GESTÃO DE RESULTADOS: RECOMPENSAS REAIS PARA A EQUIPE

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O que você vai aprender

 

A Gestão por Resultados é um tipo de administração que busca dar relevância aos resultados obtidos por todos os colaboradores. Dessa forma, esse modelo de gestão precisa de muito engajamento da equipe, pois como o próprio nome diz, a importância não está no número de horas trabalhadas, mas sim nos resultados atingidos. 


Além disso, é válido destacar que tal tipo de gerenciamento dá importância a uma melhoria no desempenho da empresa ao priorizar as metas a serem atingidas, e não os procedimentos.

 

O que é gestão de resultado?

A Gestão de Resultado, também conhecida como Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR) é um modelo de administração de empresas criado na década de 1950 por Peter Drucker, o “pai da administração”. Além disso, ele trata sobre esse assunto em seu livro “The Practice of Management” ou “A Prática da Gerência”, em português.

Esse modelo de administração precisa de muita dedicação do time de funcionários, pois o que vale não é a carga horária do serviço, mas sim o resultado obtido e o empenho dedicado. Assim, para que a gestão de resultados seja alcançada, é preciso que as equipes e seus líderes trabalhem de forma organizada, avançando de forma contínua, priorizando sempre a produtividade.

 

Características da gestão de resultado

Para aplicar a gestão de resultados é importante atentar-se para algumas características que devem acompanhar a implantação do modelo. Confira abaixo:

 

  • Foco nos resultados: É a chave deste modelo de gestão. Nesse sentido, a importância reside nos resultados, e não nos processos ou procedimentos que levam até eles.

  • Integração das unidades do negócio: Cada unidade do negócio deverá ajudar com suas tarefas individuais. Mas, ao mesmo tempo, elas deverão trabalhar juntas de modo a atingir os resultados juntas.

  • Responsabilidade coletiva: Todos na equipe devem tomar responsabilidade pelas oportunidades alcançadas ou perdidas, pois todos são responsáveis pelos resultados.

  • Transparência: Todas as metas e avanços de cada setor devem estar visíveis. Isso pois é importante que a informação circule dentro da empresa, de forma que incentivará os funcionários a alcançarem suas metas ou os reconhecerá pelos resultados atingidos.

 

Benefícios da gestão de resultado

Ao aplicar a gestão de resultado em uma organização, é possível perceber algumas melhoras em relação a empresa como um todo, mas principalmente nos seguintes aspectos:

 

  • Motivação dos trabalhadores: Os funcionários se sentem motivados porque se envolvem em todo o procedimento de alcance dos resultados. Dessa forma, são responsáveis pelas decisões e sabem da sua importância para o resultado final.

  • Comunicação: Todos os colaboradores – dos mais diversos níveis hierárquicos – devem se comunicar a fim de deixar claro e transparecer os objetivos e como está o andamento das coisas. Logo, a comunicação melhora naturalmente, uma vez que é essencial para uma boa gestão por resultados.

  • Produtividade: Uma das consequências do aumento da motivação é o aumento da produtividade, porque os funcionários se sentem valorizados e parte do negócio, trabalhando com muito mais foco e dedicação.

 

5 passos para implantar a gestão de resultado na sua empresa

São necessários apenas 5 passos para implantar a gestão de resultado em uma empresa. Confira, na sequência, alguns tópicos importantes a serem seguidos:

 

Gestão de Resultados - 5 passos para implementar

 

  • Revisar os objetivos da empresa: Os líderes ou gestores precisam ter uma visão abrangente do mercado no qual a organização está inserida, conhecendo as características e objetivos da empresa (a curto, médio e longo prazo).

  • Definir os objetivos da equipe: Todos devem se reunir para ajustar os objetivos de cada um, determinando uma data para a exibição dos resultados.

  • Monitorar o processo: É preciso que haja o acompanhamento dos resultados antes do prazo final estabelecido para exibição dos mesmos. Por isso é importante ter encontros com os colaboradores para saber como está o andamento das metas.

  • Avaliar o desempenho: Nessa etapa é importante avaliar individualmente e em grupo os objetivos estabelecidos, se eles foram alcançados ou não.

  • Recompensar: Etapa que reconhece os funcionários que atingiram seus objetivos, é crucial para motivar as equipes e recompensar quem se esforçou para alcançar os objetivos.


Para alcançar com sucesso a Gestão de Resultados, é necessário aplicar alguns passos que garantem o seu sucesso dentro de uma organização. Dessa forma, se realizado de forma correta, é possível enxugar custos, otimizar um projeto e até aumentar a produtividade da equipe. Porém, para que isso aconteça, é preciso um envolvimento entre os gestores e colaboradores, além de uma designação de objetivos e datas limites para cada um.

 

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