Gestão de custos para uma indústria de equipamentos médicos

ANÁLISE DE CUSTOS
RESUMO

Desafio

  • Identificar qual a melhor metodologia de custeio para a empresa.
  • Compreender qual é o melhor método de gestão de custos, considerando a forma mais eficaz de acompanhamento, através da periodicidade temporal ou da ordem de produção.
  • Validar os critérios de rateio já utilizados, entendendo se os métodos e divisões são coerentes com o processo atual.

Solução

  • Levantamento de dados sobre os custos fixos e variáveis e fluxos de produção. Além do entendimento global de todo o sistema de custeio.
  • Identificação de aspectos a serem otimizados no sistema de custeio, visando detalhar melhorias a serem implementadas.
  • Proposição de uma sistemática que permita à empresa avaliar a eficiência de sua capacidade produtiva e identificar as perdas nos processos que impactam os custos.

Resultado

  • Definição de 3 centros de custos utilizando o método RKW.

 

  • Criação de um mapa interativo com todas as categorias e divisões da empresa.

 

  • Criação de uma planilha para acompanhamento do tempo de produção e para simulações dos percentuais de rateio das contas variáveis.
 

Desafio

A EPR Consultoria foi procurada por uma das maiores produtoras de instrumentos médicos cirúrgicos de alta performance, tendo como principal desafio a gestão de custos da empresa. De forma geral, a empresa percebia que sua gestão possuía inconsistências e variações muito expressivas ao longo do tempo, que impediam que os dados fossem assertivos para tomada de decisões.

Sendo assim, o projeto em parceria com a EPR teve como objetivo realizar um estudo para validação de todo sistema de custeio da empresa. Além disso, o desenvolvimento do projeto seguiu três vertentes principais: análise estratégica (identificando o método de custeio mais eficiente), análise tática (verificando o melhor método de gestão de acompanhamento) e análise operacional (observando maneiras de expor de forma interativa os dados levantados).

Mockup - Mapa case gestão de custos

Solução

Para validar o sistema de custeio, foram analisados os custos fixos e variáveis, as despesas, o fluxo de produção, o plano de contas, além do DRE da empresa. A partir desse levantamento de dados, buscando seguir os pilares citados anteriormente, foi desenvolvido um mapa com todas as categorias e divisões da empresa, permitindo localizar os pontos críticos e oportunidades de melhoria no processo.

Assim, realizando reuniões de alinhamento de expectativas com os colaboradores da empresa, a equipe de projetos utilizou o Método RKW para definição dos centros de custos. Foram levados em conta a alocação dos custos, o organograma da empresa e a homogeneidade dos processos. 

A partir desta estruturação, criou-se três categorias gerais para os centros de custos, sendo eles: produtivos, de apoio e de despesa. Ademais, tal organização foi a base para o rateio das contas vinculadas à produção nos centros.

Resultado

centros de custos criados
0
Ferramentas interativas de acompanhamento da gestão
0

A partir do estudo sobre o sistema de custeio, foi entregue ao cliente um relatório completo de todas as análises desenvolvidas na empresa. Além disso, a equipe produziu um mapa interativo englobando a estrutura de custeio e os critérios e percentuais de rateio utilizados. 

Junto a isso, criou-se uma planilha para acompanhamento do tempo de produção e para simulações dos percentuais de rateio das contas variáveis. Ela foi produzida por meio da elaboração da gestão de custos, que contém informações sobre melhorias a serem implementadas, visando otimizar o acompanhamento operacional. 

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!