Gestão de custos para uma indústria de equipamentos médicos

ANÁLISE DE CUSTOS
RESUMO

Desafio

  • Identificar qual a melhor metodologia de custeio para a empresa.

 

  • Compreender qual é o melhor método de gestão de custos, considerando a forma mais eficaz de acompanhamento, tendo como possibilidades periodicidade temporal e ordem de produção.

 

  • Validar os critérios de rateio já utilizados, entendendo se os métodos e divisões utilizadas são coerentes com o processo atual.

Solução

  • Levantamento de dados em relação aos custos fixos, custos variáveis, fluxos de produção e o entendimento global de todo o sistema de custeio.

 

  • Identificação de aspectos a serem otimizados no sistema de custeio, visando detalhar melhorias a serem implementadas.

 

  • Proposição de uma sistemática que permita à empresa avaliar a eficiência de sua capacidade produtiva, identificar as perdas existentes nos processos que impactam nos custos.

Resultado

  • Definição de 3 centros de custos utilizando o método RKW.

 

  • Criação de um mapa interativo com todas as categorias e divisões da empresa.

 

  • Criação de uma planilha para acompanhamento do tempo de produção e para simulações dos percentuais de rateio das contas variáveis.
 

Desafio

A EPR Consultoria foi procurada por uma das maiores produtoras de instrumentos médicos cirúrgicos de alta performance tendo como principal desafio a gestão de custos da empresa. De forma geral, a empresa percebia que sua gestão atual havia inconsistências e variações muito expressivas ao longo do tempo, que impediam que os dados atuais fossem assertivos para tomadas de decisões.

Sendo assim, o projeto em parceria com a EPR teria como objetivo realizar um estudo englobando a validação de todo sistema de custeio da empresa. Além dessa validação, o desenvolver do projeto deveria seguir três vertentes principais: análise estratégica (identificando o melhor método de custeio), análise tática (identificando o melhor método de gestão de acompanhamento) e análise operacional (identificando formas de expor de forma interativa os dados levantados).

Mockup - Mapa case gestão de custos

Solução

Para a realização da validação do sistema de custeio foram analisados os custos fixos, custos variáveis, despesas, fluxo de produção, plano de contas e o DRE da empresa. A partir desse levantamento de dados, com o objetivo de construir o projeto seguindo os pilares relatados,  foi desenvolvido um mapa com todas as categorias e divisões da empresa, permitindo entender onde estavam os pontos críticos de perdas e oportunidades de melhoria.

Assim, em parceria com a diretoria da empresa, baseado em contatos frequentes e alinhamentos de expectativas, a equipe de projetos utilizou o Método RKW para definição dos centros de custos, conforme a alocação dos custos, o organograma da empresa e a homogeneidade dos processos. 

A partir desta estruturação, criou-se três categorias gerais de centros de custos, sendo eles: produtivos, de apoio e de despesa. Por conseguinte, tal organização foi a base para o rateio das contas vinculadas à produção nos centros de custos de apoio e nos produtivos.

Resultado

0
centros de custos criados
0
Ferramentas interativas de acompanhamento da gestão

A partir de todas as análises e estudo do sistema de custeio, o projeto executado entregou com êxito ao cliente um relatório completo de todo o estudo desenvolvido na empresa, juntamente a um mapa interativo completo com a estrutura de custeio, critérios e percentuais de rateio utilizados. 

Além disso, através da elaboração da gestão de custos contendo metodologias e informações relevantes de melhorias a serem implementadas, visando otimizar o acompanhamento operacional criou-se uma planilha para acompanhamento do tempo de produção e para simulações dos percentuais de rateio das contas variáveis.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!