A metodologia OKR é uma das mais populares atualmente. Ela foi amplamente disseminada ao ser implementada pelo Google, em 1999, e é considerada uma das estratégias responsáveis pelo crescimento exponencial da empresa. Com o crescimento do mercado e, consequentemente, a maior concorrência em nível mundial, surge a necessidade do uso de diferentes modelos de gestão, como a metodologia OKR.
O que é metodologia OKR?
A metodologia OKR (Objectives and Key Results) consiste em um modelo de gestão que tem como objetivo o melhor alinhamento de metas e de resultados de uma empresa. Essa metodologia tem como foco não só a simplificação do processo de criação de metas, mas também a transparência dos objetivos estratégicos. Isso gera funcionários engajados e entusiasmados para cumprirem com esses propósitos.
É importante destacar que a metodologia OKR surgiu como uma necessidade das corporações de se adaptarem com as rápidas mudanças das condições de mercado. Para isso, foram aplicadas formas menos complexas e mais enxutas de planejamento estratégico.
Metodologia OKR e KPI: qual a diferença?
Outra metodologia que aparece quando falamos de OKR são os KPI (Key Performance Indicators). A metodologia do KPI é uma ferramenta que serve para empresas saberem sobre os resultados de seus processos internos. Dada a semelhança entre essas duas metodologias, elas são geralmente confundidas.
A diferença entre as duas é que, enquanto a metodologia OKR está focada nas metas da empresa, os KPI focam na análise do desempenho de processos internos. Ou seja, enquanto os OKR estão relacionados à definição de metas, os KPI estão preocupados no desempenho da empresa para atingi-las, o que é feito por meio de indicadores.
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Como funciona a metodologia OKR?
A metodologia OKR tem como base o estabelecimento de metas claras e ambiciosas em um curto período, uma vez que elas serão mensuradas e revisadas a cada trimestre. Os OKRs são compostos por Objectives (Objetivos), declarações qualitativas claras sobre o que uma organização ou equipe quer alcançar em um determinado período de tempo, e Key Results (Resultados-Chave), são métricas quantitativas que indicam se o objetivo foi atingido ou não.
Definição de Objectives (Objetivos)
Os objetivos consistem nas metas da empresa, os quais devem estar alinhados ao planejamento estratégico da corporação, são declarações claras e inspiradoras do que se deseja alcançar. Eles também devem ser SMART, ou seja S: Specific (específico); M: Measurable (mensurável)l; A: Attainable (atingível); R: Relevant (relevante); T: Time based (temporal). Isso ajuda a criação de objetivos que são claros e que realmente são possíveis para serem alcançados.
Definição de Key Results (Resultados-Chave)
Os Key Results são critérios mensuráveis usados para acompanhar o progresso em direção aos objetivos. Logo, consistem em metas menores que estão ligadas diretamente ao alvo principal. Para cada objetivo definido, deve haver de 2 a 5 KR.
Podemos utilizar como exemplo uma empresa de vendas em que o objetivo deles é aumentar a receita da empresa, portanto os Key Results podem ser: Prospectar 50 leads por semana ou fechar 2 contratos com duas empresas de grande porte.
Benefícios da Metodologia OKR
O principal benefício da Metodologia OKR é traçar ações claras para atingir determinado objetivo estabelecido pela empresa. Além disso, ele serve como um sistema de medição para entender quão perto a empresa está para chegar no objetivo, podendo ser traçado um plano novo caso seja entendido que a atual estratégia não esteja funcionando.
Outros benefícios são o aumento da transparência já que todos na organização podem visualizar os OKRs de cada equipe e o aumento da eficiência, pois as equipes podem gerenciar melhor seu tempo e recursos, focando em atividades que realmente contribuem para o alcance dos resultados-chave.
Quais as características dos OKRs
- Simplicidade: Uma linguagem de fácil entendimento, além de não serem textos muito longos, para serem fáceis de memorizar. Além disso, devem estar alinhados à cultura da organização.
- Números: Todos os OKRS devem possuir, obrigatoriamente, números.
- Ciclos curtos: Em sua maioria, as metas são trimestrais. Esses ciclos permitem atualizações regulares, além do maior alinhamento com as necessidades do mercado.
- Stretch goals: consiste na criação de metas que tenham como intuito levar o grupo a pensar em conjunto e que sejam desafiadoras.
- Bottom-up e Top-Down: primeiramente, as metas da empresa devem ser alinhadas entre gestor e colaborador. Ademais, 60% dos objetivos devem ser definidos pelo funcionário que irá trabalhar naquele OKR (bottom-up). Os outros 40% devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa.
Níveis de OKRs
A metodologia OKR atende todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Sendo assim, com o intuito de definir interdependência e foco dos OKRs, eles foram divididos em três níveis: Organizacional, Departamental e Individual.
- Organizacional: tem como objetivo servir de base para o planejamento estratégico da corporação, sendo as metas alinhadas à visão e à cultura da instituição. Podem ser anuais, semestrais ou trimestrais.
- Departamental: são definidas de acordo com as necessidades de cada equipe da empresa, devendo sempre ser alinhadas com a cultura e o propósito da companhia. Podem ser trimestrais, mensais ou quinzenais.
- Individual: vai definir para cada pessoa, com foco na performance do colaborador. Podem ser trimestrais, mensais ou quinzenais.
Como usar a metodologia OKR?
Apesar da simplicidade da metodologia OKR, não podemos simplesmente pensar em seus objetivos e resultados-chaves, uma vez que isso não garante que a metodologia funcione com toda sua eficiência. Com isso, separamos alguns passos para que você aplique a metodologia de maneira eficaz e com sucesso:
1. Defina metas:
O primeiro passo consiste na definição de metas, as quais devem estar alinhadas ao objetivo estratégico e à cultura da empresa. Lembre que devem ser de fácil entendimento, além de ter um prazo definido.
2. Priorize os objetivos que são mais relevantes à corporação:
Estabeleça os 3 objetivos mais importantes com foco nos próximos 3 meses. Com a subdivisão do trabalho em tarefas menores, os funcionários estarão mais engajados e motivados para a execução do projeto.
3. Estabeleça prazos:
Por meio de um planejamento estratégico, defina um prazo que esteja de acordo com o trabalho. Ele não deve ser nem muito curto, para não gerar estresse generalizado no grupo, nem muito longo, para não deixar ninguém ocioso ou trabalhando com baixa produtividade.
4. Faça divisão de tarefas:
É necessário fazer a divisão correta de tarefas de acordo com as habilidades de cada membro, valorizando suas aptidões.
5. Faça o acompanhamento contínuo:
É necessário sempre estar atento aos resultados de sua equipe, fazendo análises semanais do trabalho concluído, sendo possibilitadas correções rápidas e precisas;
6. Compartilhe os OKRS com todos funcionários da empresa:
A transparência é um ponto fundamental para o sucesso de uma organização. Com isso, é necessário que todos os colaboradores estejam informados sobre os rumos da empresa.
7. Avalie o resultado, não o esforço:
Foque sua atenção nas métricas, o que vai ser essencial para entender o funcionamento dos mecanismos da corporação.
Ferramentas e Recursos para Gerenciar OKRs
O objetivo da metodologia OKR é ser transparente com toda empresa, assim é necessário uma boa plataforma para que as OKRs sejam vistas de forma clara e objetiva. Pensando nisso existem plataformas como: Perdoo e Weekdone para ajudar com isso.
O Perdoo é uma ferramenta que se integra ao Slack (plataforma de comunicação interna para empresas) permitindo o gerenciamento de objetivos organizacionais, além de manter os colaboradores informados via notificações. Ele oferece o módulo Maps, que mostra como os OKRs da empresa se conectam, ajudando os colaboradores a entenderem suas contribuições para os objetivos gerais. No entanto, o Perdoo tem algumas limitações como a ausência de suporte 24/7, atendimento telefônico e uma base de conhecimento para esclarecer dúvidas.
Já o Weekdone permite que gestores definam metas e acompanhem o progresso dos colaboradores, com OKRs sempre visíveis e atualizados, incentivando o melhor desempenho. Ele tambèm oferece uma funcionalidade para facilitar a comunicação e feedbacks, mas alguns usuários relatam uma curva de aprendizado lenta para dominar todas as funcionalidades
Porém o Excel também é uma ótima escolha por sua simplicidade em se construir um quadro de OKR, já sendo uma plataforma familiar entre várias empresas.
Conclusão
Implementar OKRs transforma a maneira como sua empresa estabelece e atinge metas, permitindo ajustes ágeis e respostas rápidas às mudanças de mercado. Desde a definição dos objetivos até o monitoramento e revisão contínua, cada etapa é essencial para garantir o sucesso dessa metodologia.
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