Uma grande empresa de siderurgia, cliente fidelizada da EPR Consultoria, contatou-nos alegando problemas com excesso de movimentações nas áreas de estoque e no carregamento de caminhões. O impacto principal destes problemas era no tempo de carregamento, que estava demasiadamente elevado, gerando demora e atrasos nos pedidos.
Pensando nisso, foi desenvolvido um projeto que objetivava a construção de um novo layout para o centro de distribuição no pavilhão de barras e perfis, além de propor melhorias que diminuíssem as perdas e esperas no processo de separação dos pedidos.
Tendo isso em vista, a equipe do projeto objetivava ceder redução nas movimentações envolvidas no processo e a reorganização do estoque, tornando o processo de expedição mais otimizado e objetivo.
Assim, o projeto se deu, inicialmente, pela análise e priorização ABC, definindo as famílias de itens mais críticos do estoque e as realocando em posições estratégicas. Com isso concluído, a equipe focou na redução das movimentações, analisando os caminhos percorridos pelos colaboradores através de diagramas de espaguete e definindo novos fluxos de pessoas e materiais.
A logística planeja, implementa e controla o fluxo e a armazenagem de produtos, serviços e informações desde os pontos de origem até o de consumo do produto.
O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.
O resultado final foi de extrema expressão. Sem aumentar o número de colaboradores, a equipe conseguiu reduzir os principais indicadores que prejudicavam o processo. Os novos locais definidos para os produtos permitiram a redução da movimentação da ponte em 34,1%, a movimentação do colaborador em 41,3% e o tempo total de operação em 22,9%.
Além disso, houve uma melhor organização do estoque e definição dos fluxos de colaboradores e máquinas, diminuindo o fluxo cruzado. A partir da otimização dos fluxos de trabalho e movimentações, e da implementação do novo layout, foi possível propor um aumento de 29,8% da capacidade mensal de carregamento.
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