ANÁLISE PEST: O QUE É E 6 DICAS PARA APLICAR NA SUA EMPRESA

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Análise Pest

A análise PEST é uma ferramenta poderosa para a realização de estudos do mercado e para a proposição de planejamento estratégico. Portanto, através de sua aplicação, as organizações são capazes de identificar oportunidades e riscos oferecidos pelo ambiente em que estão inseridas. Para tanto, torna-se possível criar planos de ação bem direcionados.

Nesse texto, vamos te explicar o funcionamento do método e seus benefícios. Ademais, traremos exemplos de como aplicá-la na sua empresa.

O que é Análise PEST?

A análise PEST visa detalhar e construir uma estratégia para empresas, através do conhecimento profundo do seu meio de atuação. Assim, a metodologia observa os fatores externos à organização que impactam diretamente no seu funcionamento e no alcance das metas. 

O nome PEST é um acrônimo dos aspectos ambientais que o método analisa. Então, os fatores e objetivos de análise são, respectivamente:  

  • Políticos: eleições, tendências de candidatos, projeção do comércio, acordos comerciais;
  • Econômicos: crescimento econômico, inflação, taxas de juros, desemprego e câmbio;
  • Socioculturais: demografia, entendimento de mercado, públicos, estilo de vida, renda e preferências dos consumidores;
  • Tecnológicos: mudanças tecnológicas, tecnologias internacionais, nível de inovação, pesquisa e desenvolvimento, automação e comunicação.

Para que serve a análise PEST?

A análise PEST serve, por definição, para identificar ameaças e oportunidades de médio e longo prazo para a sua empresa. Isso se dá, pois os dados coletados em cada um dos segmentos, proporcionam uma visão macro do contexto em que a empresa está inserida.

Dessa forma, é possível a construção de um plano de ação direcionado para os aspectos identificados em cada um dos fatores delineados. Bem como, é possível traçar ações mais eficientes para possíveis danos, além de antecipar problemas e impactos gerados pelo ambiente externo à organização. 

Além disso, permite que a empresa inove utilizando as oportunidades observadas. As análises identificam novos caminhos, produtos, processos ou sistemas. Isso proporciona um crescimento expressivo para a organização.

6 benefícios da análise PEST para as empresas

A análise PEST promove inúmeros benefícios para a empresa após sua aplicação. Desse modo, por se tratar de um método personalizado às necessidades da instituição, sua prática gera resultados ricos, considerando diversos fatores.

Abaixo listamos seis benefícios garantidos pelo uso da ferramenta. Esses, contribuem positivamente para atingir as metas da sua organização.

  1. Identificar ameaças aos objetivos e metas da empresa;

  2. Observar oportunidades de crescimento da organização;

  3. Criar planos de ação direcionados a raiz do problema;

  4. Incorporar novas tecnologias aos processos da empresa;

  5. Atender as reais necessidades dos clientes;

  6. Definir um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo mais efetivo.

Análise de Swot ou Análise PEST: principais diferenças e quando usar cada uma

As duas ferramentas são muito expressivas quanto se trata da análise dos fatores que impactam a realização de um plano, projeto ou do crescimento da empresa. Entretanto, apresentam algumas diferenças quanto às suas formas de aplicação.

Nesse sentido, a Matriz Swot elenca as forças e fraquezas do objeto em análise, tanto interna quanto externamente a empresa. Diferente disso, a Análise PEST proporciona uma observação focada no externo da empresa. Assim, promove a coleta de dados bem mais amplos e direcionados do mercado em que a empresa está inserida.

Para a aplicação de ambas, o responsável deve observar as necessidades da organização e o plano que está sendo desenhado. Portanto, se deseja dados completos, abrangentes e embasados do cenário externo em que a empresa se encontra: a Análise PEST é a ideal. Já se planeja compreender de forma menos focada o meio externo, a Matriz Swot vai garantir satisfação.

Por fim, é importante reforçar que a utilização de uma não exclui a outra. Na verdade, a aplicação pode ser feita em conjunto para a obtenção de dados mais completos do interno e externo da empresa. 

Passo a passo para fazer uma Análise PEST eficiente

A Análise PEST é uma ferramenta super intuitiva e adaptável aos objetivos da pesquisa em ação. Visto que ela é feita através da Matriz PEST, onde os dados são coletados e expostos. 

Análise Pest

A aplicação pode ser dividida em 4 etapas:

1. Definir as informações observadas em cada fator:

Nessa etapa, a equipe realiza um brainstorming e determina o que é necessário saber sobre o objeto em estudo. Portanto, define quais perguntas serão feitas em cada um dos quatro fatores na matriz PEST. 

Políticos

  • Vão ocorrer eleições próximas?
  • De que forma as eleições impactam o cenário econômico?
  • Quais impactos os prováveis resultados vão proporcionar?
  • Há situação de corrupção na região?

Econômicos

  • Como está a inflação?
  • Houve aumento nas taxas de câmbio?
  • A economia está em crescimento ou decrescimento?
  • Há um alto percentual de desemprego?

Socioculturais

  • Quais os hábitos de consumo da população?
  • A população está crescendo ou reduzindo?
  • Qual o público majoritário da região?
  • Qual estilo de vida na área analisada?

Tecnológicos

  • Houve avanços tecnológicos na área de atuação da empresa?
  • Esses avanços afetam diretamente a organização?
  • É possível incorporar novas tecnologias nos processos?
  • Os custos de aplicação da nova tecnologia estão na realidade da empresa? 

2. Encontre as oportunidades

Nessa etapa, observe quais são as oportunidades de crescimento e inovação levantadas no estudo. Isso é feito através da análise das respostas das perguntas que você definiu. Perceba se há, por exemplo, aumento na demanda dos produtos que você oferta ou crescimento no mercado que você ocupa.

3. Identifique as ameaças

Além disso, utilizando a mesma ideia, observe quais são as respostas que indicam ameaças para o seu negócio. Assim, verifique se, por exemplo, há mudanças expressivas na política que vão impactar no mercado ou se vai ocorrer uma diminuição no seu público alvo.

4. Crie e ponha em prática os planos de ação

Nessa etapa, deve-se delinear os planos de ação para atender os dois tópicos anteriores. Ou seja, planos que consigam minimizar as ameaças e contemplar as oportunidades observadas. 

Assim, pela qualidade das informações, os planos podem ser feitos de forma individual, eficiente e direcionada para cada um dos fatores e tópicos observados.

Análise PEST e Análise PESTEL são a mesma coisa?

Por mais semelhantes que sejam, a análise PEST e a análise PESTEL não são a mesma coisa. Visto que, para a segunda, são considerados mais dois fatores externos no estudo do ambiente em que a empresa se insere, que não se observa na PEST. 

Os fatores e seus aspectos de análise são:  

  • Meio Ambiente: mudanças climática, impactos ambientais, nível de poluição e sustentabilidade no mercado em que se atua;
  • Legal: leis, suas mudanças que impactam o mercado, leis de proteção ao consumidor, etc.

A aplicação de uma ou outra vai depender das necessidades da análise que a empresa pretende realizar. Todavia, pode-se realizar a PESTEL se estes dois novos fatores são relevantes para a questão observada.

Exemplos de análise PEST aplicado a empresas

A análise PEST pode ser aplicada nas mais diversas indústrias e segmentos do mercado. Ademais, abaixo estão alguns exemplos de aplicação da metodologia e os benefícios proporcionados por ela.

Construção Civil

Uma construtora analisou que seu público consumidor é, majoritariamente, jovens adultos que têm preferência em morar sozinhos. Assim sendo, passou a produzir apartamentos menores, mais compactos, em condomínios que contam com uma área de lazer completa. 

Indústria de tecnologia

Uma empresa fabricante de computadores fez uma análise completa do cenário externo em que estava inserida. Nesse sentido, observou uma alteração no poder de compra de parte do seu principal consumidor.

Por conta disso, pode-se perceber uma diferença entre os preços de seus produtos e a possibilidade de compra dos usuários. 

Portanto, criou-se uma nova linha de produtos, mais econômicos que pudessem atender a essa nova necessidade. 

Compra e varejo 

Uma empresa varejista do setor de vestuário, analisou através da Análise PEST, uma nova demanda dos seus consumidores. Visto que, uma crescente procura por produtos sustentáveis fez com que fosse desenvolvida uma nova classificação de produtos, com matérias-primas biodegradáveis e produção mais limpa. 

Através da análise PEST, é possível entender a importância da coleta de dados para uma organização. Ela mostra a relevância de compreender o cenário que a empresa está inserida e, assim, criar planos de ação focados!

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