Otimização dos Canais de Entrega de uma Siderúrgica

LOGÍSTICA & ANÁLISE DE CUSTOS
RESUMO

Desafio

  • Otimização dos canais de entrega (usina – centro comercial)

 

  • Elaboração de um simulador para realizar testes em diferentes cenários

Solução

  • Mapeamento da rede logística, para apresentar o detalhamento das combinações de decisões
 
  • Análise de custos do sistema, a fim de quantificar os caminhos do sistema

Resultado

  • Redução de 19,5% do custo logístico

 

  • Retorno financeiro antes da finalização do projeto (15 semanas)

Desafio

Uma grande empresa siderúrgica apresentava duas formas distintas para realizar suas vendas. Proporcionando aos clientes a compra direta da usina, que demandava um tempo longo para realizar as entregas, ou a compra diretamente da sua distribuidora, que entregava rapidamente devido a sua operação com lotes fracionados.

Com isso, a EPR consultoria foi contratada para otimizar os canais de entrega a partir da criação de um simulador em software, capaz de descrever o comportamento do custo e do nível de serviço na rede logística.

Mockup do Case

Solução

A partir do estudo de custos de transporte e armazenagem de produtos, foi elaborado um simulador que determinou os caminhos ótimos para transportes desses produtos, assim, possibilitando para o cliente se basear nesses trajetos para definir a malha ideal de entrega.

Em seguida, equipe do definiu as variáveis relacionadas com o custo logístico e com o tempo de entrega dos pedidos. Essa definição pressupôs uma pré-modelagem do problema, aperfeiçoando o entendimento da equipe em relação ao mesmo e possibilitando que as próximas etapas sejam realizadas da maneira mais assertiva

Logo após, foi realizado um mapeamento da rede logística, para apresentar o detalhamento das combinações de decisões permitindo uma visualização do sistema completo. Seguida de uma análise de custos do sistema, a fim de quantificar os caminhos do sistema, estruturando parâmetros para o simulador.

A partir desses dados ocorreu a modelagem do problema, que estruturou a lógica das relações de decisões da rede, e por fim, a construção do simulador em software. Em conclusão, houveram análises dos dados históricos de pedidos rodados no simulador.

Soluções utilizadas:

Logística

A logística planeja, implementa e controla o fluxo e a armazenagem de produtos, serviços e informações desde os pontos de origem até o de consumo do produto.

Análise de Custos

A Análise de Custos é um suporte gerencial e estratégico que analisa como os custos da organização se comportam, de modo a identificar e corrigir ineficiências.

Resultado

0
canais de entrega sintetizados no software
0
centros de distribuição integrados no software

Através das análises realizadas a partir do sistema de dados que possuía mais de 1800 canais de entrega, foi possível elaborar um simulador de software Excel para determinar qual canal de distribuição tem o menor custo associado, e qual o nível de serviço atrelado a cada opção.


Após ocorrer a averiguação de cada canal de entrega, o novo simulador adotado possibilitou uma redução de 19,5% do custo logístico, que possibilitou um retorno financeiro para a empresa antes do tempo de projeto ser concluído.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!