Case Análise de Custos

Desafio

Uma empresa fabricante de revestimentos industriais, localizada em Cachoeirinha, trabalha com a produção e venda de mais de 100 soluções em pisos, além de desenvolver produtos personalizados às demandas dos clientes. Visando desenvolver o seu potencial competitivo, a empresa identificou a necessidade de centralizar o controle dos seus custos, assim como priorizar seus processos produtivos críticos. Dessa forma, solicitou à EPR Consultoria um projeto que previa uma análise dos custos dos processos de fabricação dos seus produtos.

Solução

Inicialmente, foi realizada a análise do estado atual da empresa nos aspectos financeiro e produtivo. O primeiro, a partir do estudo de suas despesas, e o segundo, através da analise das famílias de produtos e processos. Em seguida, foi definido o sistema de custeio que mais se adequava à realidade da empresa, a qual não possuía nenhuma estrutura prévia de análise dos custos.  Para a distribuição dos custos variáveis entre os produtos, foi utilizado o método de custeio padrão. Já para o rateio dos custos fixos, adotou-se o método dos centros de custos, a partir do qual foram definidas unidades geradoras de custo e bases de distribuição.

Resultados

O projeto permitiu ao cliente que identificasse a lucratividade de seus produtos, bem como estabelecer preços coerentes com os custos da empresa e competitivos no mercado. A distribuição dos custos esclareceu os gastos provenientes de cada setor da empresa e, também, os gastos originados por cada processo produtivo. Por meio do estudo da utilização de matéria prima, foram identificadas perdas no processamento dos materiais. Além disso, o conhecimento do Ponto de Equilíbrio foi fundamental para que a empresa estabelecesse suas condições de comercialização, compreendendo a quantidade e o mix de produtos que corresponderiam aos ideais a serem produzidos para manutenção da competitividade da empresa. Todas essas informações forneceram embasamento para a tomada de decisões do gestor, orientando o direcionamento dos esforços de contenção de gastos e dos investimentos.

Com a finalidade de proporcionar ao cliente condições de continuar o trabalho realizado pela EPR Consultoria, foi formulada uma Ferramenta de Análise de Custos personalizada para a empresa contratante, suprindo todas as necessidades para as análises de custeio. A ferramenta foi estruturada de forma dinâmica e flexível a mudanças de processos e da estrutura financeira da empresa, permitindo projetar o futuro através do monitoramento de custos, minimização de perdas e redução dos gastos.

bg-cf