COMO MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL? VEJA EXEMPLOS DE PERGUNTAS A FAZER

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O que você vai aprender

Como melhorar o clima organizacional? Veja exemplos de perguntas a fazer

 

Clima organizacional é a situação em que o ambiente de trabalho se encontra em uma forma mais subjetiva e psicológica. Ou seja, como os gestores e colaboradores podem
compreender as necessidades da empresa, e então, supri-las.

Há algumas décadas que a administração de empresas dá atenção a este tema, buscando entender como a qualidade do ambiente de trabalho afeta de forma significativa o desempenho dos trabalhadores. 

Para um bom ambiente empresarial, é necessária uma constante análise de como as coisas estão se saindo entre seus colaboradores. Para isso, torna-se útil a realização de uma pesquisa de clima organizacional. No entanto, é importante entender previamente alguns conceitos, para que seja possível colocar em prática e melhorar a relação empresa-funcionário – é sobre isso que falaremos ao longo deste artigo.

 

O que é clima organizacional de uma empresa?

O clima organizacional é um indicador de satisfação dos colaboradores e membros gerais de uma empresa. Sendo relacionados a diferentes aspectos que compõem a sua cultura organizacional, principalmente, as que afetam diretamente o crescimento da empresa

No dia a dia os gestores têm o desafio de manter um bom clima organizacional de modo a garantir o rendimento, o relacionamento interpessoal e até mesmo a saúde dos colaboradores. Contudo, esta não é uma tarefa simples para o setor de Recursos Humanos, uma vez que são muitos os aspectos que impactam na manutenção do clima organizacional.

Além disso, os funcionários tendem a dedicar um tempo significativo da sua vida para o trabalho. Sendo assim, caso o ambiente não proporcione uma boa convivência, o profissional tende a ficar desmotivado para exercer suas funções.

Apesar da linguagem um tanto complicada sobre as definições de clima organizacional, alguns pontos importantes devem ficar claros:

 

  • O clima organizacional é algo notável, portanto, é subjetivo.
  • Há expectativa dos funcionários sobre o que a empresa tem a oferecer para os mesmos.
  • Tem seu nível de importância influenciando na atuação e no desempenho dos funcionários.
  • É um conceito bem complexo, composto por inúmeros fatores que interagem entre si, moldando o ambiente da empresa.

 

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Um ato muito comum das pessoas que não conhecem essa ferramenta é a confusão entre cultura e clima organizacional. Dessa forma, podemos perceber que elas possuem semelhanças, mas, ao se estudar um pouco sobre cada um, percebe-se que uma complementa a outra.

A cultura organizacional é um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio. É válido lembrar que a cultura é moldada pela história e pelos costumes que aprendemos ao longo da convivência social com determinado grupo. 

Portanto, dentro de uma empresa a lógica será a mesma, onde a cultura da empresa funcionará como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários.

Por sua vez, é possível definir o clima organizacional como parte da própria cultura organizacional, considerando que seu conceito não seja tão robusto. Entretanto, uma outra forma de olhar o clima é como um indicador imediato de como está a cultura da empresa.

Não há dúvidas de que o ambiente de trabalho favorece a produtividade dos profissionais e o alcance de melhores resultados e, por isso, esse assunto tem sido uma pauta cada vez mais frequente no mercado de trabalho.

 

Qual a importância do clima organizacional?

Frequentemente,  muitos empresários e gestores ignoraram a importância de um bom clima organizacional para o crescimento do negócio. Porém, o clima organizacional é fundamental para garantir uma boa performance. Afinal, a concorrência está em constante crescimento e é necessário conquistar o funcionário para ter o empenho dele no desenvolvimento de suas tarefas.

A importância do clima organizacional é que ao investir positivamente nele, a empresa lucra em diversos pontos, como produção e engajamento, reduzindo o retrabalho e possíveis conflitos internos. A satisfação com o trabalho e a assimilação positiva proporcionam mais qualidade na execução das tarefas e favorecem a dedicação por parte dos colaboradores.

Com isso, o investimento em especializações para os gestores em soft skills pode alavancar a produção e o engajamento dos funcionários, unificando o trabalho das equipes e melhorando os resultados das entregas.

 

Clima Organizacional

 

 

Quais os benefícios da pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é a maneira utilizada para descobrir o grau de satisfação dos colaboradores com o ambiente corporativo. Assim, realizando a coleta de diversos dados, trazendo informações pertinentes sobre como está a percepção dos colaboradores em relação aos fatores que podem afetar o seu desenvolvimento.

Essa pesquisa pode ser feita de forma física ou virtual, por meio de um formulário com perguntas relacionadas que abordam temas desde a satisfação em relação à remuneração até o volume de trabalho e distribuição de demandas.

Com a aplicação da pesquisa, os colaboradores se sentem ouvidos e importantes para a tomada de decisões, o que irá estimular a sua participação e o seu comprometimento. Nesse sentido, as respostas coletadas irão fornecer dados que servirão como base para traçar um plano de ação eficiente, caso necessário.

 

O que é clima organizacional de uma empresa?

Após entendermos a necessidade do clima organizacional em uma empresa, devemos entender quais são os seus tipos, para entendermos os seus parâmetros.

 

Clima organizacional bom

Podemos caracterizar um bom clima organizacional quando são apresentados processos bem estruturados, que estimulem a criatividade e a busca por inovação dos funcionários, onde eles possam se sentir em sinergia com a equipe. Em contrapartida, podendo gerar um alto comprometimento com as ações da empresa.

 

Clima organizacional médio

O clima organizacional mediano apresenta alguns pontos positivos, porém possuem falhas que precisam ter atenção para promover estratégias positivas. Uma característica aparente é a baixa satisfação dos colaboradores e a conclusão das atividades depende de uma cobrança de resultados.

 

Clima organizacional ruim

A empresa possui um ambiente nocivo e não exercita valores como o diálogo aberto e a transparência. Esse tipo de clima pode prejudicar a organização como na perda de talentos, turnover, baixa motivação dos colaboradores e na diminuição na produtividade.

A partir dessa classificação, fica evidente a importância de um planejamento estratégico por parte da gestão para que possam diagnosticar a percepção do colaborador e avaliar o ambiente interno, a fim de aumentar o desenvolvimento da empresa.

 

Quais são os indicadores de clima organizacional?

Há inúmeros indicadores para se ter uma base de como anda o clima organizacional da empresa. Abaixo, listamos 4 dos mais comuns e importantes de se atentar, explicando um pouco de cada um deles:

 

Incentivo ao crescimento

Mostrar à equipe que há incentivo para crescimento dentro da empresa, de forma estruturada e clara, ajuda no planejamento de cada colaborador. Esse incentivo afeta diretamente os interesses pessoais e corporativos, deixando assim, ambos alinhados. Mostrar o contrário, só gera desinteresse devido à falta de perspectiva.

 

Absenteísmo

Um indicador fácil de ser identificado no departamento é o absenteísmo, que indica o índice de faltas e atrasos frequentes de um funcionário, de modo justificado ou não. Um bom jeito de perceber que o clima organizacional não está sendo tratado com a devida atenção, é quando as taxas de absenteísmo estão acima do esperado e tolerado. Ou seja, o clima não está colaborando de forma a estimular o engajamento no trabalho.

 

Produtividade

A produção sempre é afetada quando ocorre algo de errado internamente, válido também para situações subjetivas que causam problemas em como a equipe trabalha. Esse indicador está diretamente relacionado a como está o bem-estar dos colaboradores e como estão os resultados apresentados pelos mesmos. Pessoas satisfeitas e engajadas com os propósitos da empresa conseguem obter melhores resultados.

 

Turnover

Esse indicador representa a quantidade de profissionais que foram contratados e desligados em um determinado período. Pode ser relacionado a diversos fatores, como um processo de recrutamento ruim, gestores mal preparados e salário abaixo da média. Para contornar isso, as entrevistas de desligamento devem ser eficientes, para auxiliar a mapear os motivos e aprimorar as futuras contratações.

 

5 ideias de perguntas para a pesquisa de clima organizacional

  • A empresa é considerada um bom lugar para trabalhar?
    Iniciar a pesquisa com uma pergunta desse tipo abre caminho para que o entrevistado se sinta à vontade para responder às próximas, além de obter uma ideia geral e prévia da visão do colaborador sobre a empresa.

 

  • Há uma atribuição justa de tarefas por parte do gerente? Os funcionários estão satisfeitos com a mesma?
    Fazer uma divisão igualitária de tarefas e funções é um dos pontos mais importantes para se analisar, pois sobrecarregar alguém afeta diretamente a motivação dos colaboradores.

 

  • A vida pessoal e profissional andam em equilíbrio, respeitando seus respectivos espaços?
    Saber respeitar o espaço dos funcionários é indispensável, falar de trabalho apenas nos devidos horários é a forma mais correta e simples de manter esse equilíbrio.

 

  • A comunicação interna é clara e todos recebem as informações mais importantes?
    Ter uma boa comunicação é essencial, pois agiliza o funcionamento interno, economizando tempo de retrabalho por falta de clareza e compreensão.

 

  • Como é o relacionamento dentro da empresa?
    É imprescindível a boa relação interna dos funcionários. Esse ponto afeta todos os outros aqui citados, pois um clima ruim dentro da empresa atinge diretamente o bem estar de seus colaboradores.

 

4 atitudes que geram um clima organizacional ruim

Um clima organizacional ruim pode gerar turnover e atrapalhar a produtividade da empresa. Visto isso, a seguir iremos apresentar algumas ações que não favorecem o clima do ambiente de trabalho.

 

Gestão despreparada

Um dos fatores que mais debilitam o clima organizacional da empresa é o despreparo dos gestores. A missão de gerenciar uma organização é desafiadora e demanda maturidade para tomar as decisões, coragem para enfrentar as dificuldades e preparo para conduzir o negócio da melhor maneira possível. 

Quando os mesmos demonstram despreparo em face de tudo isso, o clima organizacional é tomado pela insegurança e falta de norte.

 

Metas inatingíveis e pressão por resultados

Não há clima organizacional positivo se a gestão não valoriza e incentiva a qualidade de trabalho dos colaboradores. Isso está incluído em empresas que criam metas abusivas e geram pressão nos seus funcionários, exigindo maiores resultados sem oferecer estímulos.

 

Comunicação interna prejudicada

comunicação gerada pela empresa é responsável pelo direcionamento dos rumos da organização. Quanto mais ela inclui e engaja a participação e o conhecimento dos colaboradores, mais eles tendem a assumir os desafios propostos. Do contrário, é preciso que a empresa tenha uma boa política de comunicação interna, para evitar os ruídos de comunicação que minimizem os prejuízos ao clima organizacional.

 

Falta de respeito

Tratar os colaboradores com falta de respeito é o caminho mais curto para destruir o clima organizacional da empresa. Ser preconceituoso, praticar assédio moral, cobrar metas surreais e agir como se o profissional fosse inferior são atitudes que colocam não só o clima, como a saúde do negócio em risco, além de serem situações que criam um mal-estar nas pessoas.

 

Como melhorar o clima organizacional?

Conforme vimos ao longo do texto, fica claro que investir no clima organizacional é fundamental para o bom andamento da empresa, pois ele afeta diretamente o bem-estar, a satisfação e os resultados dos funcionários. A partir disso, listamos algumas, dentre muitas outras, dicas de como melhorar o clima de sua empresa.

 

Feedback e reconhecimento

Um clima organizacional saudável valoriza a força de trabalho da empresa, portanto, o feedback é essencial. E, para que ele tenha resultados positivos, deve ser dado com a utilização de metodologias próprias e eficientes. Por fim, o funcionário se sentirá respeitado pelo gestor, reconhecido e, consequentemente, estará mais motivado a melhorar.

 

Promover um ambiente adequado

De nada adianta tentar melhorar o clima organizacional dentro da empresa sem disponibilizar os equipamentos necessários para o desempenho das funções. Profissionais que trabalham em um espaço agradável, um local que estimula a criatividade e disponibiliza todas as ferramentas necessárias para um bom desempenho das tarefas diárias, apresentam uma produtividade maior.

 

Aprimorar a comunicação interna

Fofocas, boatos e informações desencontradas são fatores que minam a confiança entre os funcionários e prejudicam o clima organizacional. Além disso, promover que as equipes se integrem e saibam o que é feito por cada área diferente, é de suma importância. Outro ponto interessante, é incentivar o diálogo e a cooperação entre os funcionários, pois isso ajuda a evitar a competição, a qual prejudica ainda mais o andamento da empresa.

A maioria dos problemas enfrentados numa empresa costumam ser devidos a uma comunicação ineficiente. E neste ponto, todo mundo perde. Para melhorar esse canal é primordial investir em ferramentas internas eficientes, capazes de promover uma integração maior entre a equipe.

 

Flexibilidade na jornada de trabalho

A maior vantagem da flexibilidade no trabalho é que ela permite que os funcionários tenham maior autonomia. Assim, fica fácil para ele se organizar e cumprir a tarefa solicitada.

Eventualmente, imprevistos acontecem e, ao invés de praticar uma punição, o ideal é criar um ambiente de diálogo e tentar compreender o motivo que o desencadeou. Em síntese, evitando o desgaste das relações interpessoais entre seus colaboradores.

 

Um bom ambiente contribui para a maior produtividade de departamentos e colaboradores, o que por sua vez afeta a satisfação e fidelização de mais clientes. Pois, se tratado com a devida atenção fica claro e evidente a necessidade de um bom clima organizacional, pois ele ajuda no bom funcionamento da empresa.

 

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