A existência de estoque parado em uma empresa pode ter diversos motivos, como inflação ou forte concorrência, mas sempre gera o mesmo impacto: a piora da saúde financeira do seu negócio.
Nesse texto vamos abordar como vender seu estoque parado, calcular seu custo e até mesmo evitá-lo, além de abordar seu conceito e impacto numa empresa.
O que é considerado um estoque parado?
Estoque parado é definido por todos os produtos e matérias-primas que estão a mais tempo do que o previsto no estoque de uma empresa, ou seja, o acúmulo do que já deveria ter sido vendido, mas ainda não foi. Assim, está ligado à falta de giro de estoque, sendo consequência, na maioria das vezes, de uma má gestão de estoque.
Assim, o estoque parado representa um empecilho para a cadeia produtiva da empresa e seu ciclo de vendas, resultando em prejuízo para a saúde financeira do seu negócio.
4 prejuízos que um estoque parado pode trazer
Possuir estoque parado pode se tornar extremamente prejudicial para a saúde financeira da sua empresa. Portanto, o conhecimento acerca dos problemas causados pela existência desse tipo de estoque se torna essencial. Dentre esses problemas, estão:
Custos de manutenção de estoque
O armazenamento dos produtos por si só gera custos de manutenção que, muitas vezes, podem superar o preço inicial do produto. Assim, são necessários funcionários, estrutura física e outras condições específicas de armazenamento que certos itens podem necessitar para manter o seu estoque em boas condições.
Perda de produtos
Diversos fatores podem levar o seu produto a se desgastar ou estragar após muito tempo em estoque, seja por temperatura, condição de armazenamento, luminosidade ou outras consequências da estocagem. Em uma indústria alimentícia, por exemplo, temos a data de validade dos insumos perecíveis, o que leva à impossibilidade da venda após determinado tempo.
Além disso, se destaca o fator sazonalidade ou tendência, quando o produto só é relevante no mercado por determinada época do ano e depois torna-se muito difícil de ser vendido. Temos como exemplo lojas de roupa, onde determinadas tendências só são vendidas por um curto período de tempo.
Baixo retorno financeiro
Como a existência de estoque parado significa o acúmulo de produtos não vendidos, é nítido o prejuízo para a saúde financeira da empresa. O dinheiro investido no produto não retorna para o caixa, sendo o produto vendido ao preço dos custos de manutenção que gerou, somado ao seu custo de compra/fabricação: ou seja, não traz lucro.
Endividamento
Com o impacto do estoque parado na receita da empresa, muitos acabam recorrendo ao empréstimo bancário para arcar com os custos de manutenção e os impactos gerados no seu caixa. Assim, se torna um fator perigoso pois, devido a isso, muitos negócios se afundam em dívidas e podem resultar em falência.
Como calcular o custo do estoque parado?
Calcular o custo do estoque parado é importante para identificar a urgência de uma tomada de decisão que acabe com esse problema na sua empresa. Assim, através de uma conta simples, pode-se medir o impacto financeiro que o estoque parado representou em determinado período.
Para calcular o custo de estoque parado, fazemos uma soma dos fatores:
custo do pedido + custo de ajuste + custos de estocagem
Dessa maneira, o primeiro relaciona-se aos custos administrativos, taxas e custos com transporte. O segundo, aos custos da produção do produto, e o último representado por toda mão de obra e infraestrutura dedicados para manter o estoque em boas condições.
Como vender estoque parado?
Vender o estoque parado se torna uma das melhores opções para eliminar os custos de estocagem e retornar o valor investido na produção. Portanto, ter estratégias de venda desses estoques se torna essencial.
Faça promoções atrativas
Para causar um giro de estoque, crie promoções periódicas abusando da criatividade, como por exemplo, descontos de x%, frete grátis ou “leve dois pague um”. Além disso, também pode-se fazer promoções sazonais para vender produtos que apenas têm alta procura na estação que está chegando ao fim.
Estude seus consumidores
Movimente o marketing da sua empresa e observe, através de redes sociais e seu site, o que seus consumidores estão procurando e em que datas estão procurando. Assim, é possível determinar quando promover determinado produto a fim de que a porcentagem de venda seja significativa.
Negocie com seus fornecedores
Converse com seus fornecedores sobre a possibilidades de trocas ou devoluções daqueles produtos que ainda estão em bom estado porém não estão sendo vendidos. Assim, pode-se diminuir os impactos na saúde financeira do seu negócio eliminando certos produtos ou os trocando por outros que terão mais giro de estoque.
Como evitar estoque parado?
Evitar a existência de estoque parado elimina os custos com a manutenção desses estoques e aumenta o retorno financeiro sobre a produção. Assim, é importante possuir estratégias para impedir sua ocorrência.
Planejamento
A base para evitar o estoque parado na sua empresa é uma boa gestão de estoque, o que envolve a escolha de um bom método de planejamento para ser utilizado. Alguns exemplos de métodos para gerir seu estoque são:
- PEPS e UEPS: relacionados a ordem de entrada e saída dos produtos;
- Análise ABC: relacionada a ordem de importância de cada produto;
- Just in Time: modelo que prega o estoque mínimo;
- Giro de estoque: método que utiliza cálculos simples pras analisar quantas vezes seu estoque deve ser renovado ao longo de determinado período;
Conhecimento de mercado
Sempre esteja atualizado sobre o mercado em que a sua empresa atua para evitar “achismos” em relação a sua demanda. Ou seja, utilize informações, números e pesquisas de profissionais para calcular de maneira correta quanto investir em cada produto e insumo a fim de que este não acabe parado nas prateleiras do seu estoque.
Utilize softwares de gestão
Através da tecnologia de softwares, você consegue registrar e cadastrar todas as suas mercadorias para ter maior controle da sua rotatividade na empresa, criando um banco de dados.
Qual a importância da gestão de estoques?
Como visto, a gestão de estoques é um fator fundamental para evitar o estoque parado através de um maior planejamento. Assim, independente do método escolhido, a saúde financeira da sua empresa se beneficiará com a aplicação de uma boa gestão de estoque ao passo em que impacta no capital de giro do seu negócio.
Um dos maiores benefícios da gestão de estoque é a possibilidade que ela, ao ser aplicada, traz de calcular a capacidade máxima produtiva de uma empresa. Assim, ao controlar o estoque, você entende melhor o seu giro e, consequentemente, sua capacidade produtiva.
Dessa maneira, a boa gestão de estoque resulta na maior agilidade e assertividade na tomada de decisões em relação a compra e venda de seus produtos, beneficiando sua receita.
Para impedir a existência de estoque parado em seu negócio, uma gestão de estoques efetiva se torna fundamental. Baixe a nossa Planilha de Gestão de Estoques para ter o total controle sobre o que é estocado em sua empresa, reduzindo custos e aumentado seus lucros.