SISTEMA KANBAN E CONTROLE DE ESTOQUES

Um dos conceitos essenciais das soluções oferecidas pela EPR é a produção enxuta, também conhecida como lean manufacturing ou Sistema Toyota de Produção. Essa estratégia de negócios surgiu no Japão após a segunda guerra mundial, um período no qual as indústrias japonesas tentavam crescer e competir em um país ainda se recuperando e com poucos recursos.

Dentro da produção enxuta, o Kanban surgiu como um sistema de gestão visual. O termo é japonês, e significa cartão ou quadro de sinais, que é exatamente como os processos de produção são registrados dentro do Kanban, com cartões de informação ou estoque visuais. Hoje também existem versões eletrônicas, os e-Kanban. 

Com as informações oferecidas através dessa metodologia é possível que a empresa trabalhe com baixo nível de estoques, utilizando apenas o necessário na produção e evitando desperdícios, o principal foco do lean manufacturing. Por exemplo: se uma máquina está com o estoque no máximo, a anterior não precisa produzir até que seja necessário e os funcionários podem estabelecer isso com o Kanban. 

A metodologia ajuda a otimizar os processos de produção, eventualmente levando a uma melhor definição do que é necessário, mais velocidade na produção, menos burocracia e redução de desperdícios e custos. Além disso, é um sistema fácil de ser implantado e costuma ter um efeito positivo nos trabalhadores, já que aumenta a autonomia de cada um e o trabalho em equipe já que todos precisam contribuir para o melhor funcionamento da estratégia. 

Existem três principais tipos de Kanban, os de produção, requisição e movimentação:

  • Kanban de produção
    O mais comum, utilizando ao longo de toda a linha de produção para indicar a quantidade de qualquer tipo de material ou componente utilizado na produção. Essencial para todas as linhas de produção para agilizar todo o processo, autorizando a fabricação de itens e solicitando materiais.
  • Kanban de requisição
    Como o nome diz, ele mostra o que e quanto o próximo processo da linha precisa solicitar do estoque para continuar a produção. 
  • Kanban de movimentação ou transporte
    Autoriza o deslocamento dos produtos entre clientes e fornecedores. 

Para implementar o sistema Kanban em seu negócio os serviços de uma consultoria empresarial podem ser necessários e a EPR tem a experiência necessária para transformar isso em realidade. Saiba mais falando conosco

EPR Consultoria