COMO CALCULAR A CAPACIDADE INSTALADA DE UMA EMPRESA EM 5 PASSOS

Tempo de Leitura: 5 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

Capacidade instalada

A capacidade instalada é um indicador extremamente importante no contexto produtivo industrial que se refere à produtividade das empresas, sendo dado em porcentagem e nos levando a entender o potencial máximo de produção.

Assim sendo, quando falamos de produtividade, sobretudo, das indústrias, existem métricas indispensáveis para medi-la, sendo a capacidade instalada uma das mais importantes. Desse modo, o texto a seguir traz com maior profundidade a importância dessa métrica, como calcular e outros fatos importantes sobre o termo.

 

O que é capacidade instalada?

O conceito de capacidade instalada é o limite da produção ou a capacidade máxima de fabricação de uma empresa, principalmente indústrias. De modo geral, pode ser considerado o número de unidades que as máquinas instaladas na empresa ou outros equipamentos têm a capacidade de produzir.

Desse modo, a definição de capacidade instalada de uma empresa está diretamente ligada ao conceito de produtividade e competitividade dentro das indústrias de diferentes setores. Assim, tal indicador contribui para a tomada de decisões estratégicas que otimizem o fluxo produtivo da empresa.

 

Por que é importante calcular a capacidade instalada?

Para uma empresa ou indústria é extremamente importante mensurar qual a capacidade instalada. Afinal, tal indicador tem influência direta em outros indicadores, seja no âmbito macro ou microeconômico. Além disso, ela é importante porque possibilita a tomada de decisões mais assertivas para melhorar os resultados da empresa em curto, médio e longo prazo.

Deste modo, calcular a capacidade instalada é identificar se a empresa está produzindo em sua capacidade ideal ou se está com superprodução. Outra importância desse indicador é a comparação com concorrentes e identificar melhor as oportunidades, o que possibilita melhorar a performance e os ganhos da empresa.

 

O que pode acontecer se eu não calcular a capacidade instalada da empresa?

Como a capacidade instalada afeta diretamente os índices de produtividade e capacidade de uma empresa, não mensurar este indicador pode trazer sérios problemas para sua empresa ou indústria.

Desse modo, se não calculada, não é possível mensurar se uma empresa necessita empregar uma força de trabalho maior ou menor em relação ao que está sendo empregado naquele momento.

Além disso, a falta de tal indicador afeta diretamente os ativos fixos (máquinas, equipamentos e etc.)  de uma empresa. Isso porque não é possível mensurar se tais máquinas estão sendo utilizadas e gerando custos com relação às manutenções preventivas e corretivas.

 

Benefícios em estar de olho na capacidade instalada

Existem inúmeros benefícios para se começar a calcular a capacidade instalada da sua empresa. Entre esses pontos positivos, um deles é que após realizar o cálculo na sua empresa ou indústria é possível mensurar se você está produzindo em plena capacidade ou se determinadas partes dos recursos não estão sendo 100% aproveitados.

Além dos benefícios citados acima, também auxilia no processo de alavancagem da empresa. Afinal, por meio desse indicador é possível entender o nível de competitividade do negócio e qual a relação com sua concorrência. Sendo assim, após citados tais benefícios, é notório o motivo pelo qual você deve buscar realizar o cálculo da capacidade instalada na sua empresa ou indústria.

 

Como calcular a capacidade instalada de uma empresa?

Para se calcular a capacidade instalada de uma empresa, principalmente indústria, é necessário seguir algumas etapas para se chegar no indicador final.

1º passo: calcular a produção por tempo

Inicialmente, é extremamente importante calcular quantas unidades são produzidas dentro de um certo tempo. Além disso, é importante considerar o tamanho do produto. Nesse sentido, a medição dos produtos maiores deve ser em horas, enquanto a medição dos menores deve em minutos.

2º passo: cálculo do tempo produzido

Depois de ter calculado a produção por hora você deve calcular utilizando a carga horária, pois a partir desse cálculo você chegará ao ritmo de produção. A conta é simples, basta você  multiplicar a jornada de trabalho, pelos itens produzidos por hora.

Por exemplo, se por hora a sua empresa produz 500 itens, em uma jornada de 8 horas ela deve produzir 4000 itens. A partir desse resultado você pode identificar se o seu ritmo de produção está dentro da sua capacidade total ou se necessita melhorias.

3º passo: potencial de produção

Após descobrir a produção real da sua empresa você precisa calcular a sua potencial produção, ou seja, a sua total capacidade.

4º passo: intervalos entre a produção

No quarto passo, é importante descontar os intervalos de produção. Por isso você também deve medir as paradas que ocorrem durante a produção. Some as paradas obrigatórias e as não programadas, faça uma média e calcule o tempo improdutivo e o período produtivo.

5º passo: taxa de eficiência

Já o último passo é dividir a produção realizada pelo potencial de produção. O resultado obtido é, basicamente, a sua taxa de eficiência. No entanto, o resultado da sua capacidade instalada deve ser registrado em porcentagem.

Sendo assim, após chegar ao resultado da divisão, basta multiplicá-lo por 100. Se a sua empresa estiver utilizando menos de 100% da sua capacidade, você pode e deve aumentar a sua produção e fazer melhorias, seja no maquinário ou nos setores específicos.

 

Capacidade instalada: exemplo

Um exemplo breve sobre o cálculo da capacidade instalada é de uma indústria fictícia ABC de Metais, que tem capacidade máxima para a produção de 100.000 chapas de metal por dia. Atualmente, ela produz, em média, 80.000 chapas de metal por dia.

Assim, a capacidade instalada da ABC Metais corresponde à relação entre os 80.000 que ela produz e os 100.000 que ela pode produzir. O resultado é uma capacidade instalada de 80%.

 

Como uma consultoria pode ajudar no cálculo da capacidade instalada?

Uma consultoria pode ajudar de diversas maneiras a indústria a obter o cálculo da capacidade instalada. A empresa de consultoria irá auxiliar a identificar onde estão os principais gargalos, como excessos e perdas da sua empresa. Assim, consegue identificar quais etapas do processo produtivo mais geram desperdício e, após isso, criar planos para cortar essas dores e aumentar a produtividade.

Entretanto, sabemos que essa tarefa requer conhecimento e tempo. Sendo assim, é por isso que existe uma empresa de consultoria como a EPR consultoria, visto que não sua realização não é uma tarefa fácil. Com o auxílio da EPR é possível amenizar diversos desperdícios que podem estar sendo gerados pela falta do cálculo da capacidade instalada da sua empresa, pois conseguimos realizá-lo para você.

 

Como aumentar a capacidade instalada de uma empresa?

O pontapé inicial para aumentar a capacidade instalada é estabelecer uma nova meta para ela. Desse modo, essa nova meta deve ser compatível com a demanda do mercado, de modo que a produção adicional possa ser absorvida e trazer resultados para o negócio.

Já o segundo passo é identificar quais são as dores que podem estar prejudicando o nível de atividade produtiva no momento atual, sendo os mais comuns:

  • maquinário em más condições (que necessita de manutenção com frequência);
  • irregularidades no recebimento de insumos;
  • falta de mão de obra para manter a linha de produção funcionando por mais tempo.

Outra alternativa é encontrar maneiras de elevar o potencial máximo de produção da empresa. Algumas ideias são: adquirir maquinário mais moderno e potente, ampliar a planta e terceirizar o processo produtivo ou partes dele.

Além disso, é importante dizer que quando uma empresa decide ampliar sua capacidade instalada. Via de regra, ela precisa de capital que não está imediatamente disponível, sendo necessário um certo planejamento para realizar o investimento.

 

capacidade instalada

 

 

 

voltar ao topo

Saiba mais