LEAN HEALTHCARE: O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO APLICAR NA ÁREA DE SAÚDE

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O que você vai aprender

Lean Healthcare - Banner

 

O Lean Healthcare é uma metodologia que tem sido cada vez mais difundida nos estabelecimentos de saúde, principalmente. No cenário pandêmico, muitos hospitais e outras unidades de saúde têm buscado alternativas para otimizar processos e reduzir custos, uma vez que há dificuldades para atender o aumento significativo da demanda.

Portanto, este artigo apresenta ferramentas que auxiliam na redução desses desafios vivenciados pelo setor e contribuem para a melhor gestão dos sistemas de saúde. Além disso, os benefícios promovidos pela aplicação do Lean Healthcare podem ser atingidos não somente no cenário de pandemia, mas em ambientes que buscam melhores condições para seu trabalho.

 

O que é Lean Healthcare?

O Lean Healthcare, tendo início na década de 1990, surgiu quando o sistema de saúde passava por diversos desafios como a redução dos recursos orçamentários para a saúde. A partir disso, hospitais e outras unidades de saúde começaram a procurar soluções que já eram praticadas por outras empresas para redução de custos e otimização de processos, como a metodologia Lean.

Assim, o Lean Healthcare é uma junção de conceitos da metodologia Lean relacionados a área da saúde. Este tem como objetivo atuar na melhoria contínua, reduzindo tarefas que não agregam valor, como desperdícios e o tempo de espera dos pacientes, o que traz diversos benefícios para o sistema de gestão de saúde.

 

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão de resultado que surgiu baseada em conceitos aplicados do Sistema Toyota de Produção. Nesse sentido, o método buscava um processo produtivo que atendesse a demanda com eficiência, aumentando o fluxo de caixa sem necessitar de grandes quantidades de estoque. Portanto, seu principal objetivo é reduzir os desperdícios ocorridos na empresa.

Para que essa produção enxuta possa acontecer na prática e diminuir significativamente as tarefas que não agregam valor é necessário que toda a empresa entenda a importância por trás das práticas da metodologia. Dessa forma, o conceito será aplicado da melhor forma possível.

 

Quais são os benefícios do Lean Healthcare?

O Lean Healthcare traz os mais diversos benefícios para quem o aplica. O melhor entendimento do fluxo de informações e a redução de custos operacionais e defeitos que podem trazer graves consequências para o sistema de saúde são algumas das suas vantagens.

O aumento de produtividade, a redução do tempo de espera e a melhor disposição de equipamentos em um estabelecimento são outras vantagens atingíveis que o Lean Healthcare propõe. Além disso, promove uma cultura de comprometimento com o sistema aplicado e, por consequência, aumenta a satisfação dos pacientes. 

E, por mais simples que seja a aplicação de algumas ferramentas do Lean Healthcare, elas acrescentam muito valor para toda a gestão de saúde. Isso é fundamental para qualquer empresa, mas nas unidades de saúde podem se tornar ainda mais decisivo, visto a precisão necessária para os procedimentos que envolvem o sistema.

 

Como aplicar o Lean Healthcare?

Por se tratar da saúde dos pacientes, o Lean Healthcare necessita de um cuidado especial ao ser aplicado, para que possa oferecer os melhores resultados possíveis. Para uma implementação de sucesso, é essencial:

  • Desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo;
  • Organização e know-how, podendo se fazer necessário contratar uma consultoria especializada;
  • Identificação da melhor área para aplicação;
  • Mapeamento da cadeia de valor, identificando as atividades primárias e as de apoio;
  • Busca por oportunidades dentro do sistema de saúde que precisam ser otimizadas;
  • Definição de qual estratégia é mais eficaz para a situação necessária, identificando o que é de valor dentro do estabelecimento de saúde;

 

Metodologias Lean Healthcare

Para a implementação do Lean Healthcare, é necessário que as estratégias aplicadas para a otimização dos processos estejam de acordo com as necessidades do sistema de saúde. Portanto, o comprometimento da organização em direcionar seus esforços para os melhores resultados é o que levará a efetividade da aplicação da metodologia.

Para que isso ocorra da forma mais eficaz possível, é necessária a utilização de algumas ferramentas para facilitar essa aplicação, como a metodologia Kaizen, 5S, Kanban, Diagrama de Espaguete e Poka Yoke. Estas estão descritas abaixo:

 

Kaizen

Kaizen é uma ferramenta de melhoria contínua que significa “mudança para melhor”. Ela se baseia em que toda a empresa deve estar comprometida com a redução de desperdícios e custos, juntamente com o aumento da produtividade. Ou seja, é uma ferramenta que constrói uma cultura com os membros, para que possam sempre perseguir suas metas e saber quando mudar ou reduzir alguma atividade.

Aplicando tal filosofia, o Lean Healthcare aparece quase que naturalmente, pois ambos ideais estão totalmente alinhados. Esta ferramenta traz uma mentalidade de melhoria que ao ser aplicada em um sistema de saúde, traz uma redução de tempos dos processos. Além disso, garante maior eficácia dos procedimentos e, consequentemente, maior satisfação dos clientes. 

 

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5S

O método 5S representa um conjunto de conceitos que tem como principal objetivo aperfeiçoar o ambiente de trabalho para que se possa trabalhar na gestão da qualidade e melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários. Sendo assim, a ferramenta consiste em 5 sensos que são: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. 

A partir do 5S se tem um ambiente mais limpo e organizado, como também um local focado no comprometimento e desenvolvimento de seus colaboradores. Dessa forma, para melhor aplicação do Lean Healthcare é indispensável a utilização dos conceitos do método 5S, pois a implementação dessa ferramenta tornará unidades de saúde cada vez mais capazes de atender suas demandas. 

 

Para saber mais sobre seus princípios, confira nosso artigo exclusivo sobre a Metodologia 5S!

 

Kanban

O Kanban é um grande aliado quando se trata de organizar tarefas de forma padronizada e visual. Ele é um sistema de identificação visual que é adequado de acordo com a necessidade de realização dos processos.

Dessa maneira, é aplicado com a utilização de cartões, indicando a necessidade de reajustar o estoque de suprimentos, por exemplo. O sistema tem como objetivo reduzir o número de erros e facilitar o fluxo dos processos. Com o Kanban, a aplicação do Lean Healthcare tende a se tornar muito mais eficaz.

Lean Healthcare - Kanbans
Figura 1: Exemplo da utilização de Kanbans em um hospital.

 

Diagrama de espaguete

O diagrama de espaguete é uma ferramenta muito utilizada na otimização de processos, principalmente quando se trata de desperdícios de tempo e atualização de layout. Nele são analisadas as movimentações de produtos e colaboradores com o intuito de entender se existem possíveis gargalos que podem ser evitados.

Através de sua aplicação, é possível enxergar o fluxo de trabalho com maior facilidade e analisar os indicadores de desempenho que determinado processo está proporcionando. Assim, trazendo uma maior visualização dos resultados do processo que foi otimizado. Portanto, com a utilização dessa ferramenta, a metodologia Lean Healthcare pode ser ainda mais eficaz nos ambientes que for aplicada.

 

Poka yoke

O Poka yoke é uma metodologia de gestão de risco, ou seja, auxilia na prevenção de erros por meio de ações simples. Seu objetivo é prever erros que podem acontecer e elaborar um método para evitar que ele ocorra, buscando alcançar um estágio mínimo de defeitos em processos ou na utilização de produtos.

A utilização de um sistema integrado de informações que sinaliza o uso de salas de cirurgia em uma unidade de saúde pode ser um exemplo de poka-yoke. Isso pois o próprio sistema pode barrar o agendamento de uma cirurgia caso não haja disponibilidade de salas no momento requerido. 

A prevenção de riscos e falhas é positiva em qualquer situação, porém em unidades de saúde, o qual o Lean Healthcare está inserido, ela se torna indispensável, visto a complexibilidade e sensibilidade do sistema.

 

Como medir os resultados do Lean Healthcare?

No geral, o maior resultado esperado ao aplicar o Lean Healthcare é a criação de um ambiente seguro, com comunicação interna visual e eficaz e aprendizado e evolução da equipe. Além disso, a criação de indicadores para a aplicação das ferramentas sugeridas é fundamental para o acompanhamento dos objetivos buscados.

Através da análise de dados, é possível mensurar os resultados da aplicação dessa metodologia, avaliando a eficácia dos processos. Entretanto, para isso o estudo deve incluir resultados de dois tipos de análise, a de resultados primários e a de resultados secundários. Saiba mais sobre cada uma abaixo:

 

Resultados primários

Os resultados primários no Lean Healthcare são voltados a resultados mais práticos e visuais, como melhorias aplicadas ao sistema de saúde e resultados aplicados aos pacientes e aos colaboradores.

Então, o tempo de admissão de um paciente, o tempo para coleta e entrega de exames, o tempo para horas extras necessárias, ou até mesmo a satisfação dos pacientes e funcionários são as situações que devem ser mensuradas inicialmente. A partir disso, será indicada a efetividade da otimização de processos e redução de custos após a aplicação das ferramentas do Lean Healthcare.

 

Resultados secundários

Já os resultados secundários, são voltados aos benefícios indiretos do Lean Healthcare, como por exemplo a introdução da filosofia Lean ao sistema, melhora no sistema de gestão de saúde e aplicação de métodos de otimização ligadas ao Lean.

Isso significa a introdução ao raciocínio de melhoria contínua e otimização dos processos dentro da equipe. Além disso, sinaliza a aplicação de sistemas de gestão de sucesso e implementação de metodologias como o Kaizen, 5S, Kanban, Diagrama de espaguete e Poka yoke, juntamente com todos seus benefícios. Portanto, o Lean Healthcare continuamente será ainda mais difundido no ambiente aplicado, propiciando cada vez mais regularidade na utilização de recursos e no fluxo de processos.

 

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