TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS: SAIBA COMO APLICAR

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que você vai aprender

Transformação digital

A transformação digital é um fenômeno de suma importância para manter a sua empresa competitiva no mercado. Muito além de uma simples mudança, a transformação digital pode ser definida como uma manifestação que incorpora a tecnologia digital em soluções de problemas tradicionais muitas vezes causados pela própria tecnologia.

Através deste conteúdo, você conhecerá a importância de se reinventar no mercado, se tornar mais moderno e estar a par dos avanços tecnológicos além de como aplicar todas essas modernizações na sua empresa. Para isso, abordaremos o impacto, os benefícios e quais são os maiores desafios da implementação da transformação digital.

O que é transformação digital nas empresas?

Transformação digital é uma consequência das mudanças tecnológicas ocorridas na sociedade e, devido a essas mudanças, pessoas e empresas precisam passar pela transformação digital para se readaptarem. A implementação de uma cultura digital dentro de uma empresa é essencial para essa transformação.

Mas o que implementar uma cultura digital significa? Significa que após uma transformação digital todos os processos desde a realização do pedido até a expedição dele sigam a lógica digital. Isto é, todos os processos devem ser flexíveis, ágeis, facilmente mutáveis e que possam dar aos gestores, quando solicitadas, respostas rápidas em relação às suas atividades e resultados. 

Atualmente a transformação digital é baseada em 4 grandes pilares: 

  • Foco no consumidor: É imprescindível que as necessidades e preferências dos clientes sejam o norte do seu negócio. Todo o trabalho deve ser orientado por esses desejos.
  • Constância de feedbacks: Feedbacks nada mais são que respostas a ações ou atitudes. É importantíssimo que os negócios sejam capazes de captar esses feedbacks e a partir deles melhorar seus produto
  • Flexibilidade para mudanças: Atualmente respostas, ações e entregas precisam ser rápidas pois as circunstâncias mudam ferozmente. Portanto, o seu negócio deve ser passível de receber e aceitar essas mudanças.
  • Entregas mais ágeis: Todos os seus processos devem ocorrer com máxima eficiência.

O que ocasionou a Transformação Digital?

O processo de transformação digital deu-se início em um momento em que o mundo estava rodeado de incertezas. Os donos de empresas buscavam métodos de gerir seus negócios que fossem flexíveis a mudanças ou crises em um mercado muito mutável, mas que ao mesmo tempo fossem sólidos o suficiente para resistir a esta transição e às próprias dificuldades. 

Movidos por essas incertezas, o fenômeno da transformação digital surgiu em meio a uma onda de processos digitais automatizados, alto uso da tecnologia de armazenamento em nuvem, aprendizagem computacional em inteligência artificial, internet das coisas e até reconhecimento de voz.

A transformação digital nos permite estar “na onda” onde as perguntas fluem quase que em simultâneo com as respostas. Devido a ela o acesso a novas experiências, modelos de negócios, novos produtos e processos nunca esteve tão fácil.

Qual o impacto da transformação digital nas empresas?

A adoção da transformação digital é uma estratégia de impacto de longo prazo. Ela envolve uma mudança cultural que gerará um sucesso duradouro para toda a organização. As transformações digitais não necessariamente precisam ser a reinvenção da roda.

O objetivo é que a empresa esteja acostumada com uma ou mais mudanças antes que o mercado comece a exigir isso como um requisito mínimo já que uma hora ou outra, independente do seu setor, você estará sujeito a mudanças na regra do jogo. Em resumo, o grande e maior impacto da transformação digital nas empresas é o fato de sua empresa estar sempre a par de mudanças iminentes no mercado.

Por exemplo: o setor hoteleiro. Durante muito tempo as reservas só podiam ser feitas presencialmente até que em certo momento elas podiam ser feitas via telefone, por meio dos números que eram listados nas listas telefônicas. Logo, grande parte dos hotéis que não se adequaram a essa atualização do mercado sofriam imensa desvantagem em relação aos seus concorrentes que estavam listados. É exatamente este problema que a transformação digital visa amortecer.

Quais os benefícios da transformação digital para as empresas?

Grande parte dos benefícios da transformação digital já foram abordados aqui, como a facilitação à adaptação, agilidade nos processos e o incentivo à inovação em soluções. Entretanto, um problema pouco comentado, mas que a transformação digital auxilia na solução são a quebra dos centros de comunicação.

“Mas como assim quebra dos centros de comunicação?” Os centros de comunicação ocorrem quando há barreiras que dificultam a comunicação entre áreas de uma empresa e que acabam por distanciar e gerar rivalidades entre estas. O incentivo às equipes multidisciplinares é um ponto da transformação digital que combate este tipo de empecilho. Isso pois é de suma importância que dentro de uma equipe existam pessoas com diferentes funções para visualizar problemas com diferentes perspectivas.

Além disso, intrinsecamente, acaba por ocorrer uma redução de custos pois, no longo prazo, a flexibilidade no momento da mudança acaba por gerar um aumento na produtividade e uma redução de trabalhos desnecessários ou até mesmo retrabalhos.

Como fazer a transformação digital nas empresas?

Para a realização da transformação digital é essencial o apoio em novas tecnologias com a finalidade de tornar a empresa mais ágil possível e com foco no cliente. Com isso, listaremos algumas tecnologias que hoje são indispensáveis em vários setores empresariais que podem lhe ajudar a chegar a esse objetivo.

Transformação Digital - Tecnologia que são indispensáveis.
  • Armazenamento em nuvem: é a distribuição de dados em servidores compartilhados por meio da internet. Neste método de armazenamento, todos os seus funcionários podem ter acesso aos mesmos dados mesmo que não estejam no mesmo computador. Este método de armazenamento é muito recomendado pela praticidade tanto no armazenamento quanto na gestão de softwares já que estes podem estar todos “upados” na nuvem e serem encontrados em todos os dispositivos desejados, por exemplo.
  • Mídias sociais: as mídias sociais são importantes por se entrelaçarem muito com o pilar de “Foco no consumidor” pois, por meio delas, o contato é muito mais próximo e constante com o cliente.
  • Aparelhos móveis: além de facilitar o contato com o cliente tanto no atendimento quanto na venda, a exploração deste setor permite a realização de algumas tarefas, comunicação entre a equipe/empresa e pagamentos, contribuindo para a agilidade dessas atividades.
  • Big Data: Big Data nada mais é que o nome dado ao grande armazenamento de dados que ocorrem nas instituições atualmente. É de suma importância que as empresas se baseiem nestes dados para a tomada das suas decisões.
  • Scrum: É uma metodologia ágil e dinâmica para gestão de projetos. Ela permite controlar de forma eficaz o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo comum.
  • Lean Startup: É um conjunto de processos com a finalidade de desenvolver produtos, combinando desenvolvimento de software, desenvolvimento de clientela e softwares já existentes.

Por fim, é de suma importância a visão de novas possibilidades, o investimento em ferramentas digitais atuais, a capacitação de profissionais e é claro, nada de medo de mudanças!

Quais são os maiores desafios para aplicar a transformação digital nas empresas?

Infelizmente a transformação digital é circundada por inúmeros desafios que variam desde o conservadorismo cego de profissionais até a falta de investimento na área. De acordo com um estudo realizado pela SambaTech, três são as principais dificuldades na implementação da transformação digital.

Para 23,8% dos entrevistados, o principal problema é a falta de profissionais capacitados sobre a transformação digital nas empresas. Para 20% dos entrevistados a falta de planejamento foi citada como pior empecilho. E para 17,1% a ausência de investimentos impede que a transformação digital seja integralmente implantada. Em algumas empresas ainda faltam equipes de TI e BI que tornam o trabalho de implementação ainda mais difícil.

Onde investir para tornar uma empresa cada vez mais digital?

  • Investir na melhoria da experiência do cliente: tornar a trajetória do cliente o menos trabalhosa e mais prazerosa possível. Na prática isso se resume em abordar os clientes de forma personalizada e eficiente. Isso pode ser feito por meio do uso de inteligência artificial ou realidade virtual, por exemplo.
  • Investir na agilidade dos processos internos e externos: tornar processos mais simples e eficientes, com menos pessoas envolvidas e com mais automatização. Processos operacionais desmotivam a equipe, logo, tudo que possa ser automatizado deve ser atualizado. Um exemplo muito simples de mudança na agilidade de processos é no momento de marcar reuniões, as reuniões podem ser facilmente agendadas via Google Agenda ou Trello, onde quem faz os convites de reunião pode ter acesso à toda a agenda dos outros convidados e ver se estarão disponíveis.
  • Investimento e capacitação de pessoal: como citado anteriormente é muito importante que haja pessoal capacitado para a implementação de uma transformação digital.
  • Investimento em estrutura: o investimento em estrutura é essencial, principalmente quando se trata de softwares. Um exemplo muito simples e claro é a contratação de sistemas ERP que facilitam a unificação de diversos processos da empresa em um só software, desde a venda de produtos até o controle de estoque.

Qual a importância da transformação digital na pandemia?

É claro que a pandemia afetou inúmeros negócios, entretanto, aqueles negócios que tinham uma transformação digital já institucionalizada sofreram muito menos com as mudanças que foram impostas devido a esse contexto. Como exemplo temos as empresas de tecnologia, que estão na vanguarda da era da transformação digital.

Estas empresas, apesar da pandemia, apresentaram seus melhores resultados históricos. Grande parte disso se deve ao fato de fazerem uso de metodologias ágeis de trabalho, altos investimentos em estrutura e pessoal, foco na experiência do cliente e muitos de seus processos terem um alto nível de automatização.

Um dos efeitos da transformação digital durante a pandemia foi o home office. Confira no nosso e-book 5 dicas de como fazer gestão à distância!

voltar ao topo