A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CAPACIDADE PRODUTIVA

Realizar um estudo de capacidade produtiva é essencial para a sua empresa. Em qualquer indústria é imprescindível que a gestão saiba a capacidade produtiva instalada – o máximo de produtividade da empresa sem nenhum tipo de pausa, e a efetiva, que é a capacidade real, levando em consideração fatores como mão de obra e manutenção. 

Assim se consegue avaliar também a capacidade realizada, que é cálculo do quanto foi produzido em determinado período de tempo. 

Além disso, os gestores precisam saber se a capacidade produtiva é inferior às demandas, o que significa perda de oportunidades de negócios e atrasos em entregas. Ou a capacidade pode ser superior ao necessário, levando a desperdício de produtos e gastos desnecessários com máquinas e equipamentos. 

A partir daí é possível estimar o desempenho financeiro da empresa em questão e também o seu potencial de geração de valor. Dessa forma a empresa também fica mais bem organizada e preparada para oscilações no mercado e até mesmo oportunidades de expansão. 

Saber as suas capacidades permite também ter uma visão melhor dos processos, levando a uma mapeamento que pode trazer mais eficiência e um maior controle sobre a sua produção. Consequentemente é possível tomar decisões informadas sobre limitar ou aumentar sua produção de acordo com as reais necessidades da empresa.

A limitação, nesse caso, ocorre em dois cenários: pelo estoque ou pela demanda. No caso do estoque significa reduzir a produção quanto os níveis dos produtos nos estoques chegarem a um ponto estabelecido pela gestão, evitando excesso de produção e desperdícios. Limitar pela demanda é uma questão de observar o mercado para ajustar a capacidade produtiva de acordo com a demanda do público.

Para a realização desses cálculos e realizar um estudo completo sobre a sua capacidade produtiva os serviços de uma consultoria empresarial podem ser essenciais. A EPR oferece soluções para essa e várias outras questões do planejamento e controle de produção, clique aqui para saber mais. 

EPR Consultoria