COMO APLICAR DESIGN THINKING NA SUA EMPRESA E OBTER RESULTADOS POSITIVOS

Tempo de Leitura: 9 minutos

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O que você vai aprender

 

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O design thinking é uma metodologia inovadora, capaz de gerar resultados mais eficazes em menos tempo. Além de organizar  ideias, trazendo soluções mais criativas para os problemas cotidianos.  

No texto a seguir, você encontrará uma explicação dessa metodologia, sua importância, etapas, ferramentas, exemplos e dicas para implementá-la em sua empresa!

 

O que é o design thinking?

Primeiramente, o design thinking nada mais é do que uma abordagem diferenciada, que valoriza a criatividade, a experimentação e a empatia para trazer soluções inovadoras e criativas para os problemas da empresa. Além disso, o design thinking envolve uma mentalidade colaborativa, onde integra-se diferentes habilidades e perspectivas para a resolução de problemas.

Com ele, podemos ter um pensamento mais crítico, que levará à organização das ideias de modo a estimular tomadas de decisões e busca por conhecimento.

Apesar de não haver uma fórmula específica para a sua implementação, o design thinking contribui para a maximização de ideias e insights, que serão postas em prática. 

Dessa forma, é importante a realização do processo de forma coletiva, visto que são necessárias perspectivas e visões diferentes. 

 

Quais os objetivos do design thinking em uma empresa?

Para uma empresa, o design thinking mostra-se essencial. Pois, a utilização dessa metodologia torna os resultados cada vez mais eficazes. Demonstra-se isso na criação de novas campanhas, novos produtos ou até mesmo em encontrar soluções de problemas.

O grande objetivo do design thinking é converter as dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a empresa. Desse modo, ele permite resolver problemas complexos, gerando valor para o público, com impacto no seu cotidiano.

Nesse sentido, ele alinha o olhar de todos para o consumidor. O design thinking busca entender a sua perspectiva e as suas dores, para a criação de uma solução completa, que faça sentido para esse público.

Assim, a empresa poderá usar da multidisciplinaridade, buscando entender melhor seu cliente, encontrando exatamente a sua necessidade e agindo em cima dela para gerar valor no seu produto. 

Como resultado, poderá ter destaque no mercado, aumentando a competitividade com ideias cada vez mais precisas e inovadoras.

 

Qual a importância do design thinking?

O design thinking mostra sua importância quando passamos a considerar a satisfação do cliente como o principal objetivo da empresa. Ao se colocar em uma posição de comprador, as soluções surgirão cada vez mais sintonizadas com a real necessidade e dor do público, o que destaca a empresa no mercado. 

Tal abordagem otimiza a utilização do capital intelectual, acelera o processo de criação, diminui riscos e gera criações inovadoras. Dessa forma, ela é capaz de aprimorar todas as etapas e integrar as partes envolvidas no negócio. Dessa maneira, essa abordagem pode ser o diferencial necessário para adquirir uma fatia maior de clientes, potencializando os lucros. 

 

6 benefícios da metodologia design thinking

O design thinking apresenta diversos benefícios para as empresas que o aplicam. 

Primeiramente, temos uma melhora significativa na comunicação, visto que os profissionais estarão em uma busca por troca de informações. A comunicação, a melhora dela, faz com que os profissionais não se sintam inibidos a falar suas opiniões. 

Temos também um melhor ambiente organizacional, mais empático e aberto à colaboração e experimentação, o que melhora o desempenho dos colaboradores. Assim, o ambiente será agradável, estimulante e inovador. 

Além disso, o design thinking traz uma maior satisfação e fidelização por parte dos profissionais, que se sentem valorizados e ouvidos. O mesmo ocorre com os clientes, que notam suas necessidades sendo atendidas de forma mais eficiente e satisfatória.

O design thinking promove o desenvolvimento da visão sistêmica, permitindo um olhar abrangente de toda a cadeia, desde a visão macro até a micro. Com essa abordagem, é possível identificar os melhores caminhos a seguir e integrar diferentes perspectivas.

Por fim, o design thinking promove a adaptabilidade e flexibilidade dos profissionais, que precisam evoluir constantemente e mudar suas estratégias. Isso ocorre porque a metodologia incentiva a busca pela melhor solução possível, o que exige dos profissionais uma postura de constante aprendizado e mudança.

Logo, há um engajamento do ambiente de trabalho como um todo, motivados pela abertura e valorização do potencial de cada um com o design thinking. 

 

Conheça as 5 etapas do design thinking

O design thinking é um processo criativo que visa solucionar problemas complexos. Conheça suas cinco etapas: definição, empatia, ideação, prototipagem e testes.

 

Empatia 

Trata-se do momento inicial, em que há um entendimento do que deve ser feito e qual a necessidade que deve ser suprida. É quando os profissionais se colocam no lugar do cliente, para entender suas dores e o que gostariam que fosse a solução.

Durante a etapa de empatia, é essencial que os profissionais sejam capazes de compreender profundamente as necessidades e desejos do cliente. Isso implica em se comunicar com ele de forma eficiente, para entender suas expectativas e compreender as experiências que ele já teve com produtos ou serviços similares. 

Além disso, podem ser coletados comentários e feedbacks dos clientes, para validar o que foi pensado. 

 

Definição 

Na etapa de definição, as informações coletadas são organizadas em relatórios e mapas mentais, visando identificar os principais problemas a serem resolvidos. É importante uma análise minuciosa para que as soluções propostas sejam eficientes e eficazes na resolução dos problemas identificados. 

É importante que a equipe estabeleça metas claras para o projeto, além de uma visão compartilhada do que deve ser alcançado. A partir dessas definições, é possível começar a buscar soluções criativas e eficientes para os problemas identificados na etapa anterior.

Nessa fase também pode ser criada uma persona, que simboliza o perfil de cliente para o qual a solução será desenvolvida. Além de ser mais objetivo sobre o que deve ser feito e como abordá-la. 

 

Ideação 

A ideia é criar um ambiente de liberdade e abertura para que as soluções possam ser desenvolvidas de forma colaborativa. A diversidade de pensamentos e ideias é valorizada, e o objetivo é encontrar a melhor solução possível para o problema identificado.

É nessa fase que o projeto começa a ganhar forma. A partir de todas as coletas e definições das informações, passa-se a cogitar e decidir as soluções. É a hora de pensar fora da caixa, de entender qual a melhor forma de resolver a necessidade do cliente, com muita criatividade e inovação. 

Durante a fase de ideação, o foco deve ser geração de grande  quantidade de ideias, e não na qualidade. Todas as ideias são bem-vindas, pois podem levar a soluções inovadoras e surpreendentes. Nessa etapa, são incentivados os brainstormings, ou chuva de ideias, entre a equipe, para que surjam o máximo de ideias possíveis e relevantes. 

 

Prototipagem 

A etapa de prototipagem é fundamental para transformar ideias em algo palpável. É o momento de experimentar e validar a solução proposta, antes de investir em sua implementação definitiva. São feitos testes em fases mais experimentais, para entender como a solução se comporta na prática.

Aqui, é necessário a aplicação de um filtro de ideias, de modo a escolher a que apresenta a maior chance de sucesso. Logo após essa escolha, as ideias selecionadas passam por testes experimentais para entender como a solução se comporta antes de investir. É possível criar protótipos, que se tornam o mais próximo possível da versão final.

 

Testes 

Nessa fase, o foco é validar a solução encontrada. É feito um teste do protótipo com outras pessoas, para entender seus pontos de vista e verificar possíveis ajustes. Feedbacks são essenciais para melhorias antes da versão final.

Por fim, essa etapa serve para a validação da solução encontrada. Essa será a hora do teste do protótipo com outras pessoas, para entender o ponto de vista delas e verificar se há algo que deva ser alterado. 

Do mesmo modo, é importante ouvir feedbacks de satisfação ou insatisfação. Isso ajuda a enxergar oportunidades de melhorias e otimizações que devam ser feitas antes da versão final.

 

Ferramentas do design thinking para conhecer e métodos de solução de problemas 

O Design Thinking é uma abordagem para solução de problemas que busca uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários. Nessa abordagem, utiliza-se diversas ferramentas para conhecer e entender o problema em questão. A seguir, serão apresenta-se algumas dessas ferramentas e métodos.

 

Pesquisa Desk

Utiliza-se essa ferramenta na fase da Empatia, que consiste na criação de uma árvore de temas relacionados ao problema. Cada tema vai se desdobrando enquanto vão sendo obtidas informações de diversas fontes (como portais de notícias ou jornais), com o intuito de pesquisar e entender o real impacto do problema.

 

Mapa da Empatia 

O mapa da Empatia é uma ferramenta importante do design thinking, pois permite entender a perspectiva do cliente, seus desejos e dores, para que a solução criada seja mais precisa e adequada às suas necessidades. Além disso, utiliza-se esse mapa para estruturar o conhecimento, encontrando um panorama geral da situação. 

Nele, seis perguntas devem ser respondidas: O que o cliente pensa e sente? Ele escuta o quê? O que ele vê? O que fala e faz? Quais são suas dores? Quais são seus desejos? Essa ferramenta é muito útil na etapa de Definição.

Ao responder essas perguntas, é possível entender a jornada do cliente e criar empatia com suas necessidades e desafios, o que ajuda a gerar soluções mais efetivas e alinhadas com suas expectativas. 

Utiliza-se o mapa da Empatia em conjunto com outras ferramentas do design thinking, como o brainstorming e a co-criação com o cliente, para a criação de soluções inovadoras e centradas no usuário. 

 

Brainstorming 

O brainstorming é uma técnica popular do design thinking para gerar ideias criativas e inovadoras na fase de geração de soluções. Durante essa atividade, os participantes são encorajados a apresentar todas as ideias que surgem, sem julgamento ou crítica, permitindo que a criatividade flua livremente.

Utiliza-se muito o brainstorming na fase de Ideação, sendo um momento livre de julgamentos com o objetivo de pensar em ideias, apresentá-las e discuti-las. Nele, há um foco total na solução do problema, pensando muito fora da caixa para trazer ideias cada vez mais inovadoras. 

 

Co-criação com o cliente

A co-criação com o cliente é uma prática que tem como objetivo a geração de ideias mais precisas e personalizadas, sendo utilizada principalmente na fase de Ideação e prototipagem do design thinking.

A co-criação com o cliente é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada a fim de gerar insights muito mais precisos. Geralmente ocorre na fase de Ideação e prototipagem, e considera a personalização da solução. 

Durante a co-criação, os clientes podem contribuir com seus conhecimentos, experiências e perspectivas, proporcionando um diálogo mais próximo e colaborativo entre a equipe de desenvolvimento e o cliente.

Nela, é feito um convite ao cliente para auxiliar na criação de ideias, o que faz com que ele se sinta valorizado e realmente ouvido. 

 

Exemplos de design thinking aplicados na prática

A aplicação do design thinking ocorre em diversas empresas dos mais variados segmentos do mercado. Por ser uma solução extremamente flexível e fácil de aplicar, as empresas apostam muito no seu potencial.

Um exemplo é a empresa Havaianas, que recentemente passou por uma reestruturação. A partir de uma pesquisa de mercado, a empresa entendeu que seria mais benéfico para seu público oferecer outros produtos além de chinelos. Entre as opções, foram incluídas bolsas e toalhas.

Para implementar essa mudança, eles realizaram diversas entrevistas com clientes, junto com prototipação antes do seu lançamento real. Após aprimorada e validada, a solução foi para o mercado, sendo muito bem aceita pelo público.

 

3 dicas para implementar o design thinking

A primeira dica para implementar o design thinking na sua empresa é ter um bom planejamento. A elaboração dele é importante para que as ações tenham um norte, definindo se a realização do trabalho levará aos resultados esperados. 

Além disso, o planejamento permite que todas as etapas do processo sejam organizadas e realizadas de maneira eficiente, evitando retrabalho e atrasos na entrega da solução.

Também, um bom planejamento também ajuda a definir as etapas necessárias para a implementação do design thinking na empresa, assim como alocar recursos e definir prazos. 

É importante que a equipe responsável pela implementação tenha clareza sobre o processo e esteja engajada para garantir a efetividade do design thinking.

Sem o planejamento estratégico, há o risco de que as ações não estejam totalmente alinhadas com o objetivo da sua empresa, podendo ser algo bastante prejudicial. 

Outra dica é ser adaptável. Um dos principais pontos do design thinking é a flexibilidade, que levará à melhor solução possível, O mercado está em constante evolução, e por isso é necessário estar aberto à mudança, para agregar mais valor ao trabalho. 

Desse modo, a empresa continuará a atrair e fidelizar novos clientes. 

Por fim, é importante investir em uma equipe diversificada. Como dito anteriormente, para a aplicação do design thinking, é preciso ter uma visão múltipla, de diversos pontos de vista que tragam mais valor à solução. 

Uma equipe diversificada também traz mais criatividade, já que diferentes perfis têm habilidades complementares e experiências únicas que podem ser combinadas para gerar ideias mais inovadoras. Além disso, a diversidade promove a inclusão e valoriza as diferenças, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso.

A troca de experiências é essencial para enriquecer o trabalho e abrir a mente das pessoas para a inovação. 

 

Como a EPR pode ajudar a implantar processos de design thinking na sua empresa

No início, pode parecer um pouco complexo utilizar o design thinking. São diversas etapas e ferramentas, que talvez não seja tão simples aplicá-lo sem despender uma boa quantidade de tempo no processo.

A EPR Consultoria pode auxiliar tanto no planejamento de uso da metodologia quanto na aplicação de uma melhor organização estratégica da sua empresa. Com isso, a sua empresa pode se destacar no mercado de trabalho e inovar cada vez mais com o design thinking.

 

Para a aplicação do design thinking da melhor forma, é necessário primeiro o planejamento, comunicação e acompanhamento de resultados. Para te ajudar, a EPR Consultoria desenvolveu um material que detalha como fazer gestão a vista, suas aplicações, importâncias e benefícios. Clique aqui e saiba mais! 

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