GESTÃO À VISTA: CONHEÇA 3 MODELOS PARA APLICAR NOS SEUS NEGÓCIOS

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que você vai aprender

Gestão a vista - Banner

A gestão à vista permite que os resultados sejam compartilhados entre os colaboradores promovendo maior engajamento entre equipes para o sucesso do negócio. Além disso, ela gera transparência nos processos, ajustes em tempo real de informações, economia de tempo com foco nos objetivos e muito mais.

Sabendo que atualmente há um alto crescimento por  competitividade no mercado,  as empresas buscam alternativas para garantir uma gestão eficiente, com planejamento estratégico, compreensão dos aspectos organizacionais do negócio e com foco nos resultados. Uma opção eficiente para isso é a gestão à vista, que emprega a cultura fundamentada em valores compartilhados para se tornar mais produtiva, e consequentemente, ter um desempenho melhor nos processos.

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Saiba mais sobre a gestão à vista, quais os benefícios, como aplicar a gestão à vista na empresa e seus modelos!

O que é Gestão à Vista?

Gestão à Vista é um modelo de gestão que permite a visualização de indicadores de desempenho, de maneira visual e ágil, para todos os profissionais da empresa. Dessa maneira, a transparência sobre o desempenho do negócio é máxima e os colaboradores conseguem observar os possíveis pontos a serem melhorados para atingir as metas propostas.

Assim, conseguir enxergar dados atualizados de forma visual fortalece tomadas de decisões acertadas, minimizando prejuízos e problemas. No entanto, é importante que os colaboradores saibam interpretá-los e, a partir disso, tenham a liberdade de fazer eventuais mudanças.

Você sabe quais são os benefícios da gestão à vista?

Se a sua empresa ainda não aplica a gestão à vista, ela está perdendo de se tornar mais produtiva, e consequentemente, de ter um desempenho melhor no mercado. Por isso, confira a seguir quais os principais benefícios desse tipo de gestão:

1. Colaboradores com consciência da sua importância para melhores resultados.

Na utilização do modelo de gestão à vista, os colaboradores conseguem ter uma visão mais desenvolvida do ambiente em que estão inseridos. Deste modo, a equipe se sente efetivamente parte da empresa e responsável pelos resultados entregues aos clientes e consumidores.

 

2. Rapidez na tomada de decisão

Na medida em que a gestão à vista compartilha informações com clareza e com padrões visuais de fácil entendimento, os colaboradores têm mais agilidade na hora de executar as tarefas. Por sua vez, para os gestores torna-se mais rápido interpretar dados e tomar decisões acertadas.

 

3. Melhora o controle de metas

Quando as metas estão ao alcance visual dos colaboradores, todos conseguem acompanhar o andamento e fazer modificações sempre que necessário. Além disso, é possível utilizar quadros de comparação de desempenho, para incentivar competições por melhores resultados.

 

4. Maior foco nos objetivos

A gestão à vista também proporciona economia de tempo, com foco apenas nas informações mais importantes sem depender de atualizações ou relatórios complexos. Além disso, com acesso às informações de forma visual e clara, não ocorrerá perdas de tempo hábil tendo que refazer alguma tarefa.

 

5. Mais transparência de negócios 

Na utilização da gestão à vista, as informações são acompanhadas por todos da organização. Do principal gestor até o mais simples ajudante, todos conseguem ver a mesma informação e no mesmo instante. Deste modo, elimina possíveis falhas de comunicação nos processos empresariais.

6. Aumento do engajamento e da produtividade

Por meio da visualização de dados do painel de gestão à vista, os colaboradores têm autonomia e retorno de seus esforços, e o compromisso emocional com a empresa só aumenta. Isso melhora consideravelmente o esforço e engajamento das equipes, transformando a motivação interna diretamente no aumento da produtividade para a empresa.

Como criar um modelo Gestão à Vista?

Em um primeiro momento é interessante realizar um mapeamento de processos, pois essa primeira etapa abre caminho para entender de forma clara e simples como cada setor da empresa está operando. Nesse sentido, o mapeamento permite comunicar visualmente os detalhes importantes de um processo e descreve o fluxo de atividades, em vez de escrever instruções extensas. Além disso, a ferramenta destaca desperdícios, agiliza processos de trabalho e gera compreensão. 

Após fazer o mapeamento, os gestores podem fazer a definição dos KPI (Indicadores-chave de Performance), que serão compartilhados com cada setor ou pessoa na empresa. O KPI inclui somente os indicadores mais importantes, cortando indicadores que sejam desnecessários, para um controle de gestão da empresa mais transparente. 

Sendo assim, o acompanhamento dos dados através da ferramenta KPI, permite determinar o que está funcionando e o que não está. Porém, essa análise precisa de um planejamento estratégico com números, os quais são a melhor forma de saber se os resultados estão de acordo com os objetivos da empresa.

3 modelos de gestão à vista nas empresas

Você já viu que a gestão à vista pode deixar os colaboradores e gestores sempre informados sobre suas performances. No entanto, para que entenda ainda melhor o que é gestão à vista, vamos apresentar 3 exemplos de modelos de gestão que podem ser bastante esclarecedores.

Kanban

O kanban é um sistema de origem japonesa, e sua tradução literal significa “cartão” e “sinalização”. Com ele, a empresa utiliza um quadro grande e dispõe de cartões de sinalização sobre cada tarefa. Cada cartão é uma atividade que está posicionada em subdivisões, e cada movimentação passa de etapa em etapa até ser concluída.

Nesse sentido, os cartões contêm tarefas que podem ser separadas por três colunas: a seção de “coisas a fazer”, a de “tarefas em andamento” e, por fim, de “itens finalizados”. Existem também versões digitais que simulam esse sistema, e um exemplo prático é o e-Kanban.

Gestão a vista - Kanban

O Kanban sempre é citado como boa prática de gestão à vista. Saiba mais sobre o assunto com nosso conteúdo exclusivo!

Dashboard ou painel de gestão à vista

Um dashboard pode ser analógico ou digital, e traz informações sobre os indicadores de performance e sobre as tarefas que devem ser executadas. Dessa forma, os painéis estimulam a competitividade e incentivam a integração entre os colaboradores nos setores da empresa através da comparação de metas. Porém, é importante lembrar que os painéis devem ser atualizados com frequência, para que as informações não desatualizem e percam seus valores.  

Os painéis têm diversas vantagens que ajudam a melhorar o serviço, como: redistribuição das tarefas, redução do número de funcionários ociosos, organização eficaz de tarefas, ajustes em tempo real de informações e muito mais.

OKR

Um OKR (Objectives and Key Results) é um modelo para gestão ágil de desempenho. Ele consegue ter uma gestão ágil organizando os objetivos da empresa, da equipe e das pessoas em resultados possíveis de serem medidos. A diferença do OKR para outros modelos é que ele tem como característica a comunicação e o alinhamento, fazendo as pessoas se moverem juntos na direção do progresso da empresa. 

Portanto, a metodologia OKR apresenta um conceito de construção colaborativa de objetivos, que inclui todos os colaboradores no processo tático das decisões da empresa. Os principais benefícios do OKR para os colaboradores são: definição de prioridades, ciclos dinâmicos, feedbacks contínuos, gestão transparente e muito mais. 

Além disso, é importante salientar a importância de pesquisar e definir qual modelo de gestão à vista faz mais sentido com a empresa e os colaboradores. Para enfatizar, é essencial criar na empresa uma cultura de valores compartilhados. Assim, os colaboradores podem entender o contexto dos negócios da corporação e se apropriar dos conhecimentos provenientes dos indicadores.

Quer saber mais sobre a Metodologia OKR, famosa pelo seu uso por grandes empresas, como o Google? Confira o nosso conteúdo exclusivo aqui!

voltar ao topo

Saiba mais