JUST IN TIME: SAIBA MAIS SOBRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA

Tempo de Leitura: 8 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

O Just in Time (JIT) é uma filosofia de gerenciamento do ambiente produtivo centrada na redução de custos. Essa diminuição ocorre através da eliminação de desperdícios e na melhoria contínua dos processos de produção, com foco especial na redução dos estoques.

O JIT esteve presente em diversas fábricas japonesas desde os anos de 1970. Na época, Taiichi Ohno desenvolveu e aperfeiçoou o método nas fábricas da Toyota. Seu propósito era de atender as demandas dos clientes no menor tempo possível. E vale destacar, também, que o período se caracterizou pela escassez de matérias primas, devido ao embargo do petróleo de 1973.

Objetivos do Just in Time: momento certo, utilização imediata

O objetivo do sistema Just in Time é eliminar todas as fontes de desperdício, adquirindo a quantidade exata de matéria-prima. Além disso, tem a intenção de produzir a quantidade exata de produtos no local e tempo correto, com a mínima utilização de estoques.

Portanto, o uso adequado do Just in Time permite reduzir ao máximo os prejuízos, muito comuns em empresas com excesso de produtos por falta de rotatividade, por exemplo. Sendo assim, o Just in Time possui 4 elementos principais:

Envolvimento das pessoas 

Todos os colaboradores devem estar cientes dos objetivos e ganhos que o JIT traz para a organização. Por isso, uma vez que a equipe está alinhada com o processo, o tempo e esforço de aplicação são diminuídos. Os membros do time devem se sentir motivados e encorajados a relatar problemas no processo e propor melhorias.

Layout

Utiliza-se o layout celular, sempre que possível, quando se deseja maximizar a flexibilidade de tarefas e a eficiência. Tal layout, que tem formato de U, que facilita a comunicação entre os postos de trabalho, além de permitir uma dinâmica maior aos colaboradores por suas extremidades estarem mais próximas uma da outra.

Organização

A organização é muito importante para manter a funcionalidade do Just in Time, tanto da empresa quanto dos colaboradores. O grande aliado da metodologia é o Kanban, pois a partir da gestão visual que ele proporciona é possível que todos acompanhem as atividades que estão sendo executadas e se comprometam a realizar as suas.

Sistema

São as tecnologias necessárias para o planejamento e controle do processo produtivo. Elas proporcionam maiores chances da metodologia realmente dar certo, pois são responsáveis pela assertividade do PCP.

Para saber mais sobre esses sistemas, confira o nosso texto no blog.

Como um dos pilares da produção enxuta, originada no Sistema Toyota de Produção, o Just in Time visa, também, ajudar a empresa a ter mais competitividade perante a concorrência. Ao mesmo tempo, ela aumenta o lucro através da redução dos custos.

Integração com outras metodologias Lean

A integração do Just in Time com outras metodologias Lean, como Kaizen e Six Sigma, pode maximizar os resultados obtidos. O Kaizen, que se concentra na melhoria contínua, complementa o JIT ao incentivar pequenas e contínuas melhorias nos processos de produção. Essa abordagem ajuda a identificar e eliminar desperdícios, aprimorando ainda mais a eficiência operacional.

O Six Sigma, por sua vez, é uma metodologia focada na redução de variações e defeitos nos processos produtivos. Integrar o Six Sigma com o JIT pode resultar em uma produção mais uniforme e de alta qualidade, alinhando os processos produtivos com as expectativas dos clientes. Ao usar ferramentas estatísticas e analíticas, o Six Sigma ajuda a identificar causas raiz de problemas e a implementar soluções duradouras.

Como funciona o sistema just in time?

O Just in Time funciona a partir da ideia de produção por demanda, ou seja, a produção só começa a ser realizada quando é feito pedido. Em outra palavras, primeiro a venda, depois a produção. Inclusive, essa é uma das principais características da produção puxada do Sistema Toyota de Produção. 

Além disso, indo mais a fundo no sistema de produção, cada fase produz somente o necessário para que seja possível ser realizada a próxima fase. Isso ocasiona na redução do estoque, ou, até mesmo, na eliminação dele.

Aliás, quando é necessário estoque de matéria-prima, armazena-se o mínimo possível para que a produção ocorra, com programação para pouco tempo dentro do estoque.

Leia também: Manutenção Produtiva Total: Conheça os seus 8 pilares

O Just in Time é um sistema que trabalha sem a utilização de estoque intermediário, isto é, durante a cadeia produtiva não há pequenos estoques entre as etapas. Sendo assim, esta medida resulta num fluxo de materiais contínuo.  

Abaixo, confira um comparativo das características do JIT em relação à metodologia tradicional por lotes:

Comparação Just in time x Por lotes

Tecnologias emergentes no JIT

  1. Inteligência Artificial

A inteligência artificial é aplicada nos sistemas das empresas com o intuito de otimizar a produção, resolvendo problemas, auxiliando em tarefas complexas e automatizando cada vez mais a empresa, também sendo capaz de prever a demanda, assim sendo capaz de planejar a quantidade de estoque.

  1. Blockchain

Blockchain é uma rede de negócios que garante a integridade e segurança dos dados e das operações das empresas, no contexto JIT, rastreia e verifica a autenticidade dos produtos, garantindo que as determinadas peças estejam entregues no momento certo.

  1. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas é a competência computacional que proporciona a conexão de dispositivos e sensores de toda a produção. Para relatar a situação quando surgir um imprevisto, e conduzir de acordo com o problema em tempo real, facilitando as decisões rápidas para manter o fluxo da produção.

  1. Impressão 3D

A impressão 3D imprime objetos tridimensionais com base em modelos digitais, proporciona que as empresas produzam seus produtos sob demanda, suprimindo a necessidade de amplos estoques.

  1. Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade virtual (VR) são tecnologias que levam o usuário a um ambiente virtual mais próximo da realidade possível, e essa inovação esta sendo utilizada para o treinamento de equipes, a fim de planejar o processo de produção e visualizar mais claramente o fluxo e os possíveis erros que possam acontecer, melhorando a eficácia e diminuindo os produtos defeituosos.

Just in time e os benefícios para sua empresa

Utilizar o Just in Time como metodologia da empresa para seus processos produtivos pode trazer grandes ganhos em toda cadeia produtiva. Isso ocorre, principalmente, devido a capacidade de otimizar os processos e buscar sempre reduzir ao máximo os estoques. 

Abaixo, listamos os  maiores benefícios do Just in Time:

  • Redução de custos: eliminar desperdícios de matéria prima, tempo e esforço dos colaboradores, diminui os custos da empresa Dessa forma, a competitividade do negócio aumenta;
  • Aumento da produtividade: por operar sob demanda, os processos se tornam muito mais rápidos e enxutos. Por isso se confere maior produtividade à companhia; 
  • Maior agilidade ao processo: com a eliminação do estoque intermediário, a agilidade do processo cresce, dando mais dinâmica à cadeia produtiva;
  • Aumento da qualidade: com a busca pela máxima eficiência os defeitos são diminuídos, neste sentido, a relação com o cliente melhora, o que por sua vez torna a empresa mais competitiva no mercado.

Impacto na sustentabilidade

A aplicação do sistema Just in Time (JIT) tem um impacto significativo na sustentabilidade empresarial. Ao reduzir os níveis de estoque e minimizar desperdícios, o JIT promove um uso mais eficiente dos recursos naturais. Isso resulta em menos material desperdiçado e, consequentemente, menos lixo gerado, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, a produção sob demanda reduz a necessidade de grandes áreas de armazenamento, diminuindo o uso de energia para iluminação e controle de temperatura em grandes armazéns.

Outra vantagem sustentável do JIT é a redução da pegada de carbono. Com menos materiais em estoque e uma produção mais alinhada com a demanda, a necessidade de transporte frequente é minimizada, resultando em menos emissões de CO2 associadas ao transporte de mercadorias. Essa abordagem não apenas beneficia o meio ambiente, mas também pode resultar em economia de custos logísticos para a empresa.

Implementar o JIT também incentiva a adoção de práticas de melhoria contínua que têm um impacto positivo na sustentabilidade. Por exemplo, a metodologia Kanban, frequentemente utilizada em conjunto com o JIT, permite uma melhor visibilidade dos processos produtivos, facilitando a identificação de oportunidades para reduzir o consumo de recursos e melhorar a eficiência energética. Em suma, o JIT não apenas otimiza a produção, mas também alinha as operações empresariais com objetivos de sustentabilidade, criando uma operação mais verde e eficiente.

Porém, há algumas limitações do sistema quanto a sua aplicação. Como exemplo, é muito difícil aplicar a metodologia Just in Time em processos pouco previsíveis e com muitas oscilações, como o de produtos muito personalizados.

Confira dicas para aplicar o JIT

Devido ao baixo estoque intermediário do sistema Just in Time faz-se necessário um cuidado maior no planejamento do fluxo de produção através do uso de softwares para este fim. Estes programas otimizam as rotas de produção e podem também encomendar o estoque quando necessário.

Por isso, é importante implementar um monitoramento automatizado dos processos. Através dele é possível acompanhar o processo com maior eficiência e evitar a parada dos equipamentos. Isso pode se tornar problemático em uma empresa que usa a metodologia JIT devido ao baixo volume de estoques.

Sendo assim, treinar os colaboradores que irão estar na linha de frente da aplicação do sistema é de suma importância, pois mudar para um novo sistema requer disciplina e esforços conjuntos.

Portanto, garanta que sua equipe está preparada para essa mudança de modelo mental e de todos os hábitos da empresa. Além disso, mantenha uma comunicação transparente para que o sistema seja bem executado.

Ferramentas de monitoramento e gestão

A utilização de ferramentas de software para planejamento, execução e monitoramento é crucial para o sucesso do Just in Time. Softwares de Enterprise Resource Planning (ERP) e Manufacturing Execution Systems (MES) são fundamentais para gerenciar todas as fases do processo produtivo. Essas ferramentas proporcionam uma visibilidade completa do fluxo de trabalho, permitindo ajustes em tempo real para manter a produção alinhada com a demanda.

Ferramentas como o Kanban eletrônico são particularmente úteis, pois facilitam a gestão visual dos processos. Com quadros digitais, as equipes podem acompanhar o progresso das tarefas e identificar rapidamente qualquer desvio do plano. Isso não apenas melhora a comunicação entre os membros da equipe, mas também aumenta a eficiência, ao permitir uma resposta rápida a qualquer problema que surja.

Outra ferramenta importante é o uso de sistemas de monitoramento automatizado, que ajudam a prevenir interrupções na produção. Sensores e dispositivos IoT integrados podem fornecer dados em tempo real sobre o desempenho das máquinas e alertar sobre possíveis falhas antes que elas ocorram. Isso garante que a produção continue sem interrupções, um aspecto vital para o sucesso do JIT. Ao utilizar essas ferramentas de monitoramento e gestão, as empresas podem maximizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos.

Casos de sucesso detalhados

Além da Toyota houveram muitos outros casos de sucesso na utilização o JIT a Dell é um desses casos. Nos anos de 1990 a Dell criou um método de distribuição de computadores personalizados ao gosto do cliente, fabricados sob demanda, sem a necessidade de intermediários e amplos estoques, assim entregando diretamente o produto final para o cliente.

O uso do JIT pela Dell teve um impacto incomparável com as outras empresas pelo nível de personalização, o qual satisfazia os seus compradores.

A personalização que hoje em dia é comum nos anos 90 era uma grande inovação tornando o produto da Dell muito mais atrativo, além de ter todos os outros benefícios proporcionados pelo Just in Time, que seriam a redução dos estoques, custos operacionais e desperdícios de materiais.

Tendo uma produção sob demanda, a Dell eliminou problemas com superprodução e desperdícios. Devido a essa forma de produzir a Dell era muito flexível em relação ao mercado, sempre sendo capaz de acompanhar as novas tecnologias que vinham sendo lançadas, tornando esse processo mais ágil e eficiente, sem risco de obsolescência.

Exemplos Just in Time

O uso do sistema JIT ajudará a otimizar os recursos e trará algumas vantagens competitivas ao processo produtivo importantes no suporte dos processos da gestão na sua empresa. Dessa forma, veja a seguir, alguns exemplos de atividades aplicadas do Just in time:

  1. Estabelecimento de um sistema de puxar: somente o trabalho que precisa ser feito estará em progresso, evitando o uso de recursos de forma errada, eliminando desperdícios.
  2. Organização e visibilidade das atividades: a produção JIT exige que os colaboradores sejam multitarefas. Para que isso seja possível, um dos exemplos de aplicação de organização são os quadros time Kanban.
  3. Melhoria contínua: A produção Just-in-time encoraja a melhoria contínua e inspeção de atividades a cada etapa, para entender onde os processos podem ser otimizados. Um dos recursos mais utilizados no JIT para esse aspecto é o Kaizen.

voltar ao topo

Saiba mais