MAPEAMENTO E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NA PRODUÇÃO DE COGUMELOS

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Criar um fluxo da produção para que as informações pudessem ser acessadas pelos colaboradores.

 

  • Construir uma rotina concreta dos processos, com o intuito de reduzir variações no produto.
  •  
 

Solução

  • Mapeamento e padronização dos processos.

 

  • Elaboração de uma ferramenta de cadastro.

 

  • Observação e sugestão de melhorias.

Resultado

  • Manuais e mapas dos processos de produção dos cogumelos.

 

  • Dashboard para o controle de dados.

 

  • Relatório de melhorias.

Desafio

Um dos maiores produtores de cogumelos do Rio Grande do Sul procurou a EPR Consultoria para mapear, otimizar e padronizar seus processos produtivos e administrativos. Além disso, o cliente queria também cadastrar e controlar visualmente os dados de receitas, despesas e produção.

O objetivo do projeto foi criar o fluxo completo da produção de cogumelos para que as informações pudessem ser acessadas por todos os colaboradores. Além disso, construir uma rotina concreta dos processos que devem ser realizados de forma padrão, com o intuito de reduzir as variações no produto.

Solução

A partir de pesquisas qualitativas com todos os colaboradores do local, foi possível organizar um mapa detalhado da situação da produção. Em adição a isso, ainda foram elaboradas cartas de procedimentos operacionais padrão (POP’s).

A segunda etapa do projeto consistiu em realizar uma ferramenta completa de indicadores, que permitiu desde o cadastro de dados relevantes ao local, como receitas, despesas e produção diária, até o controle destes dados por meio de dashboards intuitivos e interativos. 

Para finalizar, foi elaborado um caderno com melhorias nos mais variados setores relacionados à produção, desde boas práticas e gestão visual até características ligadas à gestão de estoques. Tais melhorias seguiram uma metodologia de classificação em impacto e em viabilidade, de fácil entendimento e de fácil aplicação para o cliente.

Resultado

POP’s relacionados à produção
0
Dashboard de indicadores
0
Melhorias de diferentes setores
0

Com base na análise da EPR e nos documentos que foram entregues ao cliente foi possível criar um padrão na produção e, como consequência, evitar desvios de qualidade e facilitar o treinamento de possíveis novos funcionários.

Além do mais, a ferramenta de indicadores possibilita ao cliente tomar decisões mais assertivas e de maneira rápida, por meio de um controle visual muito mais simplificado e eficiente.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!

URL List