A KW capabilidade, conhecida pela sua versão inglês “capability”, é um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios. Ele se refere à capacidade de atender a uma demanda conforme a expectativa do cliente.
Neste texto, explicaremos o conceito de capabilidade do processo, qual sua importância para as empresas, como calcular, dentre outros tópicos.
O que é capabilidade?
A capabilidade do processo é um conjunto de métricas de desempenho (KPIs), que fazem parte da metodologia de melhoria contínua, em que avalia-se a capacidade do processo em atender às demandas do cliente.
Através dessas métricas também é mensurada a qualidade dos produtos fabricados, seguindo normas governamentais ou critérios internos de controle de qualidade da empresa.
A análise da capabilidade do processo realiza por meio da comparação entre a faixa de variação real do processo e a faixa de especificação.
A primeira representa o comportamento observado na prática, já a segunda é define pelos limites inferior e superior estabelecidos pela empresa para a geração do produto.
Sendo assim, a capabilidade determina quando um produto é considerado “capaz”, ou seja, é executa de maneira correta, atendendo às especificações de qualidade e às expectativas do cliente.
Determina também quando ele é “incapaz”, casos em que não atende às expectativas do cliente e há uma quebra dos padrões de qualidade.
Como a capabilidade aplica nos processos?
A aplicação da capabilidade aos processos é feita através de duas etapas: “Controle e verificação dos processos” e “Avaliação de índices”.
Na etapa inicial, é preciso coletar os dados dos processos da empresa e criar gráficos que permitam uma visualização clara do controle de cada processo.
Em seguida, realiza a análise para identificar causas comuns ou especiais de pontos negativos e riscos durante a produção.
Visando eliminar qualquer obstáculo que possa comprometer o atendimento das expectativas dos clientes.
Já na segunda etapa, após assumir controle do processamento, são criados e consolidados os índices que validarão a adoção de medidas distintas após os cálculos.
São eles: CP (índice de capabilidade do processo), Cpk (índice de capabilidade de centralização de processo), PP (índice de performance do processo) e PPk (índice de performance de centralização de processo)
Por que a capabilidade do processo é importante?
Garantir a capabilidade do processo é crucial para assegurar a qualidade dos produtos e verificar se o cliente está recebendo exatamente o que foi solicitado. Por isso, a análise da capabilidade do processo desempenha um papel fundamental nesse desenvolvimento.
Afinal, um produto de qualidade pode ser um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais concorrido, ajudando a empresa a se destacar entre os concorrentes.
Além disso, o controle de capabilidade de processos ajuda na prevenção de problemas localizados na origem da produção.
Esse fator permite a identificação de possíveis perdas ou gargalos que possam comprometer a empresa. Dessa forma, é possível agir de forma preventiva e evitar prejuízos futuros.
Capabilidade e Capacidade: entenda a relação entre elas
A capabilidade do processo é abreviada por Cp, e através dela é medida a capacidade potencial do processamento. Sendo assim, apenas os níveis de variações na produção são medidos.
Por outro lado, a capacidade Cpk (índice de capabilidade de centralização de processo), mede a capacidade e o desempenho real do processo. Portanto, ela mede tanto a capacidade de o processo permanecer no alvo, quanto a sua precisão.
Ademais, a capabilidade determina a capacidade. Através da capabilidade do processo verifica-se a quantidade de produtos que determinado processo pode entregar com qualidade.
Atingido as expectativas do cliente, em certo período, o que delimita a capacidade do processo.
Passo a passo: aprenda a calcular a capabilidade do processo
A capabilidade do processo é a comparação entre o VOP (Voz do Processo) e o VOC (Voz do Cliente). Se a largura do histograma (VOP) estiver melhor que a lacuna entre os limites de especificação (VOC), o processo será capaz de entregar conforme suas especificações.
Porém, se o histograma não estiver centralizado entre os limites de especificação, significa que o processo tende a entregar depois do tempo definido com o cliente.
E há risco de algumas entregas serem feitas fora do limite superior de especificação. Portanto, tanto a largura, quanto a posição do histograma, definem a capabilidade.
O cálculo é feito no Minitab e possui três tipos de análises principais de variáveis contínuas: Método Normal, Método Between/Whithin e Método Non-Normal (não Normal).
Método Normal
Utilizado para dados que seguem distribuição Normal e pode ser empregado em subgrupos naturais dos dados.
Método Between/Whithin
Similar ao Método Normal, porém utilizado em subgrupos muito específicos.
Método Non-Normal (não Normal)
Aplicado quando os dados seguem, perceptivelmente, a distribuição Non-Normal.
Índices CP e CPK: o que são e como aplicar na capabilidade do processo?
Índice Cp
O índice Cp (Capabilidade do processo) reflete a capabilidade potencial do processo, assumindo que o histograma está centralizado e dentro dos limites de especificação (VOC).
Logo, dessa forma Cp realiza pela divisão entre a variação permitida dentro das especificações.
Essa variação obtém pela subtração do Limite Superior de Especificação (LSE) pelo Limite Inferior de Especificação (LIE).
Enquanto a variação esperada no processo é representada pela média aritmética da população multiplicada por seis.
Índice Cpk
Já o Cpk capabilidade de centralização de processo) reflete a capabilidade atual do processo por meio da mesma razão de Cp, mas comparando a distância entre o limite de especificação mais perto da média.
Podemos dizer que o Cpk leva em consideração o conceito de CP, respeitando os limites de especificidade e localização.
O cálculo do Cpk:
Como analisar a capabilidade e obter insights valiosos
A partir das análises e cálculos pode-se concluir que, em relação aos valores de Cp e Cpk, quando Cp = Cpk.
O processo está centralizado, mas se Cpk < Cp, o processo está descentralizado em algum dos lados.
Quanto maior for essa diferença, mais descentralizado será o processo.
Um processo será considerado capaz quando pelo menos 6 desvios padrão (99,74%) do seu processo couberem entre os limites especificados.
Ou seja, quando o Cp e o Cpk forem maiores ou iguais a um, mesmo que não estejam perfeitamente centralizados.
Adicionalmente, é possível afirmar que quanto mais estreita for a curva do gráfico, maiores serão os índices de Cp e Cpk e menores serão as variações.
Esses resultados indicam que o processo está apresentando um desempenho satisfatório.
Na indústria o valor exigido para Cp e Cpk é ≥ 1,33.
Quando os valores de Cp e Cpk são baixos, mesmo que a distribuição esteja centrada, a variação ultrapassará os limites de especificação e, portanto, o processo será considerado incapaz.
Quando o valor de Cp é alto e o valor de Cpk é baixo o processo também é considerado ineficaz, pois a distribuição não está centrada, apesar de haver pouca variação em relação à faixa dos limites de especificação.
Mais dicas para realizar o controle da Capabilidade do Processo
Para manter o controle da capabilidade do processo deve-se fazer o acompanhamento da sua aplicação, tópico citado anteriormente no texto.
O passo a passo a seguir ajudará na eficiência dessa fiscalização:
- Recolher informações do processo através dos clientes;
- Coletar dados da produção atual;
- Transformar os dados em planilhas ou dashboards para sua melhor visualização;
- Comparar os dados obtidos em ambos os cenários, a fim de eliminar os riscos do processo;
- Iniciar o projeto de solução dos problemas.
Ao realizar esse roteiro periodicamente, a aplicação da capabilidade do processo estará sempre sob controle.
Por fim, é importante ressaltar a necessidade de armazenar todos os dados coletados, para que eles possam ser comparados com as futuras medições.
Assim, controlar se o processo está eficiente de fato.
3 exemplos práticos de capabilidade para inspirar sua equipe
O estudo da capabilidade do processo está presente nos mais diversos ramos de empresas e ele sempre se demonstra de suma importância para garantir a satisfação do cliente.
Trouxemos três exemplos para inspirar você a praticar a capabilidade de processo:
Empresa de peças automotivas
A produção de peças automotivas faz o uso da capabilidade para garantir que suas peças possam ser produzidas nas especificações requisitadas, tendo em vista que cada peça exige um diâmetro específico.
Para isso, calcula os índices de capabilidade do processo e de performance do processo, através de dados coletados de sua produção.
Logo, com o controle de capabilidade do processo aplicado, as empresas garantem que as peças produzidas atendam aos requisitos de qualidade, reduzindo o número de peças defeituosas e aumentando a satisfação do cliente.
Empresa de medicamentos
No ramo farmacêutico, as empresas usam da capabilidade de processo para garantir o peso correto dos seus medicamentos. Elas calculam a capabilidade do processo de produção de seus remédios, após a verificação de dados coletados em um histograma.
Ao utilizar do controle de capabilidade do processo, as empresas garantem que os comprimidos produzidos atendam aos requisitos exigidos.
Assim, reduzindo o número de comprimidos com peso fora da especificação e aumentando a segurança dos pacientes.
Empresa alimentícia
Desde já as empresas do ramo alimentício aplicam o controle de capabilidade do processo para garantir a qualidade consistente de seus produtos.
Eles definem as especificações, coletam dados de produção, calculam o índice de capabilidade do processo e monitoram o processo ao longo do tempo.
Isso permite que eles identifiquem rapidamente qualquer variação e tomem medidas para corrigi-la. O resultado, a empresa é capaz de produzir comidas de alta qualidade de forma consistente e satisfatória para seus clientes.