GESTÃO DE MUDANÇAS: O QUE É E 7 PASSOS PARA IMPLEMENTAR

Tempo de Leitura: 7 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

Gestão de Mudanças

Para acompanhar o ritmo acelerado das evoluções tecnológicas, as empresas devem se adaptar constantemente. Portanto, a Gestão de Mudanças surge como um planejamento que facilita e aumenta as chances de sucesso das empresas que buscam transformações.

Nesse artigo, vamos explorar seu formato, a sua importância e a influência que tem na cultura organizacional. Ademais, será apresentado o passo a passo para aplicar a Gestão de Mudanças e os seus 7 “Rs”, que servem como teoria base para sua aplicação.

 

O que é gestão de mudanças?

A Gestão de Mudanças é uma estruturação de diversas práticas, técnicas e abordagens que guiam e facilitam mudanças nas organizações.

O processo envolve a identificação de necessidade de mudança, a definição de objetivos e a implementação de táticas que simplifiquem a sua adoção. Assim, reduzindo a resistência dos stakeholders envolvidos e aumentando, consequentemente, a aceitação da mudança.

Com essa gestão como ferramenta de transformação empresarial, as mudanças podem ser mais preparadas, desde a sua idealização até a sua aplicação. Permitindo, então, uma grande redução de riscos como a resistência dos colaboradores, as falhas de implementação ou impactos inesperados ao final da implementação.

Além disso, a Gestão de Mudanças cria um ambiente que incentiva a inovação, a melhoria contínua e a adaptabilidade de processos. Desse modo, proporciona uma cultura organizacional mais fluida e receptiva a transformações.

É interessante ressaltar que a Gestão de Mudança abrange muito além de mudanças tecnológicas. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para aplicar mudanças organizacionais, de processos, de estratégia do negócio, de cultura, entre outras.

Por isso, a Gestão de Mudanças se torna essencial para impulsionar o sucesso e a sustentabilidade das empresas em um contexto competitivo de constante transformação.

 

Entenda a importância da gestão de mudanças

A gestão de mudanças é especialmente importante em empresas que enfrentam desafios ao tentar aderir a novidades. Sendo esses desafios, principalmente, a falta de adesão ou a resistência dos colaboradores, que estão habituados às formas que sempre fizeram.

Devido a essa minimização dos desafios, uma boa aplicação da gestão de mudanças pode ser um grande diferencial para o sucesso de transições.

Como citado anteriormente, a resistência dos colaboradores é um dos principais impedimentos à mudança. Logo, na gestão de mudanças, esse obstáculo já é suposto e gerenciado com antecedência, na etapa de planejamento da implementação da mudança.

Isto é, como os responsáveis pela mudança já sabem que pode haver oposição dos colaboradores. Dessa forma, eles podem trazer a notícia da mudança com as estratégias adequadas de comunicação e envolvimento das pessoas.

Tais estratégias incluem: treinamentos, responsabilização das pessoas certas para ajudar na implementação da mudança, fornecimento sempre claro de informações. Além disso, a criação de um senso de urgência por causa do benefício e propósito da transformação.

 

Como a gestão de mudanças funciona?

A Gestão de Mudanças funciona por meio de um processo estruturado que envolve a identificação da necessidade de mudança. Assim como, análise de impactos e riscos, planejamento detalhado, implementação eficiente e avaliação contínua. A seguir será detalhada cada uma dessas fases.

  • Identificação da Necessidade: nessa etapa, fatores externos ou internos à organização podem desencadear a necessidade de mudança. Fatores que podem ser: avanços tecnológicos no setor, mudança nos requisitos do mercado, competição ou nova regulamentação.
  • Análise Contextual: nessa fase se analisa os impactos, riscos e oportunidades da mudança de maneira abrangente. Aqui também é importante definir os principais interessados na mudança e criar uma comunicação eficaz com essas pessoas. Isso para que todos compreendam suas funções e responsabilidades na aplicação da mudança.
  • Planejamento da Mudança: no planejamento que se garante que a mudança seja implementada da forma mais eficiente possível. Aqui trabalhamos com prazos definidos e atividades para cada setor responsável.
  • Implementação: a fase de implementação envolve a execução das atividades planejadas e seu monitoramento. Durante essa fase, a comunicação e o suporte aos colaboradores se fazem muito importantes.
  • Avaliação: fase de se avaliar e entender os resultados obtidos, identificando lições aprendidas para poder ajustar futuras ações. Essa etapa, portanto, é crucial para gerenciar mudanças com mais eficácia no futuro.

 

Qual o impacto da gestão de mudanças para a cultura organizacional?

A Gestão de Mudanças traz grandes impactos para a cultura organizacional. Essa é composta por valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados pelos membros da organização. Assim desempenha um papel fundamental no desempenho, na inovação e na capacidade de adaptação da empresa.

A Gestão de Mudanças ajuda a construir uma cultura de abertura e flexibilidade, em que os colaboradores se sentem à vontade ao expressarem suas opiniões. Bem como,  sugerir mudanças e se adaptarem a novas realidades.

A comunicação assertiva promovida pela Gestão de Mudanças, gera confiança e engajamento, o que fortalece a colaboração e a inovação na empresa.

Além disso, a gestão de mudança também molda uma nova cultura organizacional, por introduzir formas de trabalho e tecnologias, às quais os colaboradores precisam se adaptar.

Com treinamentos e suporte contínuo, a Gestão de Mudanças torna mais fluida a aquisição de habilidades e comportamentos que são importantes na implementação dessas mudanças.

 

Veja os 7 Rs da gestão de mudanças organizacionais

Uma forma simples de lembrar como a gestão de mudança funciona são os 7 “Rs”. Dessa forma, são sete palavras que definem a teoria em pontos-chave.

Seguem os 7 “Rs” e os questionamentos que cada um deles aborda.

  1. Razão (Reason): Qual é o propósito da mudança? Por que ela é necessária e qual é o seu objetivo?
  2. Retorno (Return): Quais são os benefícios que a mudança prevê? Como estes se relacionam com os objetivos e resultados da organização?
  3. Riscos (Risks): Quais são os riscos dessa mudança? Como eles podem ser prevenidos?
  4. Recursos (Resources): Quais recursos são necessários para implementar a mudança com sucesso? Isso inclui recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
  5. Responsabilidade (Responsibility): Quem ficará responsável por liderar e coordenar a mudança? Quais são as responsabilidades de cada um na equipe?
  6. Relações (Relationships): Como a mudança afeta as relações dentro e fora da organização? Quais partes interessadas devem ser envolvidas?
  7. Resistência (Resistance): Como lidar se houver resistência e falta de aceitação da mudança? Quais estratégias podem ser adotadas para resolver esse problema?

Respondendo essas perguntas, é possível obter uma visão mais sistêmica sobre a mudança a ser aplicada. Assim, elas fazem parte da estruturação comentada acima no artigo.

 

7 passos para fazer uma gestão de mudanças eficiente

Realizar uma gestão de mudanças eficiente requer um processo estruturado. Então, apresentamos a seguir um passo a passo para ajudar na condução eficaz da Gestão de Mudanças:

  1. Diagnóstico e planejamento: Comece diagnosticando a situação atual da organização e identificando quais mudanças são necessárias. Em seguida, elabore um plano de ação que inclua metas, objetivos, estratégias de comunicação, treinamento e alocação de recursos.
  2. Comunicação efetiva: Estabeleça uma comunicação clara e constante com os colaboradores para informá-los sobre a mudança. Além disso, comunique o propósito da mudança e os benefícios e impactos que ela trará. Certifique-se de ouvir as preocupações e dúvidas dos colaboradores e ofereça suporte e esclarecimentos quando necessário.
  3. Engajamento dos colaboradores: Envolva os colaboradores desde o início do processo de mudança. Criando, assim, oportunidades para que eles sejam agentes ativos nessa mudança. Promova uma cultura colaborativa, reconhecendo o que cada um contribui no processo de mudança.
  4. Treinamento e capacitação: Forneça treinamentos que facilitem a adaptação dos colaboradores à mudança. Ademais, sempre ofereça suporte, seja com workshops, mentorias ou cursos online, para auxiliar os colaboradores durante essa transição.
  5. Gerenciamento de resistências: Antecipe e gerencie as resistências à mudança. Identifique os pontos em que os colaboradores podem resistir e desenvolva estratégias para abordá-los. Escute as questões dos colaboradores e forneça informações sempre claras. Portanto, seja empático com eles.
  6. Acompanhamento e ajustes: Acompanhe o progresso da implementação da mudança e ajuste conforme necessário. Faça avaliações periódicas para identificar partes da mudança que podem ser reelaboradas. Ouça feedbacks dos colaboradores e utilize-os para melhorar o processo de mudança.
  7. Celebração e reconhecimento: Reconheça e celebre as conquistas intermediárias na implementação da mudança. Mostre apreciação aos colaboradores e aos resultados que eles conquistam. Visto que isso traz mais realização e motivação para eles, tornando a cultura de mudança positiva.

Com esse passo a passo, as organizações podem ter uma taxa de sucesso maior em suas mudanças. Visto que maximiza os benefícios da transformação e minimiza seus impactos negativos.

 

7 modelos testados e aprovados de gestão de mudanças

Há diversos modelos e abordagens na gestão de mudanças que já foram aplicados com sucesso. A seguir, estão sete modelos amplamente utilizados:

 

Modelo ADKAR

Este modelo foca nas etapas individuais da implementação da mudança. Sendo assim, ele destaca a consciência, o desejo, o conhecimento, a capacidade e o reforço como essenciais para um bom processo de transformação.

Modelo Kotter de 8 etapas

Já este  abrange oito etapas sequenciais, incluindo a criação de um senso de urgência, formação de uma coalizão, desenvolvimento de uma visão compartilhada e comunicação ampla. Além disso, a remoção de obstáculos, geração de pequenas vitórias, consolidação de ganhos e institucionalização das mudanças.

Modelo Bridge

O bridge se baseia na transição pessoal de cada um durante a mudança. Tratando, assim, de entender a situação atual, enfrentar as perdas, dar suporte durante a transição e acolher a nova situação.

Modelo Prosci de três fatores críticos de sucesso

Nessa teoria são identificados três fatores críticos de sucesso para uma mudança eficaz. Os fatores são o patrocínio ativo, a gestão de pessoas e gestão de processos. Ademais, ele ressalta a importância da participação dos líderes com uma comunicação efetiva e um planejamento cuidadoso.

Modelo McKinsey 7-S

Esse modelo inclui sete elementos essenciais para uma mudança organizacional de sucesso. Os elementos incluem estratégia, estrutura, sistemas, habilidades, estilo de liderança, valores compartilhados e processos.

Modelo Lewin de três estágios

Os três estágios para Lewin são: descongelamento (preparação para a mudança), movimento (implementação da mudança) e recongelamento (estabilização da nova situação).

Modelo de Transformação Cultural de Cameron e Quinn

Esse modelo destaca a importância da transformação da cultura de mudança. Assim sendo, ele identifica quatro tipos de culturas e fornece diretrizes para promover mudanças da melhor forma possível.

 

Desse modo, como cada modelo apresenta uma abordagem diferente, cabe ao líder da mudança escolher o que melhor se encaixa para a sua mudança específica e a cultura de sua empresa.

 

Conclusão

Portanto, a gestão de mudanças é uma teoria fundamental para as organizações modernas, que precisam sempre estar se adaptando às novas formas de trabalho. Ela apresenta diversos métodos e abordagens para a implementação bem-sucedida de mudanças.

Nesse artigo tratamos o conceito de gestão de mudanças, destacamos sua relevância na cultura organizacional e discutimos como ela funciona. Ademais, observamos seus impactos na cultura organizacional e apresentamos os 7 Rs da gestão de mudança, com um passo a passo e modelos de sucesso.

Além disso, em um mundo constantemente em transformação, a gestão de mudanças se torna uma ferramenta muito importante para garantir o sucesso empresarial e a sustentabilidade das organizações.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha ajudado a esclarecer as principais dúvidas da gestão de mudanças. Aproveite para conhecer as soluções da ERP para Gestão Estratégica de empresas.

 

Um bom planejamento facilita e aumenta as chances de sucesso das empresas que buscam se desenvolver, a Gestão de Mudanças contribui muito para isso! A fim de alcançar esse mesmo objetivo, a EPR Consultoria desenvolveu um material para introduzir a gestão à vista na sua organização. Clique aqui e saiba mais!

Gestão a vista

URL List

voltar ao topo

Saiba mais