercado. Assim como, as tendências do setor e as estratégias eficazes para alcançar o público-alvo.

No entanto, é importante ressaltar que aprender com os concorrentes não significa simplesmente copiar suas estratégias. E sim entender como elas funcionam e aplicar o conhecimento adquirido de maneira autêntica e adaptada à própria identidade e objetivos da empresa.

Conclusão

Em síntese, o Market Share desempenha um papel importante na estratégia e no sucesso de uma empresa. Ao conhecer e acompanhar sua participação no mercado, uma empresa pode avaliar sua posição competitiva.

Do mesmo modo, entender as preferências dos consumidores, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões fundamentadas.

Com o Market Share, é possível compreender o mercado no qual a empresa está inserida e, assim, criar planos de ação focados para aumentar sua competitividade!

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