Uma empresa do ramo alimentício, que buscava investir no mercado de alimentos congelados, procurou a EPR Consultoria com o objetivo de identificação e análise de custos dos novos produtos, para posteriormente ser possível precificar cada um deles.
Inicialmente foi necessária uma análise contábil para entender as despesas relacionadas à cozinha e os custos fixos do processo (despesas administrativas, aluguel e quadro de funcionários).
Em seguida, foram mapeados os processos de transformação da matéria-prima em produto final. Aqui, analisou-se tempos e movimentações por meio de coletas de dados quantitativas e qualitativas. Assim, foi possível o estudo de variáveis do processo (matéria-prima e desgaste de equipamentos).
Logo, foi feita a definição de dez centros de custos, tornando possível a identificação e clusterização dos cost drivers (causas dos custos de uma atividade), visando melhor entendimento da natureza das despesas. Para a gestão dos centros de custos, criou-se uma ferramenta na qual é possível acompanhar os custos fixos e variáveis de cada tipo de produto.
A Análise de Custos é um suporte gerencial e estratégico que analisa como os custos da organização se comportam, de modo a identificar e corrigir ineficiências.
Para a entrega do projeto, foi desenvolvido uma ferramenta para realizar a análise contábil e um manual para servir de guia.
Nessa planilha, é possível adicionar, alterar ou excluir processos, custos e tempos. Além disso, registrar alterações em equipamentos (nova compra, mudança de tempo de operação, etc) e cadastrar, alterar preços e quantidades e excluir ingredientes e receitas.
Dessa forma, tornou-se possível o gerenciamento dos custos da empresa, auxiliando a precificação dos produtos e sua análise de viabilidade econômica. Com isso, a empresa passou a ter insumos para decisões estratégicas, tais como o investimento no novo mercado e a escolha de quais produtos produzir.
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