CRESCIMENTO EMPRESARIAL: DICAS PARA ACELERAR A EXPANSÃO DO SEU NEGÓCIO

Tempo de Leitura: 4 minutos

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O que você vai aprender

 

Crescimento empresarial é a ambição de toda empresa. Assim, em um mundo em que cada vez mais se fomenta o empreendedorismo, a compreensão dos ambientes internos e externos da empresa é essencial para se ter uma expansão almejada por todos colaboradores.

Devido a isso, o processo para potencializar a performance da empresa não é simples. Porém, seguindo um caminho bem planejado e constante, o crescimento empresarial será uma consequência do trabalho construído. Além disso, sem existir um plano perfeito, o crescimento dependerá somente de todos envolvidos acreditarem e se planejarem adequadamente.

 

Crescimento empresarial: antes da empresa crescer, é preciso planejar

Para um crescimento empresarial todas as decisões tomadas têm uma consequência, assim como na vida pessoal e, caso pensadas e administradas antes, seus resultados podem ser previstos. Diante disso que surgem as estratégias, formas de atingir seus objetivos através de um planejamento por meio de conhecimentos prévios e de ações práticas.

Além disso, para o crescimento empresarial, o planejamento estratégico é essencial, pois ele possibilita um diagnóstico inicial da empresa. Dessa forma, proporcionando o entendimento de suas principais fraquezas e ameaças, além das suas força e oportunidades. 

A partir de um diagnóstico e norteadores bem estruturados, inicia a elaboração de estratégias e objetivos que a empresa almeja chegar e que irá possibilitar seu crescimento empresarial. Nesse sentido, os planos de ação e indicadores auxiliarão no monitoramento e gerenciamento dessas estratégias, observando se a empresa está no caminho correto.

 

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Além do planejamento estratégico, o planejamento financeiro também auxilia na gestão empresarial. Ele explora mais as vertentes administrativas financeiras e busca compreender o atual estado da empresa. Além das possibilidades de novos investimentos que conciliam ao crescimento empresarial. Por isso, é muito importante ter um estrutura sólida financeira.

 

Uma equipe para se desenvolver junto com a empresa

Os colaboradores da empresa devem estar de acordo com o crescimento empresarial almejado. Para isso, devem ter capacidades técnicas e compreender a atuação e o potencial do serviço prestado. Ademais, é muito importante que estejam todos por dentro das estratégias traçadas no planejamento estratégico, já que tudo feito internamente deve seguir a ideia dos seus norteadores estratégicos.

Além disso, a equipe deve ser sempre ter incentivo e para isso, se possível, deve-se criar uma metodologia de recompensas para quando se alcançar as metas. Também é essencial buscar gerar valor nas ações dos colaboradores, para que vejam o quanto podem agregar à empresa visando o crescimento empresarial. Assim, alcança-se resultados de qualidade.

Gestão inspiradora e focada

Toda gestão é formada por um grupo de pessoas que necessita ser bem gerido para o alcance dos resultados almejados. Diante desse grupo surge a figura do líder, a pessoa que que entende as necessidades dos colaboradores, sabe como estão se sentindo e sabe que deve sempre engaja-los, tendo em vista que são eles que geram o crescimento empresarial.

Ademais, o líder deve ter uma compreensão do mercado e como sua empresa está inserida nele. A partir disso, saberá como lidar com as estratégias traçadas, alterando-as quando necessário. É primordial que todos entendam as estratégias e como elas estão evoluindo, para observarem o valor do seu trabalho.

 

Crescimento empresarial: a aliança com a tecnologia traz bons frutos

O crescimento empresarial é um processo contínuo, ou seja, nunca terá um fim. Por isso, é muito importante um monitoramento regular de tudo que está sendo implementado, de uma forma bem visual e assertiva. Diante disso, surge a necessidade da tecnologia como aliada da sua empresa. 

 

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A implementação de dashboards para controlar indicadores é uma excelente opção, principalmente para entender se o crescimento empresarial está realmente ocorrendo e se as metas estão sendo superadas. Uma ideia seria a análise de indicadores financeiros como o ROI e Payback, que são essenciais para compreensão dos investimentos feitos. 

Além disso, a tecnologia mais focada nos meios digitais, como redes sociais bem estruturadas e blogs com conteúdos ricos aproximam a empresa ao seu público. Essa possível interação é uma ótima geradora de leads e, dependendo do setor de atuação, pode ser a principal via comercial para o crescimento empresarial.

 

O crescimento empresarial também surge dos erros

O crescimento empresarial, como qualquer estratégia, pode dar errado e não seguir no caminho planejado. Nenhum planejamento será 100% efetivo, então necessita que o líder e todos colaboradores consigam entender o que ocorreu, compreendendo os erros cometidos e aproveitando-os como oportunidade de melhora. No empreendedorismo, falhas acontecem a todo momento e quem se diferencia são os que as utilizam como chances para melhora.

Além disso, esses erros podem ter ocorrido devido às suas ameaças (fatores externos), como fatores políticos, sociais ou tributários. Diante disso, são pontos que não estão ao alcance da empresa. É importante não se abalar e usá-los como munição para seguir o crescimento empresarial.

 

Crescimento empresarial: quando é o momento certo?

Para colocar o crescimento empresarial em prática, é necessário revisar as análises do ambiente interno e externo da empresa. E, para isso, pode-se elaborar uma matriz SWOT abordando os seguintes aspectos da empresa:

Internos:

  • Forças;
  • Fraquezas.

Externos:

  • Oportunidades;
  • Ameaças.

A partir dessas análises, deve-se compreender se a gama de atuação da empresa está bem sólida. Isso é de suma importância, pois não se pode pensar em expandir sem antes ter uma estrutura sólida.

Depois de analisada e observada uma necessidade de expansão, deve-se tomar as devidas precauções, visando obter um crescimento linear e planejado. Com isso, além de aumentar sua distribuição e alcance de clientes, também manter o padrão de qualidade. Para que a empresa se impulsione da forma mais assertiva no mercado, deve sempre conciliar o crescimento empresarial com o diferencial do negócio.

 


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