PLanejamento estratégico para empresa de confecção de roupa

GESTÃO ESTRATÉGICA
RESUMO

Desafio

  • Desenvolver o direcionamento da empresa

 

  • Criação de uma identidade organizacional

 

  • Desenvolver o desdobramento estratégico

Solução

  • Construção de uma Matriz SWOT para identificar as características da empresa

 

  • Definir objetivos concretos para orientar as metas da empresa

 

  • Elaborar planos de ação para estabelecer o que precisa ser feito para alcançar os objetivos definidos

Resultado

  • Entrega de uma análise de mercado de atuação

 

  • Consolidação firme da empresa com o mercado

 

  • Entrega de uma ferramenta automatizada para auxiliar nos processos da empresa
 

Desafio

Uma empresa de pequeno porte focada em produtos infantis decidiu reformular o seu planejamento estratégico com o objetivo de melhorar o andamento da sua gestão e, dessa forma, estabelecer melhor a sua empresa no mercado.

Para isso contratou a EPR Consultoria, buscando desenvolver norteadores para guiar as ações da empresa. Dessa forma, foi necessário definir os pontos mais fortes e mais fracos da empresa para, assim, servir de base na elaboração da Missão, da Visão e dos Valores.

Além disso, a empresa procurava obter insumos sobre a atual situação do mercado. Isso incluía conhecer as principais tendências que o setor estava seguindo para, então, escolher um caminho mais assertivo.

Ferramenta de Planejamento Estratégico

Solução

Para a resolução do objetivo da empresa, a EPR consultoria desenvolveu novas propostas de Missão e de Visão da empresa, essas baseadas em valores mais alinhados com a empresa.

 Além disso, a equipe construiu uma matriz SWOT para identificar as fraquezas, as ameaças, as oportunidades e as forças da empresa, assim como para o alinhamento da cultura organizacional. Ao detectar isso, foi possível estabelecer OKRs (Objectives and Key Results) mais concretos, baseados em planos de ação para melhorar as fraquezas identificadas.

Além disso, a equipe realizou uma análise de mercado para analisar quais eram as principais tendências do setor em questão. Sendo assim, foi possível saber exatamente no que a empresa deveria focar para o seu futuro, e como deveria estabelecer a sua marca frente aos consumidores.

Resultado

0
planos de ação montados envolvendo mais de 18 diretrizes
0
indicadores desenvolvidos

O projeto resultou em vários benefícios de longo prazo para a empresa. É possível notar isso através da melhor consolidação dos valores da empresa, assim como uma missão e visão mais alinhadas com a cultura do negócio.

Com os estudos realizados, também foi possível oferecer à empresa uma análise completa do mercado do setor. Assim, o negócio sabe exatamente em qual direção deve focar, e quais as tendências que seus concorrentes estão seguindo.

Por fim, a EPR Consultoria entregou uma forma mais sistematizada para a empresa medir o seu desempenho. Através da ferramenta construída em VBA, foi possível monitorar, de uma maneira bem mais simples, todas as informações entregues, assim como os planos de ação a serem seguidos.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!