Análise de Risco na Troca do Formato de Entrega

GESTÃO POR PROCESSOS & PCP
RESUMO

Desafio

  • Avaliar três diferentes cenários no processo de entrega dos produtos em quatro lojas de uma grande varejista
 
  • Validar o impacto do método de entrega singlepack

Solução

  • Mapeamento dos processos de descarregar caminhão e abrir caixas
 
  • Cronoanálise conforme três diferentes cenários

Resultado

  • Redução de 20,85% no tempo médio do processo de entrega
 
  • Sugestão de melhorias em gestão visual para potencializar os resultados do método singlepack

Desafio

Uma grande varejista do setor da moda estava realizando um projeto para modificar a forma de recebimento de produtos importados. A empresa queria passar a trabalhar com caixas vindas do fornecedor já prontas para serem distribuídas para as lojas, contendo apenas um pack de roupa dentro delas (singlepack), e entender as vantagens dessa mudança frente aos métodos de entrega via encabidados e multipack.

Portanto, a EPR Consultoria foi contratada para validar o impacto dessa mudança, avaliando três diferentes cenários no processo de entrega dos produtos em quatro lojas dessa grande varejista. Para isso, foram usadas as ferramentas de mapeamento de processos e de cronoanálise, a fim de detectar dificuldades e possíveis melhorias no recebimento de caixarias e identificar qual das situações observadas apresenta melhor desempenho para reduzir os tempos de operação atual nas lojas.

Solução

Para definir um método de cronoanálise adequado, foram mapeados os processos de descarregamento, englobando desde a entrega destas pela transportadora, a separação das roupas na expedição, até a sua alocação no estoque das lojas. Os mapas foram desenvolvidos nas quatro unidades  e serviram de base para as análises dos cenários de testes propostos.

Com os mapas elaborados, foi possível dividir o processo em atividades menores. Isso foi fundamental para aumentar o número de amostras do processo e tornar a análise estatística mais confiável. Nesse sentido, o processo de descarregamento foi dividido e cronometrado em duas atividades menores:

  • Descarregar o Caminhão
  • Abrir Caixas

Foram cronometrados três diferentes cenários: o procedimento padrão já utilizado, e dois outros cenários variando a proporção do número de colaboradores e tipo de caixa utilizada no descarregamento. Com isso foi possível determinar o tempo médio do processo conforme a variação do método de entregando, validando o impacto da nova metodologia de entrega e sugerindo melhorias para o processo das quatro lojas.

Soluções utilizadas:

Gestão por Processos

Gestão por Processos permite, por meio do mapeamento de processos, alinhar as atividades da organização com sua estratégia, priorizando aquilo que mais agrega valor.

Programação e Controle da Produção (PCP)

O PCP é uma função administrativa que gerencia as atividades relativas à produção, de modo a adequar. a sua capacidade e satisfazer a demanda dos consumidores.

Resultado

0%
de redução no tempo do processo
0
lojas estudadas

Após a análise da EPR Consultoria, concluiu-se que o uso de caixas singlepack eram o método mais eficiente de embalagem dos produtos, com uma redução média no tempo processo de 20,85% em relação aos encabidados, justificando a extinção desse método de empacotamento. Além disso, verificou-se que a adição de dois membros na equipe de descarregamento não gerava ganhos significativos, o que se comprovou injustificável economicamente.

Por fim, a EPR sugeriu melhorias na gestão visual e a utilização de carrinhos dobráveis para economizar espaço físico, potencializando as melhorias advindas da adoção das caixas singlepack.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!