KAIZEN: SAIBA TUDO SOBRE O MÉTODO DE MELHORIA CONTÍNUA

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O que você vai aprender

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Kaizen é uma metodologia que preza pela melhoria contínua, seja ela pessoal, social ou profissional. Na indústria, ela se refere ao aprimoramento diário e constante, com o objetivo de aumentar a produtividade.

O método nasceu no Japão pós-Segunda Guerra Mundial, que estava em ruínas economicamente e precisava voltar ao mercado para competir com grandes empresas. Dessa maneira, criou-se o Kaizen com a intenção de eliminar os desperdícios e riscos.

 

Metodologia kaizen: entenda seus objetivos

A metodologia Kaizen propõe reduzir todo o tipo de desperdício a partir do envolvimento de todos os trabalhadores num contínuo processo de melhoria. Para isso, é necessário transparência e objetividade na comunicação, a fim de que todos compreendam os rumos que a empresa vai tomar.

Dessa forma, o Kaizen prega a transferência de conhecimento entre funcionários em todos setores da empresa, do chão de fábrica à gestão.

A metodologia Kaizen figura entre as ferramentas do Manufatura Enxuta. Sua aplicação é diversa, podendo aparecer na indústria e em empresas de diferentes tamanhos e setores.

 

Benefícios do kaizen para a sua empresa

A metodologia Kaizen garante diversos benefícios, tanto para a produção quanto para a cultura da empresa. Com a padronização e o aprimoramento contínuo dos processos, é possível reduzir custos e retrabalhos, gerando, assim, um aumento significativo da produtividade. Esse aumento também ocorre com a implementação de uma cultura organizacional forte, na qual a comunicação entre gestores e funcionários é essencial.

 

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Além disso, o Kaizen preza pela humanização e limpeza do local de trabalho, o qual promove não só o bem-estar dos funcionários, mas também uma maior qualidade do fluxo de trabalho e do produto final. Por fim, todos esses fatores resultam no aumento da satisfação do cliente e dos colaboradores.

 

Como aplicar o kaizen?

O Kaizen é uma filosofia que deve ser seguida em todos os âmbitos da empresa. Portanto, para implementá-lo, é necessário que os colaboradores recebam treinamento sobre o tema. Além disso, todos devem incorporar as suas diretrizes.

Além do mais, deve-se montar um planejamento contendo os processos no cenário atual em que a empresa se encontra, o cenário ideal e o plano de ação. Uma boa maneira de padronizar esse planejamento é seguir o Ciclo PDCA.

 

O evento Kaizen

O evento Kaizen é um intervalo de tempo pré-agendado, no qual uma equipe irá se dedicar a implementar as mudanças necessárias e indicadas no projeto. Ele é composto por três etapas e o tempo máximo para a duração de todas elas é de 30 dias. As etapas são preparação, evento e follow-up.

 

Preparação

Nesta etapa, realiza-se o planejamento de toda a implementação que ocorrerá a seguir, na fase do “evento Kaizen”. Nela, é feita a escolha dos membros que irão participar do processo, assim como a preparação dos mesmos.

Além disso, definem-se as etapas de implantação e, também, há a coleta de todos os dados necessários para a execução de cada fase.

 

Evento

Aqui, a equipe dedica a totalidade do seu tempo para a implementação do planejamento, a fim de alavancar os resultados da empresa. Dessa maneira, as atividades diárias da equipe deverão ser remanejadas com outros colaboradores.

 

Follow-up

Após a implementação, partimos para a etapa de controle da mudança. A fim de garantir que as mudanças sejam mantidas ao longo do tempo. Tais alterações exigem tempo e esforço e, portanto, a etapa de follow-up supre a necessidade de acompanhamento e manutenção para manter a qualidade do processo.

 

As 7 etapas da implementação

O ciclo de melhoria contínua do Kaizen pode ter sete etapas chaves. Algumas delas ocorrem antes da fase de preparação citada acima, enquanto outras são realizadas após a fase do evento e do follow-up:

 

  1. Encontrar problemas, erros ou desperdícios que podem melhorar;
  2. Mapear o processo atual;
  3. Desenvolver uma solução para os problemas previamente definidos, além de identificar as causas e propor melhorias;
  4. Preparar e pilotar um evento Kaizen para implementar tais melhorias;
  5. Analisar os novos dados, certificando-se de que os indicadores apontam a real melhoria dos problemas foco;
  6. Padronizar os procedimentos que passaram por mudanças e acompanhar suas execuções;
  7. Planejar os próximos passos para, assim, retornar ao ciclo de melhoria contínua Kaizen.

 

 

Desafios Comuns e Soluções Kaizen

A metodologia Kaizen é fundamental para que empresas consigam crescer. Devido ao fato de não haver movimentos muito radicais dentro da empresa, os colaboradores podem se adaptar mais facilmente às novas regras impostas.

Em empresas que sofrem de baixa produtividade, podemos aplicar a metodologia Kaizen em diversos momentos. Um deles é quando estabelecemos pequenas metas, que vão aumentando com o tempo. Assim, a produtividade começa a subir e os resultados começam a aparecer.

Quando empresas sofrem com um alto custo, devido a problemas durante o processo, utilizamos a metodologia para mapear todo o processo e encontrar falhas. Assim, aplicando pequenas mudanças em um espaço de tempo, atividades que seriam complexas, podem se tornar mais simples, resultando em grandes mudanças.

 

Feedback e Melhoria Contínua: O Ciclo Kaizen na EPR

Uma das formas de incentivar os colaboradores e ao mesmo tempo analisar os resultados, são os feedbacks. Eles são de extrema importância para que a metodologia Kaizen traga resultados para a empresa.

Assim, trazer feedbacks para os colaboradores é fundamental para medir o progresso ao longo do tempo. Dessa forma, a prática permite às empresas avaliar o impacto das suas iniciativas de melhoria e ajustar a sua abordagem com base nos resultados. Sem feedback, a abordagem Kaizen perde a capacidade de evoluir e alcançar o alto nível operacional.

Em segundo lugar, o feedback é a base para a contribuição e participação dos funcionários. A metodologia Kaizen valoriza a contribuição de todos os membros da equipe, independente do nível. Além disso, o feedback é uma forma para os colaboradores compartilharem seus pontos de vista e ideias. Isto não só aumenta o sentimento de pertencimento e compromisso dos funcionários, mas também cria um ambiente que incentiva a inovação.

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