Uma indústria eletrônica precisava obter um estudo de capacidade na área de logística da empresa nos setores de estoque, expedição e almoxarifado.
O objetivo do estudo era acompanhar e mapear os principais processos a fim de compreender a capacidade produtiva dos funcionários e identificar oportunidades de melhorias e inovação para otimizar as atividades.
O projeto iniciou-se com o mapeamento dos processos, possibilitando a visualização do fluxo de atividades e a identificação de possíveis gargalos nas rotinas.
Na sequência, foram desenvolvidos diagramas de espaguete para sete processos de logística. O intuito era de identificar os locais de maior movimentação dos funcionários, pontos de movimentações repetitivas e como otimizar os trajetos dos processos.
Após realizar o entendimento dos deslocamentos dos colaboradores e concluir a obtenção dos insumos necessários na cronoanálise, foi elaborado um estudo de capacidade individual de cada processo.
Dessa forma, foram desenvolvidos simuladores para estimativa de tempo das atividades e do processo total. Também foram feitas análises gráficas para comparações de cenários diferentes nas atividades de cada processo.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!