As soft skills são competências que estão cada vez mais em alta nos ambientes corporativos. As empresas estão percebendo que o conhecimento técnico não é o único critério para identificar um profissional qualificado.
Por isso, investem em pessoas que possuam soft skills, ou seja, habilidades comportamentais desenvolvidas na prática pelo ser humano. Com elas, é possível aumentar a produtividade, tornar o ambiente muito mais eficiente e dinâmico e atingir metas e resultados além do esperado.
Sendo assim, as organizações buscam indivíduos que saibam lidar com desafios, se comunicar assertivamente e trabalhar bem em equipe. Aqui, lembramos que essas competências não podem ser aprendidas em livros ou cursos, e sim a partir das vivências e busca pelo desenvolvimento pessoal.
Dessa forma, neste texto você vai ver o que significa o termo soft skills e suas diferenças para as hard skills,. Além de, é claro, conferir trazer exemplos fáceis e práticos dessas competências. “Mas porque elas são importantes no ambiente de trabalho? E como é possível desenvolvê-las em uma empresa?” – com a leitura do texto você vai entender as respostas para essas questões!
O termo soft skills origina-se do inglês – soft remete a algo leve, suave, fácil; e skill significa habilidade ou competência. No português, podemos definir as soft skills como sendo competências sociocomportamentais que compreendem a forma como lidamos com determinadas situações ou circunstâncias.
As soft skills são aptidões pessoais, diretamente ligadas às características de cada pessoa, e desenvolvê-las, ao contrário do que diz a sua tradução literal, não é uma tarefa fácil, e sim um desenvolvimento diário e constante.
Nesse sentido, as soft skills vêm sendo cada vez mais fundamentais na interação com o ambiente de trabalho, no desenvolvimento de processos e na forma de se comunicar. Elas podem ter uso por qualquer pessoa e em qualquer ramo de trabalho, e possuem relação direta com o autoconhecimento. Isso pois é conhecendo a si que saberemos nos guiar nas relações interpessoais.
Portanto, as soft skills influenciam diretamente na maneira como nos relacionamos com os outros e, consequentemente, são responsáveis por tornar o ambiente de trabalho mais leve, organizado e eficiente.
Com a prática diária, buscando desenvolver cada vez mais essas competências, é possível atingir um grande crescimento pessoal, profissional e até mesmo acadêmico. As soft skills se relacionam com o autoconhecimento e, conhecendo mais sobre nós mesmos, conseguimos obter melhores resultados em todos os âmbitos.
Durante muito tempo, as empresas analisavam os profissionais disponíveis no mercado pelas chamadas hard skills. Elas são habilidades que se mostram através de um currículo e da apresentação de diplomas ou certificados, por exemplo. Portanto, as hard skills são conhecimentos técnicos que os indivíduos aprendem ao longo da sua formação.
De maneira simples, podemos diferenciar as hard skills das soft skills relacionando-as com a forma do seu desenvolvimento. Aprendemos as hard skills por meio de livros, cursos, treinamentos, graduações, e podem ter comprovação por meio de certificados ou diplomas.
Já as soft skills são competências subjetivas, desenvolvidas constantemente por meio das relações interpessoais. Desse modo, em um primeiro momento, podem não ter fácil comprovação. Contudo, podem ser sentidas no relacionamento com outras pessoas e na maneira com a qual o indivíduo lida com as situações diárias e adversas. Isso traz bons frutos para o clima organizacional das empresas.
Destacamos que ambas são competências pessoais de extrema importância para quem busca se desenvolver e se destacar na carreira. No entanto, as hard skills são competências técnicas e objetivas, saberes específicos e necessários para a realização do trabalho.
Uma vez adquiridos, são mais fáceis de mensurar e aplicar em determinadas atividades, enquanto que as soft skills são habilidades mais ligadas ao senso de time, à comunicação e adaptabilidade. Por isso, desenvolvem-se pela convivência com outras pessoas, na prática.
Em janeiro de 2020, o LinkedIn lançou uma pesquisa denominada “Global Talents”, que contou com a participação de 5 mil profissionais de 35 países ao redor do mundo. Destes profissionais, 90% acreditam que as soft skills são importantes para o futuro das empresas.
Com o constante desenvolvimento das companhias, estão surgindo cada vez mais profissões que requerem competências essencialmente humanas. Portanto, profissionais que possuem soft skills bem desenvolvidas conseguem se destacar e sair na frente.
Algumas empresas já utilizam ferramentas de avaliação de soft skills em seus processos seletivos. Isso pois estão entendendo que somente hard skills, ou seja, habilidades técnicas, não são suficientes para suprir as demandas e desafios do ambiente corporativo. Assim, principalmente empresas que se preocupam com inovação e criatividade estão na busca profissionais que tenham soft skills bem desenvolvidas.
Dessa forma, as corporações estão valorizando cada vez mais as soft skills, seja para analisar se candidatos se enquadram na cultura da empresa, seja para promover funcionários ou ajudá-los no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Essa valorização traz inúmeros benefícios para as companhias, visto que possuir colaboradores flexíveis, capazes de lidar com suas emoções e que saibam pensar e trabalhar em equipe faz com que seja possível atingir os resultados desejados da melhor forma.
As soft skills que estão mais em alta no mercado de trabalho são: Inteligência emocional, Comunicação, Liderança, Pensamento Crítico, Colaboração, Criatividade, entre outras.
A Inteligência emocional, por exemplo, é uma competência diretamente ligada à entrega de resultados. Quem possui esta soft skill consegue naturalmente entender, controlar e expressar suas emoções, e da mesma forma entender e compreender as emoções das pessoas ao seu redor. Dessa maneira, compreendendo facilmente qual ação deve acontecer nas diferentes situações em que está colocada.
Outra soft skill extremamente importante e valorizada é a Comunicação. Saber se comunicar de forma clara e assertiva com sua equipe é muito importante para alinhar expectativas, compreender melhor as demandas do trabalho e demonstrar interesse em se desenvolver dentro do ambiente corporativo.
Ademais, o desenvolvimento constante do Pensamento Crítico também vem sendo cada vez mais fundamental, pois em diversas ocasiões as decisões e ideias devem partir do próprio colaborador. Portanto, o raciocínio lógico e a resolução de problemas devem ter treinamento constante para que a tomada de decisão possa partir de diferentes cargos e setores.
Saber gerir e liderar pessoas, através da Liderança, é também uma soft skill que tem muito a agregar nas organizações. Afinal, ter um líder que motiva e orienta para o atingimento dos resultados é uma peça chave para o alcance das metas.
Atrelado a isso, se torna cada vez mais necessário que os profissionais sejam criativos para pensar em soluções e ideias para os problemas complexos que as companhias têm. E isso pode se alcançar através de uma boa Criatividade, outra soft skill extremamente requisitada.
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Existem muitas formas de estimular e desenvolver as soft skills nas empresas, que, se colocadas em prática, podem ser revertidas em grandes resultados de sucesso e crescimento para a empresa e para os profissionais. A seguir apresentamos alguns métodos para praticar e incentivar o desenvolvimento dessas competências: