ANÁLISE DE RISCO NA TROCA DO FORMATO DE ENTREGA

GESTÃO POR PROCESSOS – Durante o projeto, a EPR Consultoria buscou validar uma mudança no formato de entrega de produtos de uma grande empresa varejista do Rio Grande do Sul, visando reduzir o tempo de descarregamento das mercadorias.

desafio

O objetivo do projeto foi validar a mudança no formato de entrega de produtos de uma empresa varejista, extinguindo a entrega via encabidados. Para isso, foram realizados mapeamentos dos processos e cronoanálise das atividades.

solução

Foram mapeados os processos de descarregamento de quatro lojas para definir um método de cronoanálise adequado. Foram cronometrados três diferentes cenários: o procedimento padrão já utilizado, e dois outros cenários variando a proporção do número de colaboradores e tipo de caixa utilizada no descarregamento.

resultado

Após a análise da EPR Consultoria, concluiu-se que o uso de caixas singlepack eram o método mais eficiente de embalagem dos produtos, com uma redução média no tempo processo de 20,85% em relação aos encabidados, justificando a extinção desse método de empacotamento. Além disso, verificou-se que a adição de dois membros na equipe de descarregamento não gerava ganhos significativos, o que se comprovou injustificável economicamente.

Por fim, a EPR sugeriu melhorias na gestão visual e a utilização de carrinhos dobráveis para economizar espaço de físico, potencializando as melhorias advindas da adoção das caixas singlepack.