redução de custos em uma distribuidora

GESTÃO POR PROCESSOS
RESUMO

Desafio

  • Obter resultados que auxiliem a empresa a produzir mais gastando menos;

 

  • Reduzir custos do cliente;

 

  • Reestruturar o escopo de estudo de capacidade para uma nova realidade em meio a uma pandemia, realizando a coleta de dados de maneira remota;

Solução

  • Otimização dos processos e diminuição da ociosidade dos colaboradores, a partir de um estudo de demanda e capacidade produtiva da distribuidora;

 

  • Implementação de novo método para recolher dados de forma remota, utilizando câmeras de monitoramento interno.

 

  • Aplicação de metodologias ágeis e inovadoras, possibilitando entender as melhorias físicas e produtivas necessárias na empresa.

Resultado

  • Retorno do investimento antes da finalização do projeto e reaplicação do projeto em uma empresa de São Paulo;

 

  • Aumento da capacidade produtiva da empresa em 22% com o mesmo número de colaboradores, reduzindo os tempos de processo em quase 10%;

 

  • Possibilidade de redução de 20% dos colaboradores da empresa.
 

Desafio

Com a diminuição da produção e de seus ganhos devido a pandemia de Covid-19, uma distribuidora da região metropolitana de Porto Alegre necessitava de soluções rápidas e de baixo custo para suas demandas. 

O objetivo do projeto era analisar a possibilidade da implementação de leitores de código de barras no processo de separação dos produtos, por meio dos estudos de capacidade e viabilidade.

Solução

No início de 2020 a EPR Consultoria buscou alternativas para lidar com problemas causados pela pandemia de Covid-19. Para isso, foi necessário reestruturar projetos para conseguir atender as empresas de maneira rápida, acessível, segura e remota.

Para a execução deste projeto, a EPR Consultoria atuou de forma remota na coleta de dados para o estudo posterior. Junto ao cliente, foram implementadas câmeras na linha produtiva para que a cronoanálise e o estudo de movimentos dos colaboradores pudessem ser feitos com máxima segurança para ambas as partes.

Com isso, a EPR realizou o mapeamento sobre todos os processos da linha de produção, além de desenvolver um estudo de capacidade e viabilidade, visando entender a situação atual do cliente e ter o poder de propor melhorias tangíveis.

Resultado

0%
Redução do tempo de processo
0%
Aumento de produtividade

Como resultado, obteve-se um estudo acerca da capacidade máxima produtiva e a identificação de gargalos do processo, que foram resultados cruciais para produzir mais e gastar menos.  A partir disso, encontrou-se possíveis mudanças importantes para a gestão de processos na crise, tornando possível atingir estabilidade em um momento totalmente incerto.

Para alcançar os resultados desejáveis a EPR desenvolveu, a partir de um estudo de ociosidade, um dashboard em Power BI. Assim o cliente, de forma autônoma, pode fazer simulações de possíveis cenários e de futuras implementações na empresa. Com este dashboard, o cliente também pode medir os custos da produção e os custos com seus funcionários, de acordo com a capacidade e a meta produtiva de certo período.

A sua empresa tem um problema semelhante? A EPR Consultoria pode te ajudar!