LOGÍSTICA 4.0: O QUE É, PRINCIPAIS DESAFIOS E TENDÊNCIAS

Tempo de Leitura: 5 minutos

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que você vai aprender

 

É impossível pensar no termo indústria atualmente e não associar o mesmo à Logística 4.0. Na atual conjuntura do mercado, empresas de todos os portes estão indo em direção à inovação, criatividade e, acima de tudo, aos resultados.

Buscando trazer o que há de melhor em tecnologia para dentro dos seus processos, a Logística 4.0 surgiu justamente no contexto da internet e da mobilidade gerada por dispositivos móveis, processo esse denominado de 4ª Revolução Industrial. 

Através de todos esses pontos, é possível unificar tecnologia e processos já estabelecidos, otimizar processos, agregar valor e, com isso, potencializar os ganhos.

 

O que é logística 4.0?

Pautada em cima das diretrizes da Indústria 4.0, a Logística 4.0 tem como objetivo trazer maior eficiência para processos internos de quaisquer negócios. Dessa forma,  valendo-se de equipamentos modernos de transporte e alocação, como veículos, paletes, contêineres etc. 

A partir da implementação desses métodos modernos para lidar com seus processos, as empresas podem criar um fluxo automatizado de abastecimento de produtos e suprimentos, que acabam operando em rede. 

Além disso, acabam gerando organização e eficiência que agregam valor não só ao produto final, mas também aos operadores que podem realizar suas atividades de forma ágil.

 

Exemplos

Quando falamos em exemplos da Logística 4.0, acabamos entrando diretamente no ramo da Tecnologia de Informação. Como exposto anteriormente, o crescimento exponencial das tecnologias e da computação a partir dos anos 2000 fizeram com que muitos dos processos outrora exclusivos de computadores pudessem ser transferidos para a vida real. 

Dois grandes exemplos disso são a Internet of Things (IoT), também conhecido como Internet das Coisas. Ela consegue conectar diversos dispositivos locais a uma rede de controle, como acionadores de equipamentos automáticos, o que acaba minimizando riscos e otimizando produtividade.

E ainda temos a Inteligência Artificial (IA) aliada à ciência de dados, que faz com que seja possível, por exemplo, prever quais as tendências de venda da empresa, ou qual persona de cliente é a mais comum. 

 

Benefícios da logística 4.0

Atualmente é difícil encontrar adjetivos não positivos para a Logística 4.0. Visto que, a partir da sua implementação, as empresas podem, dentro de pouco tempo, presenciar aumento de eficiência operacional, redução de perdas, alta taxa de informações e possibilidade de gerar insights valiosos. Além disso, irá ocorrer o aumento considerável da satisfação dos clientes, bem como um maior retorno tanto financeiro como operacional.

Com isso, torna-se quase impossível imaginar algum cenário onde não seja benéfico adaptar qualquer empresa aos alicerces da Logística 4.0. Ainda mais em um mundo onde as tecnologias crescem cada dia mais e totalmente atreladas aos anseios da indústria.

 

Como surgiu?

Com a espantosa taxa de crescimento das tecnologias ao longo do século XI, cada vez mais a humanidade foi exposta a enormes volumes de informação. E é justamente nesse ponto que se tem o advento da Logística e da Indústria 4.0.

Simplesmente, passa por trazer todos esses pontos de tecnologia e de inovação para dentro da indústria, buscando as melhores maneiras de fundir o que há de melhor nas duas áreas e, dessa forma, alcançar resultados positivos.

 

Qual o objetivo da logística 4.0?

De suma forma, podemos dizer que o objetivo da Logística 4.0 é trazer a modernidade para dentro dos processos industriais clássicos. Dessa forma, visando otimizar processos e, com isso, proporcionar crescimento da empresa dentro do que se espera de inovação no contexto atual do mercado.

Também podemos dizer que a Logística 4.0 proporciona a inserção da automação dos processos mais variados, gerando maior eficiência, reduzindo riscos e proporcionando maior qualidade no produto final.

 

Quais são as possíveis soluções?

No que diz respeito a soluções práticas proporcionadas pela Logística 4.0, faz sentido olhar para o setor do agronegócio, um dos grandes pilares da economia brasileira que hoje pode se valer dos benefícios da modernidade. 

Rastrear caminhões e informar o motorista em tempo real para mudança de rota em função de chuvas em determinados locais e roteirizar a frota considerando aspectos ligados à trepidação, vibração e deslocamento de cargas. Além disso, evitando danos à carga, pois auxilia onde o roteiro não considera apenas o fluxo de veículos.

 

Como funcionam os processos?

Em termos de funcionamento, a Logística 4.0 vale-se, basicamente, da integração dos processos logísticos já existentes com a tecnologia proporcionada na atualidade.

A partir disso, se torna possível conectar uma linha produtiva ou logística inteira, linearizando processos e criando uma rede logística mais forte.

 

Quais os principais desafios?

Os grandes desafios da logística 4.0 estão na adoção da tecnologia como grande base das operações da empresa. Essa ação exige não só investimento, mas também uma total readaptação do ambiente produtivo e corporativo às mudanças tecnológicas.

Além disso, se insere um contexto de responsabilidades compartilhadas para os colaboradores da empresa, de tal forma que todos devem ter sua parcela na tomada de decisão, o que exige um tempo para adaptação.

 

Logística 4.0 no Brasil

Atualmente, a Logística 4.0 ainda é mais um conceito buscando implementação ampla do que realmente uma realidade em nosso país. Todavia, esse cenário vem se modificando ao passo que cada vez mais startups com pensamento tech são criadas e, com isso, acabam se inserindo no contexto da Logística 4.0.

Existe uma expectativa muito grande quanto à Logística 4.0 no Brasil. A tendência é que a mesma se cumpra de forma adequada, visto que há um número enorme significativo de profissionais sendo formados já com um pensamento voltado à tecnologia. A partir disso, podemos inferir que as perspectivas da Logística 4.0 no Brasil são as melhores possíveis!

voltar ao topo

Saiba mais