Produção Enxuta é o termo dado às práticas que tornaram a Toyota – uma empresa japonesa falida – em uma potência mundial. Mais simples do que parece, a produção enxuta consiste em otimizar sua produção – fazer mais com menos.
Na década de 50, a Toyota viu, na Produção Enxuta, a saída da crise em que se encontrava, podendo manter produtos de qualidade acima do mercado, mesmo com custos diminuídos; ou seja, aumentando sua taxa de lucro.
Nesse sentido, os resultados incríveis do Sistema Toyota de Produção inspiraram o mundo inteiro a deixar antigos hábitos para trás. Mais tarde conhecida como Lean Manufacturing, a produção enxuta não perde espaço na atualidade.
Produção enxuta: quais são as suas vantagens?
As vantagens de uma produção enxuta são várias. Dentre elas, podemos destacar a grande vantagem de que, ao reduzir desperdícios, diminuímos o custo de produção . Dessa forma, aumentamos a taxa de lucro sem sequer mexer no preço.
Assim, por meio de práticas de produção enxuta, as empresas se organizam de forma a identificar com mais facilidade “gargalos” de produção, eliminando desperdícios. Como resultado, aumenta sua produtividade, sem que seja necessário gastar mais.
Segue as principais vantagens:
Você sabe como a produção enxuta pode ser implementada?
Então, agora que você já sabe das vantagens, creio que já está pensando em como aplicar a produção enxuta no seu negócio. Mas não se preocupe, é mais fácil do que parece.
Para aplicar os conceitos da produção enxuta na sua empresa, siga estas 5 dicas:
- Arrume a casa: deixe claro as necessidades do seu cliente e concentre esforços para resolvê-las.
- Agregue valor ao seu produto: quais processos são essenciais para resolver o problema do seu cliente? Não se prenda a burocracias e hábitos que não geram valor, foque no que importa!
- A ordem importa: sequencie tais processos para otimizar, de forma natural, sua própria execução.
- Evite estoques: produza o que for preciso, quando for preciso.
- O bom é inimigo do ótimo: busque sempre por melhorias contínuas para atingir a excelência!
Em suma, as boas práticas dessa filosofia trazem resultados claros, que refletem diretamente na vida financeira da empresa. Além do mais, contamos com o apoio de diversas ferramentas para auxiliar e facilitar sua implementação.
Produção enxuta e produção em massa: qual a diferença?
A produção enxuta, diferentemente do sistema de produção em massa, surgiu na necessidade. Dessa maneira, em um país devastado pela segunda guerra mundial, a filosofia de gestão em massa não se sustentava. Portanto, deu espaço à Produção Enxuta.
Além disso, a produção enxuta é o ato de produzir visando à eliminação dos desperdícios. Enquanto a produção em massa se limita à produção em grande escala de produtos padronizados. Em outras palavras, produzir exatamente o que o cliente quer, na quantidade necessária e no momento certo (Just In Time) é o conceito base da produção enxuta.
Assim, a sua aplicação na Toyota, em meados dos anos 50, e a consequente escalada de sucesso da empresa no mercado mundial, surpreenderam a todos. Uma mudança radical que resultou na crise do sistema de produção em massa nas décadas seguintes.
Produção enxuta: 5 principais ferramentas envolvidas
Fique calmo, você não está sozinho. Existem diversas ferramentas que te auxiliam a otimizar sua linha de produção, as quais facilitarão o seu trabalho e te ajudarão a ter um enorme controle sobre o seu negócio.
Então, seguindo o raciocínio da produção enxuta, as ferramentas aqui listadas, aplicadas ao seu sistema de administração, aumentam a qualidade do produto. Além disso, reduzem o estoque desnecessário e o Lead Time dos processos.
Manutenção preventiva:
Erros são comuns quando se trata de humanos operando – muitas vezes, são inevitáveis. Contudo, o desperdício gerado é imenso, e o retrabalho de corrigir erros pode levar mais tempo do que produzir um novo, bem como o seu custo se eleva.
Sendo assim, tudo isso pode ser evitado se agirmos na prevenção, e não na correção. Nesse sentido, os “Poka-Yokes” são ferramentas preventivas, que diminuem falhas humanas, criando então um sistema quase perfeito.
Mapeamento de fluxo de valor:
Criar um fluxo é importante. Dessa forma, descreva detalhadamente, de forma simples e clara, como a produção deveria operar, de forma a agregar valor ao produto. Além disso, um fluxo de informações, e um de materiais, são a base para mostrar as melhorias. Leia também nosso conteúdo sobre Mapeamento de Processos!
Padronização:
Para que uma operação trabalhe de forma eficiente, a padronização é primordial, e a falta dela pode trazer diversos prejuízos, tanto econômicos quanto de desempenho. Nesse sentido, a padronização de processos é quase que a definição de Produção Enxuta, pois envolve a otimização do tempo, material e padrão de qualidade.
Melhoria contínua:
É a essência da administração japonesa, que os levou ao mais alto prestígio do setor industrial. O termo “Kaizen” traz a ideia de melhoria contínua, mudar sempre para melhor. Além disso, no âmbito empresarial, essa mentalidade nos permite diminuir despesas e aumentar a produtividade.
Gestão à vista:
Por fim, chegamos a outro termo japonês, dessa vez o Kanban. O kanban nasceu no Japão, dentro dos princípios de produção enxuta, como um método de gestão visual. Sabemos que é muito mais fácil tomar decisões e agir sobre um determinado processo se você sabe o que está acontecendo em todos os momentos da sua linha de produção. Dessa maneira, a gestão visual é justamente isso: ter controle da situação.
No mais, essas são apenas algumas das ferramentas mais úteis e eficazes para a aplicação da metodologia enxuta. Isso quer dizer que existem muitas outras – inclusive mais conhecidas – que podem agregar muito valor à sua empresa, como, por exemplo a metodologia 5S, já muito renomada no mercado.
Portanto, lembre-se de que a filosofia de gestão enxuta é muito adaptável a todos os ramos de empreendimento, e sempre é possível aplicá-la. Dessa forma, se você quer saber mais sobre produção enxuta, acompanhe nosso blog.