Com a diminuição da produção e de seus ganhos devido a pandemia de Covid-19, uma distribuidora da região metropolitana de Porto Alegre necessitava de soluções rápidas e de baixo custo para suas demandas.
O objetivo do projeto era analisar a possibilidade da implementação de leitores de código de barras no processo de separação dos produtos, por meio dos estudos de capacidade e viabilidade.
No início de 2020 a EPR Consultoria buscou alternativas para lidar com problemas causados pela pandemia de Covid-19. Para isso, foi necessário reestruturar projetos para conseguir atender as empresas de maneira rápida, acessível, segura e remota.
Para a execução deste projeto, a EPR Consultoria atuou de forma remota na coleta de dados para o estudo posterior. Junto ao cliente, foram implementadas câmeras na linha produtiva para que a cronoanálise e o estudo de movimentos dos colaboradores pudessem ser feitos com máxima segurança para ambas as partes.
Com isso, a EPR realizou o mapeamento sobre todos os processos da linha de produção, além de desenvolver um estudo de capacidade e viabilidade, visando entender a situação atual do cliente e ter o poder de propor melhorias tangíveis.
Como resultado, obteve-se um estudo acerca da capacidade máxima produtiva e a identificação de gargalos do processo, que foram resultados cruciais para produzir mais e gastar menos. A partir disso, encontrou-se possíveis mudanças importantes para a gestão de processos na crise, tornando possível atingir estabilidade em um momento totalmente incerto.
Para alcançar os resultados desejáveis a EPR desenvolveu, a partir de um estudo de ociosidade, um dashboard em Power BI. Assim o cliente, de forma autônoma, pode fazer simulações de possíveis cenários e de futuras implementações na empresa. Com este dashboard, o cliente também pode medir os custos da produção e os custos com seus funcionários, de acordo com a capacidade e a meta produtiva de certo período.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!