Gestão Estratégica de Negócios: Impulsionando o Sucesso de Empresas

Tempo de Leitura: 7 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

A gestão estratégica de empresas é essencial para o sucesso de uma organização no mercado. As mudanças que podem ser observadas na nossa sociedade, tanto em aspectos nacionais quanto internacionais, impactam diretamente o cenário organizacional. 

Questões como economia, tecnologia e política determinam um novo ritmo para a sociedade. O papel da gestão estratégica nesse contexto é proporcionar sustentabilidade para os negócios independente das adversidades. 

A gestão assertiva proporciona estabilidade para a empresa e a capacidade de enfrentar incertezas e ameaças, além de propiciar que alcance suas metas e objetivos mantendo o foco na sua missão e valores.

A alta demanda do desenvolvimento da gestão estratégica dentro das empresas levou então à criação de Cursos de Gestão Estratégica de Negócios em algumas das principais universidades do país, proporcionando aos profissionais a possibilidade de desenvolver e aprimorar competências fundamentais para as empresas hoje em dia.

Neste artigo vamos aprofundar o que é gestão estratégica de negócios e sua relevância para aumentar o crescimento e desempenho empresarial.

O que é Gestão Estratégica de Negócios?

A gestão estratégica é aquela que procura organizar e gerenciar as ações e os objetivos que foram definidos anteriormente no planejamento estratégico da empresa, direcionando adequadamente os recursos para atingir o resultado desejado. Engloba tudo o que está relacionado com as estratégias definidas e como tais estratégias devem ser executadas para que o sucesso seja alcançado.

Uma empresa que atua de forma eficiente, alcança suas metas e tem a gestão estratégica de negócios como ponto central do sucesso. A integração dos diversos setores organizacionais, alinhamento de pessoas, ferramentas e capital tem seu ritmo e direção ditados pela gestão estratégica. Isso permite que a empresa possa se adaptar às adversidades do futuro, como mudanças de cenário, novas tecnologias e movimentos importantes dos concorrentes. 

A Evolução da Gestão Estratégica de Negócios

Inicialmente, o conhecimento da Gestão Estratégica de Negócios era baseado nos ensinos das escolas de negócios, ministrados por executivos aposentados e pautados em suas experiências pessoais. 

Então, na década de 1960, a busca de uma explicação para a vantagem competitiva das organizações teve seu início. Um marco no estudo desse conhecimento foi a publicação do livro de Alfred D. Chandler, “Strategy and Structure”, no ano de 1962, sendo apontado como o trabalho de origem da gestão estratégica e da chamada política de negócios.

Desde lá, a pesquisa em estratégia foi evoluindo exponencialmente. Cada vez mais as empresas buscaram compreender as suas diferenças de desempenho com a de seus concorrentes, e, para suprir tal demanda, diferentes correntes de pensamento surgiram, como a teoria evolucionária (NELSON; WINTER, 1982) e teoria das redes relacionais ou social networks (GRANOVETTER, 1985).

Na década de 1970 a estratégia deixou de ser focada somente no planejamento corporativo e se voltou para o planejamento de portfólio e diversificação. Em 1980 a estratégia volta a ter o negócio como ponto central e tem crescimento menos analítico e mais voltado para as pessoas, o que perdura até hoje em dia. 

A evolução foi gradual ao longo do tempo. Os processos tecnológicos, econômicos, políticos, globalização, etc., alteraram a atuação das empresas existentes e geraram muitas novas, com novos modelos de negócio. A Gestão Estratégica de Negócios acompanhou a evolução do ambiente, das tecnologias e das empresas e desenvolveu métodos atualizados pautados na gestão das organizações ao longo dos anos.

Diagnóstico e Planejamento na Gestão Estratégica

O diagnóstico empresarial permite que o gestor conheça melhor o negócio, em aspectos como vendas, estoque, posicionamento no mercado e situação financeira, além de proporcionar que o gestor se direcione para aqueles setores mais importantes no momento, avaliando os problemas e propondo soluções. 

Ele proporciona a detecção de problemas estruturais e de gestão, identifica os pontos fortes e pontos fracos, analisa o desempenho da empresa ao longo dos anos, etc. O uso de diagnósticos constantes auxilia as empresas a ampliar o seu crescimento, fazer ajustes contínuos para se adaptar às novas realidades do mercado e também mostra possibilidades de crescimento do negócio, de forma saudável, em novas áreas.

O planejamento estratégico é uma ferramenta para auxiliar o gestor no mapeamento de caminhos para alcançar os objetivos do seu negócio. Para realizar o planejamento estratégico é necessário analisar todos os fatores internos e externos que possam afetar o negócio e, a partir disso, definir os objetivos de médio prazo para cada departamento da empresa, e os objetivos de curto prazo para as tarefas rotineiras específicas. 

A partir de um planejamento estratégico bem elaborado, a empresa pode alcançar objetivos como:

  • Ampliar o alcance do negócio;
  • Conquistar bom posicionamento no mercado;
  • Aumentar as vendas e os lucros;
  • Otimizar a gestão financeira.
  • Estabelecer vantagem competitiva;
  • Precaver-se das ameaças do mercado;
  • Definir metas e objetivos.

Implementando Estratégias de Empresas Eficazes

As estratégias de negócios são voltadas para ações e medidas que a empresa deve tomar, na busca por atingir os seus objetivos. Dessa forma, ela contribui para a decisão de onde serão alocados os recursos. Também contribui para o trabalho conjunto de todos os setores e atesta que todos estão percorrendo o mesmo caminho para o direcionamento geral da empresa.

É fundamental escolher a melhor estratégia para obter resultados eficientes. Essa escolha deve se basear inicialmente nos resultados obtidos no planejamento estratégico, garantindo assim uma análise precisa de todos os dados e informações importantes da empresa.

A partir disso, é feita a identificação das necessidades e das dificuldades da empresa e, então, são definidas as ações promocionais, deixando evidente os objetivos gerais e as características das ações a serem levadas em consideração na estratégia de negócios. 

Para implementar estratégias de negócios eficazes é preciso determinar as etapas que os colaboradores da empresa devem seguir para que haja uma boa execução.

Primeira Etapa: definir o planejamento estratégico

Nesta etapa é definida a base sólida da qual a empresa deve se guiar para a formulação de um plano com metas, prazos e objetivos, não se afastando do seu real propósito. 

Tal intenção busca vincular a empresa a valores mais nobres, para além de somente lucros e resultados. Podemos construir, a partir de quatro pontos fundamentais, a base para iniciar o planejamento:

  • Missão e valores: manter o foco nos valores primordiais da empresa para não se desvirtuar ao longo do caminho e acabar se afastando do seu principal ativo, o cliente.
  • Análise de mercado: realizar análises constantes dos concorrentes para estar preparado para superar possíveis ameaças, principalmente aquelas que possuem novidades e tecnologia diferenciada.
  • Custo e benefício: considerar as relações custo-benefício das soluções disponíveis no mercado, fazendo com que a empresa mantenha em equilíbrio todas as suas operações.
  • Metas: é um dos principais fatores na implementação de estratégias bem sucedidas. Elas ajudam a orientar e estimular a equipe a executar as atividades com êxito.

Segunda Etapa: realizar o diagnóstico

O diagnóstico tem como função ser a base para a construção das estratégias. É onde se desdobram os aspectos táticos e operacionais para determinação e mapeamento das reais necessidades do negócio. 

No planejamento tático é onde se define o papel de cada setor da empresa para realizar as metas do planejamento estratégico, já no planejamento operacional é onde se define a função de cada membro da equipe e o que ele deve fazer para dar seguimento ao planejamento tático.

Terceira Etapa: zelar pela relação com os fornecedores

Uma boa gestão dos fornecedores é de extrema importância para qualquer negócio prosperar. Esta é uma das formas que pode se apresentar um diferencial competitivo para com os concorrentes, atraindo clientes e fidelizando fornecedores.

Quarta Etapa: promover uma boa gestão financeira

O cuidado com a gestão financeira do negócio representa além do objetivo de somente lucro.  Os recursos materiais são, por exemplo, um meio para que a empresa continue cumprindo sua missão, baseada na sua visão e valores. Desta forma ela se torna imprescindível, uma vez que sem ela, qualquer estratégia seria inviável para o negócio.

Quinta Etapa: não negligênciar a qualificação da equipe

A principal chave para o sucesso do planejamento traçado é a mão de obra qualificada, com domínio dos recursos e ferramentas para colocar o plano em prática. Sem uma equipe qualificada, tanto o planejamento tático quanto o planejamento operacional estarão comprometidos.

Sexta Etapa: implementar os planejamentos

Quando o que foi planejado começa a entrar em ação, denominamos de “momento da implementação”. Esse instante é marcado pela susceptibilidade à falhas, portanto, é imprescindível o acompanhamento periódico dos indicadores de desempenho dessa etapa. 

Assim, é possível identificar possíveis erros e aplicar correções imediatas para que o negócio caminhe como planejado. Caso haja situações inesperadas há metodologias de gerenciamento de riscos que mitigam os impactos de cenários inesperados.

Para manter o ritmo durante a implementação do planejamento estratégico é possível criar relatórios de status do projeto semanais, mensais ou trimestrais, a depender da necessidade da empresa. 

Tais informações devem ser compartilhadas com as partes interessadas e com cada equipe envolvida, para que possam se adaptar a possíveis adversidades e tenham uma fonte de comunicação otimizada e centralizada.

Sétima Etapa: aprender e promover reflexão

Analisamos e usamos o aprendizado dos estudos do planejamento estratégico até a sua implementação para identificar melhorias para o futuro, permitindo a construção de reflexões sobre metas e objetivos mais coerentes e realistas para o negócio, ou confirmação daqueles que já foram definidos. Este passo é o momento ideal para evidenciar as lições aprendidas e aproveitar novas oportunidades.

Por que Fazer um Curso de Gestão Estratégica de Negócios?

Um planejamento por si só diz para onde o gestor quer levar o seu negócio, a gestão estratégica é a que diz o que fazer e como fazer para chegar nesse objetivo. 

O maior objetivo da Gestão Estratégica de Negócios é servir de caminho entre a empresa e as metas que ela deseja atingir. Além disso, também uma forma de assegurar que as etapas definidas no planejamento e os resultados esperados de fato aconteçam.

O cenário competitivo está cada vez mais potencializado nos negócios. Os gestores precisam ser capazes de prever as possíveis ameaças às suas empresas e, de forma ágil, fornecer soluções que agreguem valor. 

Para que isso aconteça, a realização de Cursos de Gestão Estratégica se torna fundamental para o desenvolvimento de habilidades de gestão assertiva e inovadora. É crucial uma visão estratégica para proporcionar sustentabilidade aos negócios, com capacidade de analisar o ambiente econômico, flexibilidade para enfrentar as ameaças com agilidade nas decisões e capacidade para criar relações, itens abordados nos cursos de Gestão Estratégica de Negócio.

Os cursos, então, permitem implementar estratégias que proporcionam excelentes resultados às empresas, aumentando a força competitiva das mesmas e fazendo com que alcancem suas metas e objetivos, alinhados com seus valores.

 

Descubra como nossos serviços de consultoria e cursos especializados em gestão estratégica de negócios podem ajudar você e sua empresa a alcançar novos patamares.  Entre em contato com a EPR Consultoria hoje mesmo para saber mais!

URL List

voltar ao topo

Saiba mais