Códigos de Barras e eficiência de inventário

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O que você vai aprender

 

Os códigos de barras são utilizados de maneira essencial para a logística moderna, utilizando-se de uma combinação de números e barras. A partir da criação de uma combinação única, somos capazes de identificar em qualquer lugar do mundo o produto que se diz respeito. 

Percebe-se que seu impacto é enorme quando se fala sobre a capacidade de aumentar a eficácia e precisão dos estoques, e forma que utilizando essa ferramenta, tornamos o trabalho menos suscetível a erros e mais propício a um aumento de eficiência.

O que é um Código de Barras?

Um código de barras é uma combinação de números e barras que quando unidas determinam algum tipo de informação de maneira rápida. A identificação dos dados contidos acontece de acordo com o espaçamento e a espessura das barras que representam números ou sequências numéricas. A decodificação desses numerais depende do padrão escolhido e sua finalidade. 

A leitura do código ocorre com o auxílio de um scanner que absorve (espaços brancos) ou reflete a luz (barras pretas). Os números decodificados pelo efeito físico são transmitidos para um sistema no qual são lidos e transmitem a informação contida. 

Como há uma vasta gama de produtos e itens que podem ser codificados, foram criados padrões de codificação, cada qual com suas particularidades, com o intuito de facilitar a leitura. 

Dessa forma, existem diversos tipos de código de barras, sendo os mais famosos EAN-13 (GTIN-13), DUN-14 (ITF-14), UPC e QR Code, que são utilizados para, respectivamente, digitalização, transporte, varejo e marketing de consumo.

Benefícios do Código de Barras na Logística

Os códigos de barras revolucionaram a forma como as empresas lidam com estoques, rastreiam remessas e simplificam as operações. A integração de códigos de barras nas operações logísticas aumentam de maneira significativa a eficiência em diversas áreas da empresa. 

Os códigos de barras permitem uma gestão eficaz do inventário, uma vez que as contagens de inventário podem ser realizadas com rapidez e precisão. Assim, a redução do tempo e dos recursos necessários para contagens manuais torna-se extremamente vantajosa para que as empresas consigam otimizar os níveis de estoque. 

Ao digitalizar códigos de barras, os profissionais de logística podem verificar rapidamente os detalhes do produto, atualizar registros de estoque e agilizar o atendimento de pedidos. Essa maior velocidade não apenas aumenta a produtividade, mas também aumenta a satisfação do cliente e minimiza os custos de transporte.

Implementando Sistemas de Código de Barras

A implementação dos códigos de barras nas operações de uma empresa marca um passo significativo para aumentar a eficiência, a precisão e a produtividade geral. 

Para iniciar o processo de aplicação dos códigos é necessário selecionar o sistema de código de barras apropriado para as necessidades da empresa. Após optar por um modelo, é necessário criar códigos individuais para cada produto, possibilitando o reconhecimento global das mercadorias. 

Depois de gerar as etiquetas de código de barras, é necessário imprimi-las utilizando uma impressora específica. Este passo é crucial, uma vez que sem os materiais de impressão de alta qualidade, podem haver falhas no momento de leitura, diminuindo a eficiência do processo. 

Com suas etiquetas de código de barras impressas, a próxima etapa é fixá-las, a rotulagem adequada garante que os produtos possam ser identificados com rapidez e precisão em toda a cadeia de abastecimento. 

Para concluir o processo de instalação, configure equipamentos em locais estratégicos, como entradas e saídas de estoque para que seja possível realizar estudos a partir das informações coletadas. 

Por fim, são necessários testes para garantir que as etiquetas sejam lidas com precisão e confiabilidade, trazendo assim mais eficiência para a sua empresa.

O processo de aplicação dos códigos de barra é simples e pode ser explicado em alguns passos:

  • Identificar o tipo de código de barras mais adequado para as necessidades da empresa;
  • Gerar os textos únicos de cada produto;
  • Imprimir os códigos de barra com a cor e tamanho desejados;
  • Definir o sistema de leitura e configurá-lo;
  • Testar e validar os códigos criados.

Desafios e Soluções na Adoção de Códigos de Barras

Da mesma forma que as mudanças exigem ajustes e adaptações nas empresas para garantir sua eficácia, os códigos de barra também requerem uma abordagem semelhante. 

O maior desafio reside no investimento inicial, que pode ser considerável, especialmente para grandes inventários ou processos logísticos complexos. No entanto, a médio e longo prazo, há uma significativa economia de recursos diversos.

Outro desafio comum na implementação da tecnologia é a dificuldade de tornar os funcionários receptivos e aptos à mudança. A resistência é comum, mas consegue ser contornada com treinamentos e amostragens dos resultados que serão trazidos para a empresa, visando uma integração entre ambos que são essenciais para o desenvolvimento da companhia. 

Para garantir a eficiência dos processos é necessário que se tenha um acompanhamento gradual durante a implementação, e periódica depois de já iniciada a utilização. 

Desse modo, acabam surgindo custos e verificações fundamentais de modo que em um futuro vejamos o sucesso da instalação. Ao solucionar os desafios apresentados, é possível ver a eficiência, a precisão e a produtividade nas suas operações.

Casos de Sucessos e Melhores Práticas

A utilização de códigos de barras é fundamental no mundo tecnológico que vivemos hoje, já que as informações precisam transitar e serem compreendidas mundialmente. 

A integração e a rapidez estão cada vez mais interligadas, tornando cada vez mais útil em qualquer processo a presença de softwares capazes de realizar a leitura, refletindo em uma eficiência em projetos de logística. 

No mercado, hoje, percebe-se que quando se fala de empresas de grande porte, independente do setor, é impossível visualizar a gestão dos estoques e da logística sem que haja sistemas de leitura rápidos. 

A tecnologia rege o crescimento das empresas e isso é perceptível em empresas como, por exemplo, Amazon e Mercado Livre, que se desenvolvem e utilizam de artifícios, como a leitura rápida e rastreamento em “tempo real”, e assim se desenvolvem e apontam crescimentos maiores a cada ano. 

Grupo Pão de Açúcar: A empresa começou com o intuito de padronizar apenas os recebimentos dos frigoríficos, visando tornar o processo mais ágil, entretanto mais do que isso, conseguiram facilitar a separação, armazenagem e expedição. 

Depois de perceber a eficiência que causou a rápida leitura dos produtos, a empresa passou a ampliar a implantação do sistema. Hoje em dia não existem produtos comercializados por eles que não estejam dentro do padrão estabelecido. 

Aché (farmaceutica): A partir da demanda criada pela ANVISA, uma lei que exigia a rastreabilidade dos produtos, a empresa Aché optou por investir na implementação de códigos de barras específicos em cada embalagem de medicamentos. 

Portanto, a partir da execução, a farmacêutica percebeu que com essa ferramenta era possível obter um controle de produção e de logística. Além disso, também trazia ao consumidor uma sensação de “segurança”, conseguindo passar uma proximidade com os consumidores.

 

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