ECONOMIA CIRCULAR: O QUE É, COMO FUNCIONA E BENEFÍCIOS

Tempo de Leitura: 7 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

Na economia circular, a produção é cíclica e estende o tempo de vida dos objetos. Nesse conceito, os pilares mais importantes giram em torno do crescimento sustentável das empresas, mas sem deixar de lado o avanço tecnológico e o ritmo comercial da atualidade.

Portanto, é um interessante modelo para se implementar em empresas que buscam um crescimento em conjunto com a sustentabilidade.

Além disso, é um modo de produção que possui, além de benefícios qualitativos, muitos benefícios financeiros que movimentam a economia. Sua implementação pode não ser tão complicada quanto as pessoas pensam, uma vez que pequenas atitudes podem significar grandes avanços na sustentabilidade.

Acompanhe o nosso guia sobre economia circular e como aplicar na sua empresa.

O que é economia circular?

A economia circular se baseia, também, nos 3rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Ela é, então, um modelo de sistema produtivo que é proposto com a finalidade de aumentar o ciclo de vida dos produtos, sejam eles de uso pessoal ou público.

Esse modo de produção, por sua vez, se alinha com a otimização dos processos, visando o crescimento econômico, alinhado com a redução da dependência da matéria-prima. Ou seja, é um sistema produtivo que busca tornar a utilização dos produtos um ciclo.

Uma espécie de idealização da economia circular seguiria o raciocínio químico de que nada se cria, tudo se transforma. Isso se deve, pois os produtos obsoletos ou que, por acaso, estragam, seriam submetidos a reciclagem ou outros processos que os transformassem em produtos novamente utilizáveis.

Portanto, a economia circular abrange conscientização desde a extração da matéria-prima até a forma como a população aborda o consumo e o descarte

Logo, é um conceito econômico viável, que mescla o crescimento econômico com a sustentabilidade e a urgência de se pensar no futuro do planeta.

Como funciona a economia circular?

O nome ‘economia circular’ reflete seu funcionamento em ciclos que orientam produtos. Após o uso, diversos processos transformam os objetos antes de seu reaproveitamento.

Esse conceito altera a etapa final do modelo convencional de produção, conhecido como economia linear, no qual as pessoas descartam objetos após o uso. Na economia circular, as pessoas reutilizam, reconfiguram e, por fim, transformam os objetos em matéria-prima para criar novos produtos, que podem ser similares ou totalmente diferentes dos originais. Isso prolonga a vida útil dos materiais, já que eles passam por várias reutilizações

Conheça 4 benefícios da economia circular para empresas

A economia circular possui muitos benefícios para as empresas que a adotam. Por ser um sistema que visa reduzir o lixo gerado e reutilizar materiais, ele reduz os custos. Além disso, possui um alto impacto positivo no meio ambiente, assim como na eficiência e na imagem corporativa da empresa.

Em adição, a economia circular possui benefícios ligados ao setor empresarial, gerando diferentes oportunidades de negócios, gerando empregos e movimentando a economia de forma ativa.

Nesse sentido, além dos benefícios relacionados à sustentabilidade, possui, também, diversas vantagens econômicas.

Redução de custos

Por se tratar de um modelo produtivo que reutiliza e recicla os produtos, a economia circular está muito presente. O preço de compra das matérias primas pode ter grande variação, a depender de condições globais. Entretanto, com um sistema onde a dependência da matéria prima virgem é bastante minimizada, os efeitos desse aumento de preço também são reduzidos, assim como possíveis problemas com o fornecimento da mesma.

Além disso, ao buscar o objetivo de ‘lixo zero’, a produção de resíduos também diminui, o que aumenta a produtividade e reduz o descarte. Dessa forma, a redução de custos com sua implementação também é visível, uma vez que gerará menos lixo.

Desempenho ambiental

A questão ambiental é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da economia circular. Por buscar a eliminação do lixo e a reutilização e reciclagem dos produtos, ela reduz drasticamente a extração de matérias-primas.

Dessa maneira, a economia circular reduz a poluição e os danos ambientais resultantes da extração excessiva de matérias-primas e do descarte de produtos.

Em adição, os compostos são valorizados durante toda a cadeia produtiva, gerando, assim, cadeias produtivas mais eficientes. Por sua vez, a produção eficiente reduz o consumo de energia, a emissão de gases do efeito estufa e a utilização de recursos naturais. Dessa forma, contribui para a manutenção da atmosfera terrestre, dos ecossistemas e habitats.

Melhor imagem corporativa

As empresas que utilizam a economia circular têm uma relação extremamente positiva com o meio ambiente. Por isso, criam uma imagem corporativa passada pela empresa que adota esse conceito. Além disso, a adoção da economia circular como modelo produtivo acarreta, muitas vezes, no aumento do número de empregos, o que faz com que a economia gire.

Ainda, as empresas que adotam essa prática, entregam produtos, em geral, de maior qualidade e duração. Também viabilizam a criação de programas de desconto quando são entregues produtos já utilizados, o que aumenta a credibilidade da empresa, tornando-a mais competitiva.

Novas oportunidades de negócios

Ao se implantar a economia circular, novas oportunidades de negócios são geradas. Programas de devolução de produtos, visando a arrecadação de material para reciclagem, por exemplo, é uma das oportunidades geradas. Dessa forma, o cliente se engaja no processo, além de se sentir tentado a realizar uma nova compra no estabelecimento.

Em adição, negócios relacionados à área da reciclagem em si também são bastante interessantes, uma vez que boa parte da matéria prima usada será proveniente desse setor.

5 formas de adotar a economia circular na sua empresa

Agora, sabendo os benefícios que a economia circular pode agregar em sua empresa, surge uma pergunta: qual a dificuldade de se tornar, realmente, uma empresa sustentável que reproduza o modelo da economia circular?

A primeira vista, a inserção da economia circular em seu negócio pode, de fato, parecer algo muito complexo ou difícil de ser realizado. Porém, a realidade é outra. Existem diversas atitudes que podem servir de ponte para uma posterior transformação completa, como:

  • a utilização de produtos e materiais sustentáveis;
  • reciclagem e reutilização;
  • otimização dos recursos hídricos e energéticos;
  • redução da produção de resíduos, etc.

Use produtos e materiais sustentáveis

A economia circular está diretamente ligada à sustentabilidade. Por isso, a utilização de recursos que, por si só, já sejam sustentáveis, é de grande relevância. A implementação desse conceito pode ser complicada inicialmente, por isso esse pode ser um importante primeiro passo.

Dessa forma, a preocupação com o lixo gerado e a degradação do meio ambiente estão sendo levadas em conta. Esse tipo de prática está inteiramente alinhado com os princípios do sistema produtivo.

Recicle e reutilize

Os princípios da economia circular se baseiam na reciclagem e reutilização de recursos. Dessa forma, um bom passo inicial para a adoção do modelo sustentável é a realização da reciclagem e da reutilização dos materiais.

Essa prática não precisa ser adotada em relação aos produtos finais, mas sim em qualquer etapa do processo produtivo.

Assim, ao adotar essas práticas, boa parte dos pilares da economia circular estão sendo levados em consideração. A sustentabilidade, por sua vez, estará presente na linha de produção, além do tempo de vida dos produtos ter sido aumentado, o que corrobora com a cultura da economia circular.

Otimize o uso de energia e água

A economia circular tem como princípio a valorização dos recursos utilizados, desde a matéria prima até aqueles necessários para realizar a transformação da própria. Por isso, quando se otimiza o uso de energia e água, consequentemente a produção se tornará mais sustentável, uma vez que menos recursos serão necessários para a mesma produção.

Dessa forma, o simples processo de otimização do uso desses recursos é um grande avanço na questão da sustentabilidade dentro da empresa. Assim, os processos envolvidos na produção serão menos degradantes ao meio ambiente, pois garante uma maior consciência na utilização dos recursos disponíveis.

Reduza a geração de resíduos

A economia circular busca a redução máxima de resíduos, ou seja, visa o “lixo zero”. Isso quer dizer que a simples redução da geração de resíduos em sua empresa pode ser um avanço na direção da economia circular.

Com menos resíduos gerados, consequentemente o descarte será menor, o que gera menos degradação no meio ambiente, tornando o processo mais sustentável.

Educar seus funcionários

A economia circular depende, de certa forma, do envolvimento de todos os colaboradores no processo, uma vez que são esses os responsáveis pela otimização dos recursos utilizados. Sendo assim, são de extrema importância para a assertividade da inserção do conceito na empresa, possuindo grande relevância para o avanço do projeto.

Por isso, é essencial ter funcionários treinados para executar as funções de maneira eficiente e respeitando os novos modos de produção para a inserção da economia circular.

3 exemplos de economia circular

A economia circular não é somente um modelo teórico. Diversas empresas já a usam, em maior ou menor escala, ao redor do mundo, por possuir diversos benefícios. Esse conceito, por sua vez, pode ser implementado em empresas dos mais diversos setores e tamanhos, como, por exemplo, a Coca-Cola.

Coca-Cola

A Coca-Cola, marca conhecida internacionalmente, possui em seus processos a economia circular. Por exemplo, a reutilização de suas garrafas de vidro, é um dos processos em que eles se adaptaram para a inserção do conceito em sua produção. Em 2019, a engarrafadora Coca-Cola FEMSA Brasil comemorou a reciclagem de 100 milhões de garrafas PET em um ano, por meio do centro de coleta SustentaPET.

Nespresso

A Nespresso, empresa que produz e vende cápsulas de café, percebeu que o descarte e a produção de novas cápsulas era ambientalmente muito degradante. Pensando nisso, foi criado o Centro de Reciclagem Nespresso, onde as cápsulas já usadas eram processadas, tornando-se matéria prima para novas cápsulas. Além disso, o pó de café já utilizado  é transformado em adubo, fornecendo nutrientes para o crescimento de novas plantas.

Pneus Continental

A empresa de pneus Continental iniciou a produção de pneus a partir de fios provenientes de garrafas PET. Cada pneu produzido utiliza, em média, 40 garrafas PET recicladas, que viram fios de poliéster sem passar por processos químicos, o que torna a prática ainda mais sustentável. Assim, além da reciclagem do plástico, a extração de mais matérias-primas para a produção dos fios de poliéster convenientes foi reduzida. Assim, é perceptível o impacto positivo desse projeto na sustentabilidade da empresa.

O Planejamento Estratégico é essencial para a gestão de uma empresa e seu crescimento, pois contribui para o mapeamento dos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, a EPR desenvolveu duas ferramentas – “Planos de Ação” e “Metas”. Assim, é possível definir um roteiro detalhado para alcançar os objetivos da empresa e realizar o acompanhamento dos marcos. Baixe agora gratuitamente essa solução clicando aqui!

Planejamento Estratégico

 

voltar ao topo

Saiba mais

CASE: PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NA PRODUÇÃO DE COGUMELOS

GESTÃO POR PROCESSOS – Um dos maiores produtores de cogumelos do Rio Grande do Sul procurou a EPR Consultoria para mapear, otimizar e padronizar seus processos produtivos e administrativos. Além disso, o cliente queria também cadastrar e controlar visualmente os dados de receitas, despesas e produção.

Leia mais »