Entender o que é cadeia produtiva é de extrema importância para enxergar o processo de desenvolvimento de bens como um todo.
Além disso, entender onde sua empresa se encontra dentro da cadeia produtiva pode ser muito benéfico para o seu negócio.
Nesse texto serão abordados assuntos como o que é a cadeia produtiva e suas etapas, as suas diferenças com a cadeia de suprimentos e a importância da sua gestão.
O que é cadeia produtiva?
Cadeia produtiva é o processo de transformação de matérias-primas em produtos finais.
Ela nos faz pensar sobre o sistema de produção de qualquer bem. Engloba desde a obtenção dos recursos básicos para produção, até a fase final de distribuição física do produto no mercado consumidor.
Por exemplo, se formos produzir um móvel, a cadeia produtiva engloba desde a obtenção da madeira até a fase final que, nesse caso, é a loja de móveis em questão, pronto para o consumidor.
Ou seja, nesse processo estão envolvidas todas as etapas de produção e distribuição de um produto, em que um insumo (matéria-prima) sai transformado em uma mercadoria ao final do processo.
Qual a diferença entre cadeia produtiva e cadeia de suprimentos?
A cadeia produtiva, por englobar todo processo de extração, transformação e distribuição, acaba envolvendo diversas empresas no decorrer do seu andamento. Logo, ela é mais ampla, abarca diversas etapas e segmentos e não tem necessariamente uma autoridade central.
Já a cadeia de suprimentos, está dentro da cadeia produtiva. Ela envolve uma empresa central que coordena as atividades e setores, tem um olhar atento para a integração e bom funcionamento de todos os processos.
Portanto, a cadeia de suprimentos é um processo de uma empresa específica, tudo isso, dentro de um total de todas as empresas que a cadeia produtiva possui durante seu funcionamento.
Qual a importância da gestão da cadeia produtiva?
Nota-se que a cadeia produtiva refere-se a um conjunto de operações técnicas responsáveis pela transformação da matéria-prima em produto acabado. Após isso, ela ainda aborda a distribuição e comercialização em uma sucessão linear de operações.
Sendo assim, independente do porte ou segmento, todas as indústrias apresentam esse processo. No entanto, é essencial que todas as etapas sejam feitas com o máximo de qualidade.
A cadeia produtiva expressa um conjunto de ações econômicas que busca acrescer valor em cada etapa garantida, através da articulação das operações realizadas.
Logo, se pensarmos que a qualidade e preço do produto vão fluir de acordo com cada etapa, quanto melhor administrarmos todas as etapas, melhor o produto.
Além disso, as cadeias produtivas têm o poder de movimentar a economia nacional, uma vez que geram empregos e garantem o abastecimento. Podemos chamá-las até de motor da produção de um país.
Assim, geri-las de maneira eficiente é de extrema importância, tanto no âmbito empresarial quanto no âmbito nacional.
Quais são as etapas da cadeia produtiva?
A cadeia produtiva possui 3 etapas. Confira cada uma delas:
1° etapa
A primeira etapa desse processo é a extração da matéria prima. Essa etapa é realizada por indústrias extrativas que vão retirar os insumos para distribuí-los a outras indústrias que os transformarão em produtos. Alguns exemplos são:
- extração mineral
- agricultura
- pecuária
- extração vegetal.
2° etapa
A segunda etapa da cadeia produtiva é a etapa de transformação da matéria prima. As indústrias de transformação utilizam dos insumos extraídos na etapa anterior para realizar transformações que tornem esses insumos em produtos industrializados.
Normalmente, as primeiras transformações acontecem em indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Nesses locais a matéria-prima é refinada e, de lá, segue para outras indústrias mais leves ou intermediárias.
Nas indústrias mais leves, a matéria-prima vai ser transformada em bens de consumo. Já as intermediárias são indústrias que fornecem equipamentos e maquinário presentes ao longo das etapas da cadeia produtiva.
3° etapa
A terceira etapa é a distribuição do produto. Mesmo com o produto pronto, ainda precisamos de um elo que faça com que esse produto tenha um acesso facilitado aos compradores.
Bens de consumo, por exemplo, são levados para distribuidoras e, depois, para lojas, onde são comprados pelo consumidor final. Já outros tipos de bens, como os de produção e de capital, serão distribuídos para outras indústrias.
Em muitos casos isso envolve, também, um conjunto de serviços chamado de elo pós-venda. Nesses casos, esse elo engloba atividades como manutenção, assistência técnica, orientação, aplicação. Em muitas cadeias, esse elo final é tão importante quanto o inicial.
Por exemplo, a indústria aeronáutica, possui um produto com tempo de vida muito longo, em torno de 30 anos. Logo, a empresa que oferece o produto deve oferecer também um conjunto de serviços que faça com que aquele produto se mantenha em uso por parte do cliente por 30 anos.