,
O diagrama de tartaruga é utilizado para se obter uma boa qualidade nos resultados de uma empresa, por meio de um bom conhecimento dos processos. As ferramentas de gestão possibilitam uma melhor execução e também ajudam a encontrar oportunidades de melhoria no processo.
A seguir você irá entender o que é, como fazer, para que serve e os benefícios do diagrama de tartaruga. Em suma, se trata de um fluxograma que permite de maneira rápida e fácil o entendimento do processo.
O que é diagrama de tartaruga?
O Diagrama Tartaruga é uma ferramenta da qualidade que auxilia na gestão estratégica dos processos organizacionais de uma empresa, por meio de uma representação gráfica que permite a fácil compreensão das etapas de um processo.
O diagrama é composto por sete campos:
- Processo;
- Entradas;
- Saídas;
- Recursos humanos;
- Recursos materiais;
- Métodos;
- Indicadores.
O diagrama recebe esse nome porque a forma da disposição das informações lembra o desenho de uma tartaruga. Dessa forma, as entradas e saídas formam, respectivamente, a cauda e a cabeça. O processo representa o corpo e por fim, as quatro patas representam os recursos humanos, materiais, métodos e indicadores do processo.
Para que serve o diagrama de tartaruga?
Por ser uma ferramenta de gestão estratégica, o diagrama de tartaruga nos ajuda a compreender melhor os processos e a fazer uma melhor gestão dos recursos de uma empresa.
Ao fazê-lo, é possível identificar as atividades que agregam valor e quais causam desperdícios, gargalos e possíveis riscos ao processo. A partir dessas informações é possível traçar pontos de melhoria e monitorar a eficácia do processo.
O Diagrama da Tartaruga também atende os requisitos exigidos pela ISO 9001, determinando e gerenciando os processos vinculados à obtenção do resultado pretendido. Resumindo, o diagrama de tartaruga serve de informação documentada, ajuda a preencher os requisitos da ISO e assegura a conformidade dos processos.
4 benefícios de usar o diagrama de tartaruga
Além de ser uma ótima ferramenta de mapeamento de processos, o diagrama de tartaruga traz diversos benefícios inerentes à sua elaboração e utilização.
Documentação do Processo e Auditorias
O Diagrama de tartaruga pode ser incorporado como informação documentada relativa aos processos. Ter essa documentação é muito útil durante as auditorias internas ou externas, pois ajudará a realizar uma auditoria de processo mais eficaz e orientada para quais são as medidas, pessoas e documentos necessários.
Fácil Compreensão
O Diagrama de tartaruga permite a fácil visualização, identificando as etapas necessárias, responsáveis, entradas e saídas e outras informações importantes para execução do processo.
A empresa pode, por exemplo, utilizar a ferramenta para que novos funcionários entendam a posição de sua função dentro da organização, bem como o valor agregado que suas tarefas trarão para a empresa.
Identificação de desperdícios, gargalos e oportunidades de melhorias
O Diagrama de Tartaruga tem como objetivo mapear as atividades que geram valor agregado dentro de um processo e também medir sua eficácia e eficiência.
Sendo assim, a partir do diagrama de tartaruga é possível identificar de forma rápida e fácil desperdícios e gargalos que podem servir de referência para implementação de melhorias e boas práticas dentro do processo.
Alinhamento dos processos com os objetivos da organização
O Diagrama de Tartaruga ajuda a entender como o desempenho do processo pode ajudar a atingir certas metas como, por exemplo, a satisfação dos clientes, e como essas metas se vinculam ao plano de negócios e às políticas da empresa.
Diagrama de tartaruga: como fazer passo a passo
Para a construção de um diagrama de tartaruga é necessário identificar sete elementos no processo:
Processo
O processo constitui o centro do nosso diagrama, ou seja, o corpo da tartaruga. Nessa etapa é necessário definir qual processo será mapeado. Aqui você também poderá descrever os passos das atividades a serem executadas durante o processo escolhido.
Entradas
As entradas representam a cauda da tartaruga e também tudo aquilo que será transformado durante o processo.
Saídas
Se as entradas formam a cauda da tartaruga, as saídas se encontram no lugar da cabeça da tartaruga, por serem os resultados esperados ao final do processo.
Recursos humanos (Quem?)
Nesta etapa devemos definir todas as pessoas envolvidas no processo, assim como seus requisitos e competências. Também poderão ser incluídas avaliações de desempenho, comunicações e treinamentos.
Recursos materiais
É necessário identificar quais os materiais, equipamentos e matérias primas serão utilizados durante o processo.
Métodos (Como?)
Aqui devemos documentar o passo a passo de como deve ser feito o processo, incluindo melhores práticas, políticas da empresa, técnicas específicas e recomendações aos participantes sobre como realizar os procedimentos.
Indicadores
Além disso, é preciso saber como se mede os resultados, ou seja, quais são os indicadores utilizados para avaliar o desempenho do processo. Essa etapa é muito importante porque nos permite monitorizar a eficiência do processo.
Exemplo de Diagrama de tartaruga
O diagrama de tartaruga possui várias aplicações nos mais diversos escopos de atuação e sua utilização auxilia notoriamente no entendimento dos processos e organização das partes necessárias para o bom funcionamento do processo.
Como exemplo, pensando na realidade universitária, busca-se realizar o entendimento do processo de matrícula de um novo aluno na universidade. O processo, portanto, será a Matrícula do Aluno.
A entrada do processo, representada pela cauda da tartaruga, será a chegada do aluno na secretaria para realização da matrícula. A saída do processo, representada pela cabeça, será o aluno matriculado.
As patas da tartaruga representam os recursos humanos e materiais, o método e os indicadores utilizados. Nesse exemplo, se referem a secretária responsável pela realização de matrículas, o computador com acesso ao sistema, as instruções de registro do aluno no sistema da universidade e a taxa de efetivação de matrícula, respectivamente.
Entende-se, assim, o grande benefício de se utilizar o diagrama de tartaruga na organização de um processo. Com ele podemos obter a vantagem de registrar em um só local tudo que será necessário para o bom funcionamento de um processo.
Ter seu processo mapeado é de suma importância tanto para o registro do conhecimento, quanto para o compartilhamento deste com os funcionários da empresa. Porém, é necessário também a utilização da Gestão à Vista para que as atuais e novas informações sejam facilmente absorvidas pela equipe que a empresa caminhe em sintonia.