O Diagrama de Pareto é uma das 7 Ferramentas da Qualidade. Utilizada com o objetivo de auxiliar no controle das erros em uma linha produtiva e, até mesmo, em um contexto administrativo.
Em meados do século XIX, o italiano Vilfredo Pareto criou o Princípio de Pareto. Em seus primeiros estudos, a ferramenta mostrou a desigualdade de riquezas entre a população de um país. Dessa forma, ele revelou que 20% da sociedade tinha posse de 80% dos bens da época.
Porém, em um ambiente corporativo, este recurso aponta que 20% das principais causas são responsáveis por 80% dos problemas de uma organização. Nesse sentido, foi graças ao consultor de negócios, Joseph Juran que conhecemos hoje o Diagrama de Pareto como um sistema de gestão de qualidade.
Objetivos do Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é uma demonstração gráfica que permite uma fácil visualização e compreensão dos problemas ou causas mais relevantes para a organização. Assim, ele foca nos pontos mais significativos a se solucionar. Além disso, promove um esclarecimento sobre a relação causa–benefício, identificando quais ações devem vir antes das demais para trazer resultados satisfatórios.
De modo geral, o Gráfico de Pareto ordena as inconformidades e as relaciona com suas causas, para saná-las rapidamente. Nesse sentido, imagine uma empresa que já consegue identificar uma perda de movimentação entre os estoques intermediários e a linha de produção. Porém, ela não sabe por onde começar a resolver esse problema.
Neste exemplo, sugere-se realizar um estudo das possíveis causas para essa não conformidade e, após, colocá-las em um Diagrama de Pareto. Assim, é possível analisar quais as ações que necessitam de mudanças para que o nível do problema em questão diminua drasticamente.
Onde e quando aplicar?
O Diagrama de Pareto fornece um norte em relação às causas, com foco em eliminar o erro. Dessa maneira, é uma ferramenta da gestão da qualidade muito útil em momentos de tomada de decisão sobre um caminho a se seguir, pois sana o problema pela sua maior causa.
No início de sua aplicação em empresas, o foco do Diagrama de Pareto era voltado para perdas em indústrias. Todavia, com a grande evolução da gestão da qualidade em todos os setores, o Gráfico de Pareto também pôde ser utilizado em diversas áreas.
O ambiente mais propício à implementação desse diagrama é aquele que precisa solucionar um erro ou efetivar melhorias. Por exemplo, alguns dos segmentos são:
- ciência da computação;
- saúde;
- administração;
- marketing;
- vendas, entre outras.
O Diagrama de Pareto deve ser aplicado em situações em que:
- Houver a necessidade de encontrar as causas gerais de determinados problemas através da análise de dados de um fluxo;
- Ser necessário listar as ações mais relevantes dentre muitas;
- Houver uma conexão em as causas existentes em um processo ou situação;
- Existir um estudo da frequência em que as causas ocorrem e provocam um problema.
Além disso, é importante ressaltar que as situações citadas possuem o objetivo final de corrigir o erro, mesmo não sendo a ação reparadora. Em outras palavras, não podemos descobrir a intensidade das causas e não atuar em cima delas.
Benefícios do uso do Diagrama
O uso do Diagrama de Pareto como uma ferramenta de gestão da qualidade pode trazer inúmeras vantagens para um setor ou para uma empresa como um todo. Por esta razão, o princípio promove o aumento na eficiência, otimizando de maneira rápida e precisa um processo ou atividade.
Com isso, vamos conhecer os motivos pelos quais esse estudo é tão atrativo:
- Ajuda a selecionar os principais pontos críticos de uma organização: por meio do Diagrama de Pareto as causas mais relevantes serão o foco da empresa para a resolução dos problemas;
- Facilita a organização de dados: apresenta de maneira clara e organizada as informações conforme uma prioridade para o reparo de determinado erro.
- Auxilia na tomada de decisão: os dados coletados e analisados com o Gráfico de Pareto contribuem para a escolha de ações de uma empresa, por mostrarem situações verídicas.
Como funciona o Diagrama de Pareto?
O Diagrama de Pareto é representado em um gráfico de barras. Mas, como funciona essa análise e como podemos interpretá-la?
Quando visualizamos um Gráfico de Pareto, podemos identificar os eixos verticais de frequência (número de ocorrências) e de frequência acumulada. No eixo horizontal estão representadas as causas de um erro, surgindo, assim, as colunas com suas mensurações de repetições em um determinado tempo coletado.
Por fim, é possível visualizar uma linha curva na parte superior do gráfico. Ela representa o percentual acumulado de causas listadas. Dessa forma, os dados apresentam um panorama geral de todas as ocorrências e suas repetições neste sistema de gestão da qualidade.
Para um melhor entendimento de como funciona o Gráfico de Pareto, veja a tabela e o gráfico abaixo:
6 etapas para construir o Diagrama de Pareto
Dessa forma, após o entendimento sobre Diagrama de Pareto, resta a dúvida: como criar um? Nesse sentido, siga as nossas dicas abaixo:
- Identifique o objetivo da ação, ou seja, qual o problema que deve ser sanado;
- Analise as causas para o específico erro e as liste em uma tabela o número de ocorrências em ordem decrescente;
- Acrescente na tabela as colunas de número de ocorrências acumuladas, porcentagem das causas e porcentagem acumuladas das causas do erro;
- Realize os cálculos necessários em cada coluna do item anterior;
- Aplique os dados em um gráfico de frequência. Portanto, as séries serão os números de ocorrências e as categorias os tipos de causas;
- Aplique os dados de frequência acumulada e transforme em um gráfico de linhas, criando a Curva de Pareto.
Por fim, o Diagrama de Pareto pode ser construído no Excel ou em outras ferramentas gráficas, é só começar.
Exemplos de uso do Diagrama de Pareto
Como citado, há diversas formas de aplicação de ferramenta nas empresas. Por exemplo, a seguir serão listados alguns exemplos:
- Ao analisar um lote de produtos, o gráfico pode ser montado para avaliar quais as razões das falhas e entender se existe relação entre os defeitos.
- No caso de vários erros iguais, é possível, através do gráfico, isolar as causas e entender a raiz desses problemas.
- Ao analisar o número de vendas, o Diagrama de Pareto pode servir para entender se o motivo de baixas têm agendado é o preço, o horário de atendimento, ou todavia, algum outro.
- No caso de análise de avaliação de clientes, as avaliações podem ser catalogadas e organizadas em um gráfico de forma a observar as melhorias de forma clara e segura.