ESTUDO DE CAPACIDADE DOS CANAIS DE CHECKOUT DE REDE VAREJISTA

PCP
RESUMO

Desafio

  • Medir os tempos das operações de venda, troca e pagamento de carnês e faturas com diferentes métodos de pagamento nos diferentes canais.
 
  • Identificar a capacidade de cada operação e os fatores que causam suas variações.
 
  • Identificar as variações de tempos e de execução do checkout conforme os funcionários e a demanda dos clientes.

Solução

  • Entender todas as atividades envolvidas no fluxo de atravessamento, do início ao fim da operação. 

 

  • Realizar cronoanálise das atividades estudadas. 

 

  • Compilar os dados coletados dos tempos a partir das análises do processo como um todo.

Resultado

  • Planilha de Cronoanálise. 
 
  • Estudo de Capacidade.

Desafio

A EPR foi contratada por uma rede varejista de moda com atuação nacional para a realização de um estudo de tempos relacionado às operações de venda, troca e pagamento nos diferentes canais de checkout existentes nas lojas.  

O objetivo da EPR foi compreender qual o canal de checkout mais produtivo para suas lojas, e, também, identificar o desempenho de cada canal e melhorias no processo das operações.

 

Solução

Mockup - estudo de capacidade

A EPR desenvolveu um estudo com base na análise das operações de cinco canais diferentes de checkout. A partir das características de atendimento de cada canal foram estabelecidas possíveis variáveis de influência sobre o tempo de operação, que serviram como referência para a etapa de cronoanálise.  


Assim, cenários de atendimento foram construídos de acordo com variáveis como demanda, colaborador, faixa de peças e forma de pagamento, a fim de identificar quais influenciavam efetivamente nos tempos das operações.

Resultado

0
Canais de Checkout estudados
0
Planilha de Cronoanálise

A variável quantidade de peças serviu como base para análises e comparações, pois era a principal fonte de influência nos tempos de atendimento. Assim, verificou-se que entre os dois canais mais ágeis, ocorre uma demanda de 64% maior de tempo para adicionar uma peça à operação de venda.


Por fim foi construído um Excel contendo separadamente a análise numérica e gráfica de cada canal de checkout, assim como a comparação final de cada canal nas operações de venda e troca.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!