FLUXO LOGÍSTICO: CONHEÇA ETAPAS E COMO MONTAR PASSO A PASSO

Tempo de Leitura: 6 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

banner fluxo logístico

 

 

Conhecer o fluxo logístico de sua empresa é fundamental para entender como as informações e materiais se movimentam dentro dela. Dessa forma, é possível otimizar essas movimentações e assim se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Nesse texto, você irá aprender o que é o fluxo logístico. Além disso, engloba quais são os benefícios decorrentes de sua otimização, tipos de fluxos logísticos, quais são as suas etapas e como montar o fluxo logístico voltado para os seus objetivos.

 

O que é fluxo logístico?

 

Fluxo logístico é o conjunto de processos que compreende todas as movimentações de matérias primas e produtos acabados, considerando desde a chegada na empresa até serem entregues ao cliente. Além disso, compreende informações e recursos financeiros envolvidos no controle dessas movimentações. 

 

Nesses processos, estão contidas informações referentes ao produto, cliente e empresa, materiais necessários para produzir a solução oferecida e de que forma a solução será entregue.

 

Entender o motivo de conhecer o fluxo logístico de sua empresa e como melhorá-lo se torna de suma importância para se tornar relevante no mercado atual e se diferenciar das concorrências. 

figura exemplo de fluxo logístico

 

 

Objetivos de aplicar o fluxo logístico em uma empresa

 

Devido ao cenário competitivo que vivemos, as empresas se diferenciam das demais ao terem uma gestão otimizada. Isso só é possível com o conhecimento de todas as etapas produtivas e operacionais do cotidiano, sendo o fluxo logístico uma de suas principais.

 

Entendê-lo possibilita uma visão mais ampla do negócio e suas variáveis. Assim, o caminho de materiais e informações, se bem mapeado, pode trazer insights sobre o que pode ser melhorado e como ele impacta seus resultados.

 

Entender como o fluxo logístico funciona traz inúmeros benefícios, bem como sua otimização também proporciona melhorias para a empresa no qual ela é aplicada.

 

Benefícios do fluxo logístico

 

Entender o fluxo logístico de sua empresa é o que possibilita conhecer de onde tudo vem e para onde vai. Portanto, quanto mais detalhado é esse conhecimento, mais melhorias podem ser aplicadas para potencializar resultados.

 

Um dos benefícios mais atrativos do fluxo logístico otimizado é a redução de custos com desperdícios e distribuições mal otimizadas. Não padronizar o armazenamento e preparação de produtos gera muitas soluções fora de especificação, elevando o número de produtos não comercializáveis.

 

Além disso, o fluxo logístico otimizado aumenta a satisfação do cliente com relação à empresa, que tende a comprar novamente produtos da marca. Essa ação reduz custos destinados à captação de novos clientes, que chega a ser o dobro do custo de fidelizá-lo.

 

Um fluxo logístico mapeado e otimizado possibilita o crescimento saudável das empresas, sendo possível se aproveitar desse diferencial para atingir novos clientes e fazer a empresa crescer como um todo.

 

Tipos de fluxo logístico

O fluxo logístico  possui 4 tipos de classificação:

 

Fluxo de materiais

 

O fluxo de materiais representa toda a movimentação de insumos utilizados como matéria prima e de produtos acabados. É importante ter a definição dos modais de transporte para entregar o produto ao cliente, bem como toda a infraestrutura da empresa voltada para esse fim.

 

Fluxo de informações

 

O fluxo de informações se refere a todos os dados presentes desde a aquisição do produto pelo cliente, até a sua entrega para o mesmo. Assim que o cliente efetua a compra, o sistema gera uma sinalização de demanda por produtos acabados para a empresa. A mesma repassa para a produção, que prepara e envia o produto. 

 

Esse é rastreado, tanto por parte da empresa, quanto por parte do cliente. É o que possibilita o início dos processos do fluxo de materiais.

 

Fluxo de recursos financeiros

 

O fluxo de recursos financeiros são todas as movimentações de dinheiro necessárias para os outros fluxos trabalharem e evoluírem, já que todos necessitam de recursos financeiros para operar. Além disso, esse é o fluxo que gerencia todos os outros.

 

Fluxo reverso

 

O fluxo reverso se refere ao fluxo que acontece após o recebimento do produto pelo cliente. Seja pelo motivo que for, é o fluxo que traz o produto de volta à origem tanto para reciclar seus componentes, fazer alterações ou descartá-los de forma apropriada.

 

Etapas do fluxo logístico

 

A primeira etapa do fluxo logístico é o recebimento de insumos. Se trata de todos os processos necessários para realizar o recebimento da matéria prima. Catalogação, registro no sistema e destinação para a armazenagem são alguns deles.

 

A próxima etapa é o armazenamento, no qual é decidido pela empresa onde será alocado o produto, sendo a gestão de estoques imprescindível para que essa etapa seja bem utilizada e não cause muitos prejuízos. A separação desses deve levar em conta a quantidade de produtos que são vendidos do tipo em questão, quando será entregue, entre outros.

 

A seguir, a separação dos pedidos acontece, e ela depende que as outras duas etapas ocorram com qualidade para que a separação dos pedidos não precise voltar às etapas anteriores para encontrar os produtos.

 

Após isso, temos o embalo, que deve ser padronizado e sua alta qualidade deve ser levada em conta, pois um produto bem embalado, não sofrerá avarias durante o transporte.

 

Por fim, temos o envio da mercadoria. A empresa deve escolher qual modal melhor supre as necessidades de entrega de seus produtos, sendo a distância e a urgência que o cliente possui detalhes que deve se levar em conta para a tomada de decisão.

 

Como montar um fluxo logístico passo a passo

 

Agora chegou a hora de montar o fluxo logístico da sua empresa. Primeiramente,  é necessário entender com clareza como cada um dos tipos de fluxo logístico citados anteriormente se relacionam na sua empresa. Para isso, a melhor forma de fazê-lo é por meio do mapeamento de processos.

 

Esse mapeamento deve ser feito desde o pedido do cliente até a entrega do produto ao mesmo. Tente detalhar o máximo possível cada etapa, pois a perda de detalhes preciosos pode ocorrer ao tentar entender somente o geral.

 

Ao fazer isso, você entenderá as etapas do seu fluxo logístico e notará que elas se relacionam de forma multifatorial. Os gargalos que se encontram dentro de sua logística são resultados de problemas que se originam em uma etapa, mas que desencadeiam problemas em todas as outras.

 

Com o fluxo mapeado e os problemas encontrados, está na hora de otimizá-lo. Procure conversar com colaboradores que estão no dia a dia do processos, esses sempre possuem sugestões valiosas de melhorias. Cultivando uma cultura de melhoria, todos se sentirão motivados a trabalhar para que a empresa alcance os mais altos resultados.

 

3 exemplos de empresas que utilizam fluxo logístico

 

Toda a grande empresa que deseja se manter saudável, deve ter seu fluxo logístico mapeado e em constante otimização. Pois, sem esses procedimentos, a manutenção e crescimento se tornam inviáveis. 

 

Ao não ter o fluxo logístico mapeado, os custos de desperdício e investimentos equivocados continuarão altos, os desperdícios e satisfação dos clientes piorará sem o gestor saber o porquê. 

 

Informação é a chave para o crescimento, por isso, todas as grandes empresas possuem esse setor muito bem mapeado e sabem qual a importância dessa área para sua maturidade e, consequentemente, seu crescimento. 

 

  • Entender isso é o que nos faz perceber porque a Amazon é uma das maiores empresas do mundo e que se estendeu por todo o território global, e seu fluxo logístico é seu diferencial. Somente com um fluxo logístico extremamente otimizado isso seria possível.

 

  • Além dela podemos citar a empresa de cosméticos Natura, que distribui produtos em todo o Brasil e América Latina, graças à padronização em sua produção e distribuição de produtos.

 

  • Outro destaque no que diz respeito à e-commerce no país é a empresa de artigos esportivos Netshoes. Ela se destaca na otimização de despesas com o frete, visando maior custo benefício e satisfação do cliente pela rapidez e agilidade na entrega. 

 

Sabendo da importância do fluxo logístico e quais benefícios sua otimização traz, está na hora de colocar em prática esses conhecimentos para trazer resultados significativos para a sua empresa, e a EPR pode ajudar nesse cenário. Oferecemos serviços de mapeamento de processos, gestão de estoques e otimização de layouts, muito necessários para um fluxo logístico eficiente.

 

gestão de estoque

voltar ao topo

Saiba mais

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR EM FÁBRICA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

GESTÂO POR PROCESSOS – A EPR Consultoria foi contratada por uma empresa recém comprada que desenvolve principalmente produtos para automação industrial. A solicitação da empresa para a EPR foi realizar diversas melhorias no intuito de, futuramente, planejar uma indústria para ser a principal filial na América Latina. Assim, a EPR conseguiu entregar 10 Mapas de Fluxo de Valor, além de 9 Mapas de Processos e Relatórios de Análises Lean e de Melhorias.

Leia mais »
Banner - case aumento de produtividade em indústria siderúrgica

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NO SETOR SIDERÚRGICO

PCP E GESTÃO POR PROCESSOS – Uma empresa siderúrgica de referência, localizada no Rio Grande do Sul, procurou a EPR Consultoria interessada em aumentar a produtividade geral da área de acabamento dos processos, que finaliza barras laminadas, visando entender melhor as etapas e como melhorá-las.

Leia mais »