Se planejar é uma das regras fundamentais para que se construa um futuro de sucesso, e o planejamento financeiro empresarial é uma das grandes responsáveis por trazer esse sucesso a uma gestão.
Na nossa vida, sempre estamos planejando nossas ações, seja antecipadamente, ou simplesmente pensando por um instante antes de fazer alguma atividade. Sendo assim, no meio empresarial, não é diferente! Mais do que isso, é fundamental para uma empresa se planejar nos mais diversos âmbitos. Por isso este texto irá tratar sobre planejamento financeiro empresarial.
Nesse sentido, a pandemia da Covid-19, que causou um imenso impacto em muitos setores da economia, evidenciou a necessidade das empresas de estruturar um melhor planejamento financeiro. Dessa forma, uma pesquisa da Grant Thornton Brasil, empresa especialista em consultoria e auditoria, com 402 empresas, apontou que 43,78% das empresas não estavam prontas para a crise gerada pela Covid-19.
Além de possibilitar um melhor gerenciamento de crise, um planejamento financeiro empresarial facilita suas tomadas de decisões e te dá mais segurança para investir quando possível. Por isso, sabendo de sua tamanha importância, aprenda com este artigo o que é um planejamento financeiro empresarial e como realizá-lo na sua empresa!
O que é planejamento financeiro empresarial?
Segundo o site Treasy, “planejamento financeiro empresarial é um conjunto de ações, ferramentas e controles que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa a ponto de gerar melhores resultados.” Ou seja, é definir onde cada empresa busca chegar e como serão desenvolvidos os planos de ação para atingir esses resultados, em termos financeiros.
Nesse sentido, o documento faz parte do plano de negócios de uma empresa. Com ele, será possível acompanhar de perto como está a saúde financeira da organização, possibilitando o gestor tomar ações mais assertivas e que façam o negócio crescer. Portanto, tendo isso estruturado, a empresa conseguirá cumprir com os seus objetivos ao final do mês, além de poder investir seus recursos de forma mais eficiente e estratégica.
Sendo assim, confira abaixo algumas funções do planejamento financeiro empresarial:
- Avaliar resultados financeiros para definir ações de melhoria
- Avaliar e monitorar concessão de crédito a clientes
- Organizar registros financeiros
- Controlar fluxo de caixa
- Alcançar metas financeiras
Como realizar um planejamento financeiro empresarial?
Existem alguns passos para se realizar um planejamento financeiro empresarial completo e realista. Saiba mais abaixo:
1 – Entender a situação atual:
Antes de apontar aonde que se quer chegar, precisa-se entender o cenário atual. Sendo assim, deve ser feita uma análise completa da sua empresa, contemplando seus pontos positivos e negativos. Aqui, deve-se olhar para o posicionamento de mercado (e como este impacta na sua precificação), volume de vendas, seu produto, seus custos, sua relação com os fornecedores, etc. Por isso, essa análise será fundamental para os próximos passos.
2 – Definir metas:
O próximo passo é estabelecer metas concretas e realistas para um período de tempo, seja este de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, aumentar o lucro em 15% até o final do semestre, reduzir os custos fixos em 5% até o final do ano, fidelizar 5 clientes em 10 meses, aumentar o faturamento em 20% até o final do ano, entre outros.
3 – Estabelecer um plano de ação:
Sabendo os objetivos, é necessário saber como atingi-los. Para isso, deve-se planejar uma série de ações que auxiliarão ao longo da trajetória. Alguns pontos fundamentais são: planejar as ações que impactar o negócio, criar um cronograma realista, dividir as tarefas por equipes, registrar tudo o que foi feito e controlar as ações por indicadores.
4 – Fazer uma previsão orçamentária:
Tendo as metas e um plano de ação, é muito importante elaborar um orçamento que lhe mostrará, entre outras coisas, quanto os projetos custarão para a empresa. Dessa forma, é necessário projetar as despesas, os custos fixos e os custos variáveis envolvidos nas ações. Além disso, deve ser feita uma projeção de vendas que possibilite alcançar as metas de faturamento.
5 – Considerar diferentes cenários:
Mesmo tendo em mãos uma análise atual da sua empresa, metas definidas, planos de ações estruturados e um orçamento elaborado, não se pode esquecer de um ponto: imprevistos acontecem (a pandemia nos mostrou isso!). Por isso, no seu planejamento financeiro empresarial, sempre considere diferentes cenários, um otimista, um realista e um pessimista.
6 – Usar um software:
Para monitorar e organizar todas as análises anteriores, é recomendado utilizar algum software de ferramenta financeira. Caso sua empresa seja pequena, uma planilha no Excel pode dar conta do recado.
Sendo assim, esses passos irão guiar você para a construção de um planejamento financeiro completo e efetivo. É ele que te ajudará a tomar decisões corretas, pois você conseguirá realizar projeções, e, assim, analisar possibilidades de investimentos, redução de custos e verificar qual será o melhor momento de otimizar seu negócio.
Planejamento financeiro empresarial: conheça metodologias
Além disso, há algumas metodologias que auxiliam na hora de colocar os passos anteriores em prática. Confira abaixo:
Matriz SWOT:
Essa ferramenta faz uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a sua empresa, levando em consideração fatores internos e externos. Ela auxilia na hora de entender como está o cenário da empresa atualmente. Veja um exemplo de Matriz SWOT:
Ciclo PDCA:
Também chamado de Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, o PDCA é um ciclo de desenvolvimento com foco na melhoria contínua, aplicável a todos os segmentos e atividades dentro das organizações. O nome PDCA é uma sigla em inglês, sendo P – plan (planejar), D – do (fazer), C – check (checar) e A – act (agir). Já falamos sobre a metodologia aqui no nosso blog, venha conferir!
5W2H:
O objetivo desta ferramenta é dispor um cronograma da execução e/ou monitoramento de trabalhos ou projetos, facilitando o planejamento da implementação das medidas a acontecer. O funcionamento do 5W2H consiste basicamente em responder 7 perguntas: what (o que), why (como), who (quem), where (onde), when (quando), how (como), how much (quanto).
Saiba como usar a ferramenta abaixo:
- Definir a ação ou atividade que deve ser executada ou o problema ou o desafio que deve ser solucionado (what)
- Justificar os motivos e objetivos daquilo estar sendo executado ou solucionado (why)
- Definir quem será (serão) o(s) responsável(eis) pela execução do que foi planejado (who)
- Informar onde cada um dos procedimentos será executado (where)
- Definir prazos para os procedimentos/datas limite (when)
- Explicar como serão executados os procedimentos para atingir os objetivos pré-estabelecidos – materiais, equipamentos, procedimentos (how)
- Limitar o custo total do que será feito (how much)
Por fim, aplicar esforços para construir um bom planejamento financeiro empresarial é de suma importância, pois é ele quem irá fornecer dados e números que darão embasamentos para as suas decisões estratégicas. Então, agora que você conhece os passos e as metodologias aplicáveis, é só começar a agir!