A análise de custos é um estudo que busca evidenciar os reais custos de uma operação ou serviço. Através dela, é possível estabelecer a rentabilidade da empresa e entender a forma como os gastos estão incidindo em cada setor e processo, possibilitando o rateio e distribuição nos preços dos produtos ou serviços comercializados.
Indefinição dos principais gastos da empresa e dos processos que os geram, dificultando o entendimento e planejamento da operação financeira e a tomada de decisão.
Estudo completo dos custos dos processos, mapeando os gastos de cada setor e identificando os principais gargalos da operação financeira.
Desconhecimento da lucratividade dos produtos ou serviços comercializados, pondo em risco a rentabilidade da empresa e sua saúde financeira.
Cálculo da margem de lucro de cada produto ou serviço da empresa, identificando os itens mais lucrativos e impactantes no faturamento da operação
Pouca previsibilidade e organização acerca da quantidade de itens a serem comercializados de modo a abater os custos atrelados a sua produção ou execução, podendo gerar prejuízos e perdas à empresa.
Cálculo do ponto de equilíbrio de todos os serviços ou produtos oferecidos, definindo a quantidade exata a ser comercializada de modo a viabilizar a obtenção de lucro bem como a organização e previsão de faturamento da empresa
A margem de contribuição é um percentual que sobra das vendas realizadas por uma empresa, depois que o gestor paga todos os custos daquele produto e também todos os impostos envolvendo aquela transação. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de pagar os custos e os impostos dos produtos vendidos.
A Análise Custo-Volume-Lucro analisa o ponto de equilíbrio ou “break-even point”, relacionando os custos e despesas com a receita total. O cálculo é realizado dividindo os custos e despesas fixos pela Margem de Contribuição Unitária, obtendo quantas unidades devem ser vendidas para que o lucro comece a ser obtido. Ou seja, a partir deste ponto, todas obrigações financeiras da empresa serão cumpridas.
O relatório de análise de custos tem como objetivo reunir dados sobre o processo financeiro, buscando detalhar as etapas de critérios de análise de custos abordados na empresa. Para isso, podem ser detalhados os centros de atividades, métodos de custeio, distribuição de custos de cada setor, além de uma explicação da continuação da análise ao longo do tempo. Sendo assim, este relatório possui como foco auxiliar no entendimento concreto das relações atividades e custos da empresa, possuindo impacto direto sobre a gestão financeira, visto que fornece uma base de dados que possibilita analisar cenários e definir metas com maior clareza e segurança
Estruturação de uma ferramenta de gestão financeira automatizada, integrando a criação de um Plano de Contas com uma planilha de Fluxo de Caixa e um DRE gerencial. Ao cruzar os dados de entradas e saídas da empresa, é possível realizar análises da situação financeira atual da empresa. A intenção é de que a ferramenta apresente uma grande praticidade e fácil visualização dos resultados financeiros da empresa, tanto na visão por competência quanto por caixa.
Baseados no Balanço Patrimonial e no DRE, os indicadores financeiros de uma empresa são as métricas calculadas por meio de dados obtidos nos demonstrativos de resultados do negócio. Basicamente, sua principal função é fornecer informações que auxiliem na análise da performance organizacional e na tomada de decisão.
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