COMO CALCULAR A MARGEM DE LUCRO DE UM PRODUTO?

A margem de lucro de um produto é o valor que a empresa vai lucrar, efetivamente, com a sua venda, estando relacionada ao crescimento sustentável do negócio. Por isso, é tão importante determinar esta porcentagem de maneira criteriosa e realista.

Diversas variáveis devem ser levadas em consideração na hora de calcular a margem de lucro, a começar por uma boa análise dos preços praticados pela concorrência, além de valores intangíveis que atestam a qualidade do produto, como alcance da marca e tempo de mercado.

Também é preciso ter muito claro o correto custeio do produto. Tanto o custo do produto quanto a margem de lucro vão influenciar na formação do preço de venda, que deve estar dentro dos parâmetros viáveis para o mercado.

Por mais que o cálculo da margem de lucro envolva certa complexidade, existem alguns passos que podem facilitar o entendimento mesmo para quem não é tão familiarizado com números.

 

O primeiro deles é compreender a diferença entre lucro bruto e lucro líquido:

 

Lucro bruto = receitas totais – custos

É o cálculo da receita total adquirida com a venda, subtraindo-se os custos do produto. Ou seja, é o resultado do valor da venda menos os valores que a empresa gastou para produzir ou fornecer determinado produto.

Exemplo: se uma empresa vendeu R$ 10 mil em produtos, que tiveram o custo de R$ 6 mil, o lucro bruto foi de R$ 4 mil.

 

Lucro líquido = receitas totais – custos – despesas

É o resultado da receita total menos os custos e as despesas. Ou seja, é o valor que, de fato, a empresa lucrou após subtrair os custos com o produto e as despesas indiretas (internet, aluguel etc.), que deverão ser calculadas a partir do rateio entre os demais produtos e serviços da empresa.

Exemplo: se uma empresa vendeu R$ 10 mil em produtos, que tiveram o custo de R$ 6 mil e envolveram despesas de R$ 1 mil, o lucro líquido foi de R$ 3 mil.

 

A partir do resultado de lucro bruto e lucro líquido, podemos passar para a etapa seguinte, que é o cálculo da margem bruta e da margem líquida:

 

Margem bruta = lucro bruto / receita total x 100

É a porcentagem de lucro bruto que será adquirida com a venda do produto, não considerando as despesas indiretas.

Exemplo: R$ 4 mil / R$ 10 mil x 100 = 40%

 

Margem líquida = lucro líquido / receita total x 100

É a porcentagem real de lucro a partir da venda do produto, considerando também as despesas indiretas envolvidas.

Exemplo: R$ 3 mil / R$ 10 mil x 100 = 30%

 

 

E o mark-up?

O mark-up é um método muito utilizado para calcular o preço de venda, baseado no custo. Esse índice multiplicador considera o lucro como uma margem contida dentro do custo do produto. Mas é preciso tomar cuidado, pois ele pode não ser um cálculo preciso, ao passo que não contempla todas as despesas envolvidas. Por isso, o mais indicado é contar com o cálculo de margem bruta e líquida para não ter surpresas no final do mês.

 

Para aprofundar o assunto e não errar na hora de calcular seus produtos, conte com a EPR Consultoria. Entre em contato e agende uma conversa agora mesmo: (51) 3308 4421 | epr@eprconsultoria.com.br