Estudo de Layout e Redução do Tempo de Carregamento em uma Siderúrgica

LOGÍSTICA & PCP
RESUMO

Desafio

  • Otimizar e aumentar a capacidade de carregamento dos caminhões

 

  • Reduzir as movimentações em uma planta com um estoque de 5000 m²

Solução

  • Análise e otimização de Layout

 

  • Análise e Priorização ABC do estoque

Resultado

  • Aumento de 29,8% da capacidade mensal de carregamento

 

  • Redução de 22,9% do tempo total de operação

 

  • Redução da movimentação do colaborador em 41,3%

Desafio

Uma grande empresa de siderurgia, cliente fidelizada da EPR Consultoria, contatou-nos alegando problemas com excesso de movimentações nas áreas de estoque e no carregamento de caminhões. O impacto principal destes problemas era no tempo de carregamento, que estava demasiadamente elevado, gerando demora e atrasos nos pedidos.

Pensando nisso, foi desenvolvido um projeto que objetivava a construção de um novo layout para o centro de distribuição no pavilhão de barras e perfis, além de propor melhorias que diminuíssem as perdas e esperas no processo de separação dos pedidos.

Mockup Case

Solução

Tendo isso em vista, a equipe do projeto objetivava ceder redução nas movimentações envolvidas no processo e a reorganização do estoque, tornando o processo de expedição mais otimizado e objetivo.

 

Assim, o projeto se deu, inicialmente, pela análise e priorização ABC, definindo as famílias de itens mais críticos do estoque e as realocando em posições estratégicas. Com isso concluído, a equipe focou na redução das movimentações, analisando os caminhos percorridos pelos colaboradores através de diagramas de espaguete e definindo novos fluxos de pessoas e materiais.

Soluções utilizadas:

Logística

A logística planeja, implementa e controla o fluxo e a armazenagem de produtos, serviços e informações desde os pontos de origem até o de consumo do produto.

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0%
de aumento na capacidade mensal de carregamento
0%
de redução das movimentações dos colaboradores

O resultado final foi de extrema expressão. Sem aumentar o número de colaboradores, a equipe conseguiu reduzir os principais indicadores que prejudicavam o processo. Os novos locais definidos para os produtos permitiram a redução da movimentação da ponte em 34,1%, a movimentação do colaborador em 41,3% e o tempo total de operação em 22,9%.

 

Além disso, houve uma melhor organização do estoque e definição dos fluxos de colaboradores e máquinas, diminuindo o fluxo cruzado. A partir da otimização dos fluxos de trabalho e movimentações, e da implementação do novo layout, foi possível propor um aumento de 29,8% da capacidade mensal de carregamento.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!