A matriz BCG é uma importante ferramenta para as empresas definirem estratégias e gerirem adequadamente seu portfólio de produtos ou serviços. A matriz oferece uma perspectiva detalhada e sistemática da realidade mercadológica vigente, auxiliando na tomada de decisão e na projeção de retorno do investimento de uma corporação.
Ela é composta por dois eixos, os quais, respectivamente, fazem referência à possibilidade de crescimento do mercado para o recurso analisado e à participação relativa do produto no mercado atual (market share). Esses elementos listados acima certamente evidenciam a importância da utilização da matriz BCG nas empresas, especialmente em um cenário de mercado competitivo.
O que é a Matriz BCG?
A matriz BCG carrega esse nome porque foi idealizada pelo empresário americano Bruce Henderson, fundador do grupo de consultoria Boston Consulting Group (BCG). A ferramenta foi criada em 1970 com o intuito de permitir uma visualização estratégica de recursos e, também, a viabilidade de possíveis investimentos futuros.
A matriz é composta por dois eixos:
– Crescimento de Mercado (eixo vertical): Refere-se ao potencial de expansão do mercado de um produto ou serviço.
– Participação no mercado ou market share (eixo horizontal): mostra o quão dominante aquele produto é no mercado.
Cada um dos eixos é composto por dois setores, formando-se, assim, as combinações necessárias para agrupar e entender os riscos e oportunidades envolvidas em um investimento. Veja na imagem abaixo o resultado da matriz BCG:
Benefícios da Matriz BCG na Gestão Estratégica
Existem inúmeros benefícios provenientes da matriz BCG, entretanto os principais são as informações e os indicadores que ela oferece para a gestão estratégica de uma organização. A partir da análise dos produtos dispostos na matriz, é possível entender as oportunidades apresentadas no mercado e, então, traçar planos e disponibilizar verba para investimentos mais rentáveis.
É claro que toda a empresa gostaria de trabalhar com recursos que obtivessem pontuação alta nos dois quesitos; todavia, a matriz BCG também possibilita a exploração de produtos emergentes. Isso porque, depois da setorização dos produtos e serviços nos quadrantes, será possível distinguir aqueles que possuem pouco market share mesmo estando inseridos em mercados com alta taxa de crescimento, indicando uma possibilidade plausível de investimento.
Portanto, a matriz BCG pode fornecer insights valiosos, culminando, muitas vezes, em uma vantagem competitiva. Além disso, com o aumento da assertividade na alocação de verba, a lucratividade da organização também pode aumentar.
Como aplicar a Matriz BCG
Como foi explicado no texto, a matriz BCG é imprescindível para o entendimento das posições dos ativos de um negócio, então vamos ordenar uma lista de passos a serem tomados para a montagem da matriz.
- Listar os produtos da empresa que serão analisados posteriormente na matriz;
- Desenhar a matriz BCG com os eixos horizontais e verticais, logo após, desenhar os quadrantes, sendo o quadrante superior esquerdo o de maior coeficiente entre os dois eixos, e o quadrante inferior direito o de menor coeficiente;
- Entender o crescimento de mercado. Nessa etapa, é necessário fazer uma pesquisa que evidencie o potencial de expansão dos mercados em questão;
- Calcular o market share do produto. Aqui é preciso escolher uma forma de calcular o espaço que o produto ocupa no mercado em relação aos seus concorrentes;
- Dispor os produtos ou serviços na matriz conforme as pesquisas e cálculos feitos nas etapas anteriores;
- Analisar e interpretar a Matriz BCG, para que seja possível criar estratégias e tomar decisões a partir dela.
Casos de Sucesso e Aplicações Práticas da Matriz BCG
Diversas empresas grandes utilizam a matriz BCG devido a sua aplicabilidade na área de gestão estratégica e financeira. Conhecer o posicionamento de mercado do seu produto é fundamental para qualquer tomada de decisão.
Então, mostraremos um exemplo real do que seria uma matriz BCG em uma grande empresa. Utilizaremos o exemplo da multinacional Coca-Cola, que possui diversos produtos diferentes no mercado de bebidas.
A matriz BCG da Coca-Cola teria no seu quadrante inferior esquerdo o próprio refrigerante que leva o nome da empresa, a coca cola. Isso porque a bebida está inserida em um mercado já estabelecido e possui, talvez, o maior market share dele, sendo o líder de vendas entre os refrigerantes.
Já no canto superior esquerdo, teríamos os sucos Del Valle, que também pertencem à empresa. Isso ocorre devido ao fato da marca já ter uma participação grande no mercado de sucos, o qual apresenta um bom potencial de crescimento.
Desafios na Implementação da Matriz BCG e Como Superá-los
Foi explicitado no texto que a matriz BCG é de suma importância para qualquer empresa, mas isso não significa que sua implementação não será desafiadora. Durante essa etapa é comum haver algumas dificuldades relacionadas, especialmente, ao enquadramento e identificação dos produtos nos seus respectivos quadrantes.
Isso advém normalmente de problemas na etapa de avaliação do potencial de crescimento do mercado, já que esta é uma atividade que requer uma pesquisa mais profunda do cenário em que o produto se encaixa. Este momento é crucial para o desenvolvimento da matriz, isso porque a possibilidade de expansão do mercado é o fator que dita a viabilidade do investimento, pois indica se o mercado consumidor tem perspectiva para um determinado produto.
Para superar esse desafio é importantíssimo que esta pesquisa seja rigorosa e detalhada, a fim de entregar os dados mais precisos possíveis do mercado. Portanto, é possível desenvolver uma matriz BCG que reflita fielmente a realidade, apoiando diretamente o sucesso competitivo da empresa.
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