ENGENHARIA DA QUALIDADE: RESPONSÁVEL PELA EXCELÊNCIA EM PRODUTOS E SERVIÇOS

Tempo de Leitura: 5 minutos

Compartilhe

O que você vai aprender

 

A área da engenharia da qualidade se mostra cada vez mais fundamental para as empresas. Grandes organizações, líderes de seus mercados, mantêm altos investimentos nesse setor. É preciso compreender como ele funciona e porque vale a pena investir tanto tempo e recurso nessa área da gestão.

A engenharia da qualidade é um campo com espaço para profissionais de diversas formações e que, com o tempo, acresce muitos benefícios tanto para o cliente, quanto para a empresa.

 

O que é Engenharia da Qualidade?

Qualidade é um conceito de circunstância. Por exemplo, para um consumidor que busca comprar um carro econômico, de nada serve um carro de luxo com um motor de alta capacidade. Nesse sentido, para tal consumidor, o carro de maior qualidade é aquele que, mesmo com um motor mais limitado, consegue ter um bom desempenho e exige pouca manutenção.

Em outras palavras, a qualidade depende da exigência do cliente. Por isso, é imprescindível que a Voz do Cliente (VOC) seja ouvida pelas organizações. Sendo assim, a área da engenharia da qualidade é responsável por garantir que as expectativas e condições dos clientes sejam atendidas dentro de uma empresa. 

Portanto, isso ocorre por meio de métodos de análise e desenvolvimento de sistemas. Além disso, vale destacar que a área da engenharia da qualidade vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, justamente pela sua atenção aos consumidores.

O que faz um Profissional da área da Qualidade?

Não são  apenas engenheiros que trabalham na área da Engenharia da qualidade. Por ser uma equipe que precisa se comunicar com todas as etapas da produção e com toda a gestão da empresa, o segmento é composto por profissionais de diversas áreas.

O trabalho que esse time desempenha, em resumo, se trata de controlar estatísticas e indicadores. Porém, tal demanda requer um conhecimento completo das operações, dos produtos e dos clientes.

Sendo assim, os profissionais da área da engenharia da qualidade são os encarregados pela criação dos parâmetros que a empresa utiliza. Ou seja, são responsáveis não apenas por conferir dados estatísticos, mas também por compreender se esses dados fazem sentido para a gestão.

Por meio do desenvolvimento de ferramentas, implementação e manutenção de sistemas, a equipe da engenharia da qualidade consegue controlar e monitorar a produção e os processos de uma empresa.

Leia também: Carreira de Engenheiro: o que esperar?

Quais são os benefícios da Engenharia da Qualidade?

A engenharia da qualidade proporciona inúmeros benefícios para uma empresa, em especial para aquelas que produzem em escala. Sendo assim, ter conhecimento de como funciona os processos de sua empresa e poder usar dados em favor da gestão faz com que menos riscos sejam tomados.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios que a engenharia da qualidade traz para uma empresa:

Benefícios da Engenharia da Qualidade

 

 

6 campos da engenharia da qualidade

A engenharia da qualidade acontece, na prática, em 6 campos ou áreas dentro de uma empresa. Saiba mais sobre eles a seguir:

Gestão e Liderança

Trabalhar com engenharia da qualidade significa compreender todo o processo produtivo de uma empresa. Portanto, essa visão ampla qualifica as decisões que devem ser tomadas. 

Em suma, a área da Engenharia da Qualidade está relacionada com as tomadas de decisões que profissionais do segmento enfrentam junto com a liderança dentro das organizações. Assim, podem assumir posturas de maneira categórica com mais assertividade.

Sistema da Qualidade

Estar encarregado do sistema da qualidade é ser responsável por garantir bom funcionamento de toda a cadeia produtiva. Além disso, tem a função de assegurar que exista uma comunicação eficiente entre todas as áreas, para que todas trabalhem em conjunto.

Projeto de Produto e Processo

Este campo, como o próprio nome indica, é responsável por novos projetos na empresa. Sendo assim, tanto a criação de um produto, quanto a formação de um novo processo, exigem aprovações de várias áreas da empresa, desde a jurídica até a comercial. É necessário, portanto, um trabalho de gestão bem feito para o lançamento de algo novo e inovador.

Controle de Produto e Processo

Este campo diz respeito a análise dos atuais processos com a intenção de otimizá-los. Dessa forma, relaciona-se com o conceito de melhoria contínua. Por isso, é responsável por encontrar e reparar falhas, além de aumentar a produtividade e a qualidade dos processos.

Técnicas de Melhoria

Esta área estuda e aplica novas ferramentas de gestão, tanto para o administrativo quanto para o próprio chão de fábrica. A etapa também está relacionada com o conceito de melhoria contínua.

Métodos Quantitativos

Essa área se trata da coleta de dados estatísticos. Além disso, é responsável pelo estudo desses dados, ajudando a avaliar o desempenho das demais áreas da empresa.

O que são ferramentas de qualidade?

As ferramentas da qualidade são metodologias e técnicas utilizadas para identificação de problemas e implementação de soluções. Cada uma possui uma finalidade específica, porém todas servem como auxílio na gestão de uma empresa.

Nesse sentido, a utilização correta dessas ferramentas pode ser o diferencial competitivo de uma organização frente ao mercado. Algumas das mais utilizadas ferramentas são:

5 Porquês

A ferramenta dos 5 Porquês serve para encontrar a raiz de problemas para então os solucionar.  Além disso, é muito útil para não se gastar tempo criando soluções paliativas. Em suma, ela consiste em perguntar o “porquê” de um problema 5 vezes.

Matriz GUT

A Matriz GUT é utilizada para qual decisão priorizar ou qual estratégia seguir. Nesse sentido, GUT é sigla para gravidade, urgência e tendência.

PDCA

PDCA é uma sigla em inglês que, em sua tradução, significa planejamento, execução, verificação e agir. A ferramenta de 4 etapas é muito usada para solução de problemas e controle de processos.

Quer saber mais sobre PDCA? Clique aqui!

Histogramas

Histogramas são a representação gráfica dos dados estatísticos obtidos. Portanto, são uma maneira mais visual e mais fácil de compreender tais informações. Eles auxiliam muito em todas as áreas da gestão da empresa.

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta de gestão empresarial em formato de checklist que permite planejar e organizar atividades de uma empresa. Sendo assim, 5W2H é uma sigla para as sete perguntas que devem ser respondidas ao usar a ferramenta: What, Who, When, Where, Why, How e How Much.

URL List

voltar ao topo

Saiba mais