LOGÍSTICA: COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE?

Tempo de Leitura: 10 minutos

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O que você vai aprender

Ter um plano de logística efetivo é um passo importante para não ser apenas mais uma empresa no mercado. À vista de um mercado cada vez mais competitivo, se destaca quem consegue entregar a melhor experiência ao consumidor.

Assim, a logística consiste em uma forte organização e planejamento dos mais diversos processos de uma empresa. Dessa forma, compreendem tanto processos internos, quanto externos. De modo geral, o objetivo da logística é tronar estes processos mais enxutos e eficientes, tanto quanto for possível.

Assim sendo, o plano de logística exerce um papel estratégico fundamental para o sucesso e consolidação de uma marca. Desta forma, através da otimização, ocorre a redução dos custos e a qualidade de entrega melhora.

 

Logística: como funciona?

A logística consiste na organização e planejamento de diversos processos da empresa. Tal análise estratégica aborda desde o transporte, até a armazenagem do produto. Logo, visto que todos esses aspectos representam um custo para a empresa, otimizá-los é uma estratégia importante para aumentar a competitividade e a saúde financeira.

De modo geral, um bom planejamento logístico tem como objetivo reduzir ao máximo os custos envolvidos com transporte, movimentação e armazenamento de um processo.

Á vista disso, para realizar um planejamento de logística, é preciso conhecer quais indicadores estão envolvidos no custo logístico da empresa. Essa análise é importante para identificar quais são as variáveis e como reduzir suas perdas.

Dentre as 7 perdas da produção enxuta, duas delas estão diretamente relacionadas à logística:

 

  • Perdas por transporte:

    Acontecem quando há transporte de produtos não eficazes. Esses se caracterizam por transporte sem programação, transporte de forma desnecessária ou transporte a partir de sistemas inadequados.

  • Perdas por movimentação:

    As movimentações desnecessárias dos colaboradores são um exemplo de perdas por movimentações nos processos de produção. Neste sentido, ela costuma aparecer por erros de orientação na execução, má distribuição de tarefas e falta de mapeamento de parâmetros de tempo de execução para cada atividade. Além de logística, nesse tipo de perdas, deve se levar em conta o layout, e a otimização do mesmo.

Logística de produção eficiente

Reduzir essas duas perdas citadas acima é o principal objetivo da execução de uma logística de produção eficiente. Mas como podemos fazer isso?

Neste sentido, diversas empresas optam por softwares de gerenciamento de logística, os quais irão auxiliá-las nas tomadas de decisão e controle logístico. Contudo, o controle por si só não resolve problemas. Sendo assim,  é necessário criar planos de ação para otimizar movimentos, transporte e armazenagem.

Por isso, separamos 3 ferramentas que auxiliam na execução dos planos de ação e otimização dos processos:

 

  • Mapeamento dos Processos:

    mapeamento de processos auxilia na identificação de gargalos ao longo das movimentações, transportes e armazenagens. Assim, através deste estudo, podemos reconstruir os processos e atingir o processo ótimo.

  • Curva ABC:

Essa ferramenta analisa e categoriza estoques baseado na sua importância frente ao processo. Desta forma, tem como objetivo caracterizar uma escala de ordem de importância de cada um dos produtos e processos.

  • Cronoanálise:

    A cronoanálise identifica de forma quantitativa onde estão localizadas as perdas por movimentação e transporte. Dessa forma, tem como objetivo quantificar os tempos de movimentos dos processos. Assim, destaca o que não agrega valor e despende mais tempo, a fim de tornar possível eliminá-las ou reduzi-las.

 

Embora a logística atue fortemente no transporte de matéria-prima e de produtos acabados, está enganado quem acredita que esse assunto se restringe apenas a isso. Assim, a logística atua em toda a cadeia de suprimentos, além de compreender o estudo de todos os processos de fabricação até a entrega ao consumidor final.

Etapas do processo de logística

Com tantas etapas críticas para a logística, é importante estruturar quais partes do processo são importantes para a criação de uma boa estratégia. A seguir, destacamos algumas delas:

 

Armazenamento: 

O cuidado com o local de armazenamento – tanto dos produtos, quanto da matéria prima – é uma parte fundamental da logística. De modo geral, para que não haja perdas em movimentação relacionadas à procura desses itens, é importante que locais seguros e de fácil acesso sejam escolhidos.

 

Padronização da informação: 

Para a padronização é fundamental concentrar toda a informação ligada ao negócio em um só lugar. Este deve ser acessível e de fácil compreensão a todos que necessitam acessar esse material. Dessa forma, uma boa logística de organização possibilita maior agilidade de informações, e por fim, a otimização da gestão de processos.

 

Previsão de demanda: 

Em conjunto a centralização da informação, é importante ter uma boa ferramenta de previsão de demanda. Por meio dos registros de vendas, é possível prever quanto deve ser adquirido de matéria-prima e quanto se deve produzir. Além disso, outras decisões estratégicas que influenciam em todos os processos de logística, desde o estoque até a entrega final, também são esclarecidas com a previsão.

 

Comunicação: 

Os canais de comunicação devem ser de fácil acesso e compreensível para todos. A intenção é  que a troca de informação entre setores e cliente sejam efetivos. Tal cuidado é necessário,  visto que falhas na transmissão das mensagens podem acarretar em erros, retrabalhos e atrasos nas entregas.

Um exemplo é o contexto da pandemia, onde a comunicação se dá à distância na maioria das vezes. Dessa forma, é preciso dar ainda mais atenção para a forma que ocorre o fluxo de informação, para que assim, seja possível uma interação satisfatória.

 

Logística na quarentena

Em tempos de isolamento social, o E-commerce ocupa ainda mais espaço entre os consumidores. E com o aumento dos pedidos, é preciso maior organização para que não hajam falhas no processo desde a a chegada do pedido até entrega do produto em seu devido prazo. Sendo assim, torna-se ainda mais necessário um forte trabalho de logística.

Atualmente, a maior parte dos consumidores se informam sobre a reputação da marca a partir dos relatos de outros usuários nas redes sociais. Dentre as avaliações, se destacam as analises a respeito de prazos e qualidade de entrega. Desta forma, prezar pela logística em entregar uma boa experiência se torna fundamental para a consolidação da empresa no mercado.

Portanto, para que haja sucesso nas vendas, principalmente nesse período de pandemia, é muito importante se atentar aos cuidados logísticos. Estes devem seguir uma estruturação para que haja menos custos, evite atrasos ao cliente e danos ao produto. A seguir, destacamos exemplos de critérios que a ser analisar.

 

Confira dicas abaixo: 

  1. Bons fornecedores: a qualidade do produto e pontualidade na entrega são fundamentais;
  2. Recebimentos das mercadorias: o recebimento da mercadoria deve ser feito de forma a otimizar a estocagem.
  3. Estocagem: a armazenagem dos produtos em local mais estratégico possível é importante,  de forma a possibilitar que fiquem sob proteção de riscos e que permaneçam de fácil acesso.
  4. Recebimento do pedido: o pedido do cliente chega à empresa e deve começar a ser separado no momento de aprovação.
  5. Aprovação do pedido: essa etapa é fundamental para a segurança da empresa, pois é após a checagem do sistema, através da autorização de pagamento, que o produto deve ser preparado para o envio.
  6. Localização e preparação do envio: este ponto traz a importância de uma boa logística em armazenamento e centralização da informação, para que seja fácil identificar onde estão os produtos solicitados com maior agilidade.
  7. Separação e Embalagem: Deve-se atentar ao cuidado com a embalagem, pois ela deve preservar o produto de possíveis danos do trajeto. Além disso, também importa agregar valor visual ao cliente, que percebe que o produto foi pensado e cuidado para sua melhor experiência.
  8. Expedição e entrega: engloba o processo final de envio do produto, desde seu carregamento até chegada ao destino final, o consumidor.

Passo a passo logística

Quais são os tipos de logística?

Dentre os tipos de lógicas disponíveis destacam-se a logística reversa e a logística verde. Saiba mais abaixo:

 

Logística Reversa

A logística reversa é um ponto a se destacar, principalmente nesse período. Trata-se de quando o produto retorna à loja por não atingir às expectativas do cliente.

Pelo fato de, na maioria das vezes, o consumidor não ter a oportunidade de experimentar ou de ver o produto pessoalmente, as trocas no e-commerce costumam ser mais frequentes. Isso também exige um esforço extra de organização logística para que todo o processo de troca seja feito da maneira menos custosa para a empresa.

 

Logística Verde

Este tipo de logística em questão visa ao cuidado com o meio ambiente, tentando encaixar na logística de todo o seu sistema de produção, formas de gerar menos impacto ao planeta. Ou seja, há a intenção de impactar menos nos processos que geram algum tipo de poluição.

Um exemplo disso é a otimização ou encurtamento das rotas das transportadoras, sempre que possível. Além de enxugar custos, essa medida também impacta em uma menor emissão de gases poluentes.

Outra forma de tentar colocar em prática são vistas nas iniciativas de elaboração de embalagens recicláveis e/ou reutilizáveis.

 

O que faz um profissional da logística?

O profissional de logística pode atuar em diversos ramos. Em geral, o curso de logística é oferecido nas modalidades técnico (duração média de um ano) e tecnológico (duração média de dois anos). Porém, alguns cursos de bacharelado oferecem disciplinas sobre esse assunto.

Para além do conhecimento técnico, esse profissional deve possuir um perfil de liderança para coordenar uma cadeia de suprimentos, além de ter forte visão estratégica para enxergar de forma macro os inúmeros processos a qual está responsável. Ser flexível e adepto a tecnologias também costumam ser pontos forte de quem busca se encaixar nesse mercado.

No que diz sobre o conhecimento técnico, é importante dominar algumas ferramentas muito utilizadas na logística. Dentre elas, as mais conhecidas são o EPR e softwares de simulação.

A primeira é fundamental para integrar informações muito importantes para a tomada de decisões estratégicas, como, por exemplo, dados de estoque, fornecedores, histórico de vendas, entre outros. 

Além disso, muitos profissionais da engenharia absorvem a demanda por esses profissionais e atuam fortemente em cargos de logística. Na Engenharia de Produção, essa é uma área de atuação já consolidada.

Logística empresarial: terceirizar ou não?

Sabemos que, quanto maior e mais complexa uma empresa se torna, mais desafios logísticos surgem. Sendo assim, a demanda desses profissionais de logística crescem cada vez mais. Por isso, muitas empresas optam pela terceirização.

As terceirizações mais recorrentes são a 3PL e a 4PL. A 3PL se relaciona a um setor mais operacional, de modo a terceirizar geralmente o transporte e o armazenamento. Enquanto isso, a 4PL costuma ser a terceirização de uma parte mais estratégica dos processos que englobam a produção, que seria a gestão dessa cadeia de suprimentos, mais conhecida como Supply Chain (sua tradução em inglês).

É sempre importante destacar que a decisão por terceirizar ou não alguma etapa logística de uma empresa deve passar por grandes cálculos. Entretanto, análises profundas de curto, médio e longo prazos são válidas para escolher a decisão mais adequada para cada estilo de negócio.

 

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