A nossa consultoria no escopo de gestão estratégica busca, por meio de metodologias adequadas, organizar os interesses de uma corporação e orientá-la acerca de seu crescimento e fortalecimento, embasando as tomadas de decisões de caráter estratégico.
Falta de orientação e de metas acerca dos objetivos a serem alcançados pela corporação, dificultando a mensuração do progresso e do crescimento da empresa.
Estabelecimento de indicadores estratégicos que visam quantificar os objetivos da empresa em cada frente, possibilitando o estabelecimento de metas e o controle do progresso e crescimento da corporação.
Desconhecimento acerca dos pontos fortes e fracos da empresa, dificultando o entendimento do negócio e a tomada de decisão estratégica.
Estudo e análise interna da empresa, definindo os principais pontos de destaque, com potencial de fortalecer e acelerar o crescimento da empresa, e dos pontos de fraqueza, de modo a estabelecer-se planos de ação para contorná-los.
Desconhecimento acerca da essência e dos objetivos da empresa como conjunto e corporação, dificultando o engajamento coletivo no propósito da empresa e o senso de pertencimento dos colaboradores.
Estudo e estabelecimento da Missão, Visão e Valores da empresa, conceitos que buscam representar os interesses corporativos e a essência cultural da empresa.
A Identidade Organizacional é a base da empresa, sendo ela composta pelo conjunto de ideias que os membros de uma empresa consideram principais, distintivas e duradouras. Utilizando alinhamentos com os gestores e líderes do negócio, realizamos o entendimento destes pilares da empresa, e assim, são realizadas propostas para traduzir estes objetivos em uma missão, visão e valores que darão a base para o desenvolvimento estratégico.
Após a identidade organizacional, a Matriz SWOT é a principal ferramenta para caracterizar seu negócio e identificar o que é um diferencial perante sua estratégia. São construídas em conjunto com o gestor, detalhando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Matriz FOFA, em português). Estas são posteriormente cruzadas, criando estratégias ofensivas, defensivas, de confronto e de reforço para consolidar a empresa.
No entregável de Metas e Objetivos, baseado nos pontos mais fortes e mais fracos da empresa, é definido o resultado que se quer chegar, utilizando metas qualitativas e quantitativas. Para isso, serão utilizadas OKR’s (Objective and Key Results), no qual são descritas um conjunto de objetivos que se relacionam e contribuem para a estratégia da organização como um todo, juntamente com resultados-chave mensuráveis.
Após definir a Identidade Organizacional, traçar metas e OKR’s, é possível construir uma ferramenta para acompanhar a evolução da estratégia da empresa. Nessa ferramenta, são compiladas todas as informações do Planejamento Estratégico da organização e, a partir disso, são criados e monitorados Planos de Ação para atingir os objetivos traçados e cumprir com a missão da empresa.
Assine nossa newsletter e receba
conteúdos exclusivos por email!